Saiba como funcionam os cursos a distância da URI e comece a conquistar seus objetivos.

CONFIRA COMO É ESTUDAR NO EAD DA URI

Seja bem-vindo!

Ao efetuar a sua matrícula você se torna um aluno da URI e receberá no e-mail um login e senha para acessar o Portal do Aluno, espaço que será a sua sala de aula do curso EAD.

Assista às aulas

No Portal do Aluno você pode assistir às aulas e acessar o conteúdo disponível para sua aprendizagem. Tudo fica disponível online 7 dias por semana para você acessar de onde e nos horários que desejar.

Venha para o campus URI

Nosso diferencial é oferecer um campus completo para todos nossos alunos EAD. Aprofunde seus conhecimentos utilizando nossa estrutura física e acadêmica composta de laboratórios, projetos de pesquisa, extensão e eventos. 

Aproveite a flexibilidade

Usufrua da liberdade de poder estudar de onde e quando quiser e concilie a vida acadêmica com seu trabalho, família e amigos. Faça sua própria rotina e conquiste um diploma de alta qualidade.

Ainda mais vantagens em estudar nos cursos EAD da URI

icon-portal-aluno

O Portal do Aluno é muito simples de usar e completo. Tem tudo o que você precisa para estudar em qualquer horário do dia e da noite.

vantagens-icon

O conteúdo dos cursos EAD são feitos pelos professores mestres e doutores da URI. Além disso, para tirar todas as suas dúvidas, você pode contar com nossos tutores especializados em levar você para um aprendizado completo.

vantagens-icon

Quer mais atividades práticas? Então faça parte dos projetos de extensão da URI e contribua para o desenvolvimento regional e comunitário enquanto aprende.

Quero falar com um consultor
Vantagens EAD

Por que vale a pena estudar EAD na URI?

O melhor custo benefício

CUSTO-BENEFÍCIO DO EAD

Orçamento apertado? Estudar na graduação EAD é até 50% mais barato que fazer um curso presencial e você não gasta todos os dias com transporte e alimentação.

Estude do seu jeito

FLEXIBILIZE SUA ROTINA

Ideal para quem precisa trabalhar e cuidar da família, estudar EAD é muito mais prático. Você faz sua própria rotina e conquista o tão sonhado diploma de ensino superior.

Potencialize os seus estudos

RECONHECIMENTO DO MEC

Na URI, todos os cursos EAD são reconhecidos pelo Ministério da Educação, garantindo um diploma que abre excelentes portas no mercado de trabalho.

PERGUNTAS FREQUENTES

1. Em quais casos posso ter acesso a bolsas e descontos?

As bolsas e descontos estão disponíveis para diversas situações! Para saber mais, consulte a página de Bolsas de Estudos clicando aqui.

2. Qual o processo seletivo para fazer um curso EAD na URI?

Oferecemos diferentes formas de ingresso nos nossos cursos à distância e cursos flexíveis. Confira aqui como você pode estudar nos cursos EAD da URI.

3. Qual o tempo de duração dos cursos?

O tempo de duração dos cursos EAD varia conforme o curso escolhido por você. De uma forma geral, as graduações do tipo bacharelado e licenciatura têm de 4 a 5 anos de duração e os cursos do tipo Tecnológicos têm de 2 anos a 2 anos e meio de duração.

4. O diploma do curso EAD é reconhecido oficialmente?

Sim, o diploma dos cursos EAD da URI tem o mesmo reconhecimento e validade dos cursos presenciais ― todos com certificação do Ministério da Educação (MEC).

5. Onde existem polos de apoio presencial da URI?

A URI está presente em seis municípios da Região do Alto Uruguai e das Missões, no Rio Grande do Sul: Cerro Largo, Erechim, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santiago e São Luiz Gonzaga. Encontre aqui o campus da URI mais perto de você.

6. O que é extravestibular?

O extravestibular se refere às modalidades de ingresso nos cursos da URI em que não é preciso prestar vestibular. Inclui o ingresso como portador de diploma de curso superior e a transferência externa. Entenda aqui como funcionam essas modalidades.

7. Como funciona a modalidade EAD semipresencial?

A graduação semipresencial é uma modalidade híbrida de ensino que combina EAD e educação presencial. O conteúdo teórico das disciplinas é oferecido em aulas online, e a parte prática acontece presencialmente no campus da universidade em encontros pré-combinados, geralmente duas vezes por semana.

