Teste de Personalidade MBTI: o que é e como funciona

Postado em 16 de fev de 2021
Loading...

Você conhece o teste de personalidade MBTI?

Essa ferramenta é usada por pessoas que queiram se conhecer melhor, mas também por empresas no momento de recrutar colaboradores. Isso porque ela permite conhecer alguns traços de personalidade, indo além da avaliação de habilidades técnicas.

Neste artigo, você vai saber mais sobre o Teste de Personalidade MBTI. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que um teste de personalidade revela?

A personalidade de uma pessoa pode ser definida como a reunião de seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. Por causa disso, cada um de nós tem uma personalidade.

Por sua vez, os testes de personalidade revelam esse conjunto.

Eles são instrumentos usados para descobrir quais são as características predominantes de uma pessoa, sendo que sua função é proporcionar autoconhecimento, ajudando o indivíduo a aprender mais sobre si e seus pontos fortes e fracos.

Mas, para além do autoconhecimento, os testes de personalidade também revelam as principais competências comportamentais de uma pessoa, sendo úteis para o diagnóstico de problemas psicólogos e processos seletivos de empregos.

🔵 Leia também: 5 profissões para pessoas observadoras

O que é o Teste de Personalidade MBTI?

O teste de personalidade MBTI é um indicador de competências e tendências de personalidade.

Também conhecido como Teste de Myers–Briggs ou apenas Myers-Briggs, a sigla "MBTI" vem do nome que o teste tem em inglês: Myers–Briggs Type Indicator.

Criado por Katharine Cook Briggs e sua filha Isabel Briggs Myers, o teste data da época da Segunda Guerra Mundial e tem base na teoria dos tipos de personalidade descritos por Carl Jung.

Atualmente, o MBTI é um dos instrumentos psicológicos mais utilizados no mundo.

Um dos objetivos das criadoras era fazer com que esse indicador ajudasse as pessoas a identificar suas características e, assim, escolher profissões mais adequadas ao seu perfil. Mas como o indicador também revela competência, passou a ser utilizado pelos setores de RH.

 

 

 

Como funciona o Teste MBTI?

O MBTI se baseia em quatro escalas dos tipos psicológicos. Esses tipos são dicotômicos, ou seja, um está no oposto do outro. Veja quais são eles:

1. Extroversão | Introversão

Escala que descreve como as pessoas respondem e interagem com o