8. Qual é a diferença entre tecnólogo, licenciatura e bacharelado?

Tanto na modalidade online quanto na presencial, os cursos de licenciatura, bacharelado e tecnólogo fornecem um diploma de curso superior. Todos eles permitem cursar Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado após a formação. Porém, há algumas diferenças entre eles.

A licenciatura é focada na formação docente, para que os diplomados possam dar aulas nos níveis Fundamental e Médio. Já o bacharelado é uma formação generalista, que permite a atuação em diversas áreas do mercado. Os cursos tecnólogos geralmente são mais curtos, focados na prática profissional e nas necessidades do mercado de trabalho.

9. Como é o material de estudo dos cursos EAD?

Preparados pelos melhores professores, os materiais de estudo dos cursos a distância da URI são disponibilizados online pelo Portal do Aluno. Eles ficam disponíveis para você rever e estudar quando quiser. Você também pode utilizar as bibliotecas virtuais e físicas da universidade, com grande acervo de livros e DVDs, além de salas de estudo.

10. Haverá encontros presenciais?

Os cursos EAD da URI incluem a realização de provas no campus, a cada dois meses. Se você escolher uma Graduação Semipresencial, então você terá encontros presenciais conforme o calendário do seu curso.

11. Como saber se a Universidade é credenciada ao MEC?

Você pode consultar essa informação online, através do site http://emec.mec.gov.br/. Pesquise pela URI no campo Consulta Textual.

12. Qual a diferença entre professor e tutor?

Tanto o professor quanto o tutor contribuem para o processo de aprendizagem dos alunos dos cursos EAD, mas eles têm tarefas distintas. O professor é responsável por ministrar as aulas online e atender os alunos nas salas presenciais. Já o tutor atende os alunos no ambiente virtual, dando suporte às dúvidas sobre os conteúdos.

13. Como as aulas são conduzidas?

As aulas são ministradas pelos professores e ficam disponíveis na plataforma para você ver e rever quando quiser. Além disso, os tutores oferecem apoio virtual para resolver dúvidas, auxiliar em trabalhos acadêmicos e transmitir outras orientações.

14. Vale a pena fazer universidade a distância?

Ter o diploma de uma instituição tradicional e qualificada como a URI abre portas para a sua carreira. Porém, talvez você more longe de um dos campi da universidade ou não tenha horário disponível na sua rotina para frequentar um curso presencial.

Por isso, vale a pena fazer faculdade a distância. Você tem acesso ao mesmo diploma dos cursos presenciais, com a mesma qualidade no ensino, mas pode assistir às aulas quando e onde quiser. Também, em geral, o curso EAD é mais barato que o presencial, já que a mensalidade é mais acessível e você economiza em transporte. Assim, você consegue conciliar os estudos com suas atividades pessoais e profissionais e construir uma carreira sólida.

15. Qual a diferença entre autorização e reconhecimento do curso?

Autorização e reconhecimento representam diferentes status de avaliação dos cursos pelo MEC. Todos os cursos EAD da URI são autorizados e reconhecidos. Entenda, agora, como funcionam esses processos:

Primeiramente, um curso precisa da autorização do MEC para ser oferecido pela instituição de ensino e para que se abra a oferta de vagas. Com a autorização, o curso passa a existir legalmente e, então, as inscrições podem ser abertas e as aulas iniciadas.

Depois de iniciado, o curso precisa do reconhecimento do MEC. Então, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) visita à instituição e avalia infraestrutura, corpo docente, relatórios de autoavaliação, projeto pedagógico, entre outros fatores. A partir disso, o MEC emite um parecer sobre a situação do curso e, se todos os requisitos forem cumpridos, ele será reconhecido.

16. Já estudo em outra faculdade, como faço para dispensar/ aproveitar disciplinas?

É possível ingressar nos cursos EAD da URI pela modalidade de transferência. Nesse caso, solicitamos que o aluno apresente o histórico escolar do Ensino Superior e as ementas das disciplinas cursadas e aprovadas. Depois de realizar a análise, a coordenação informa de quais disciplinas o aluno está dispensado. Você pode começar sua transferência clicando aqui.

17. Quem pode solicitar transferência externa?

Alunos que já iniciaram um curso superior em outra instituição podem solicitar transferência para a URI, para o mesmo curso ou para outro do seu interesse.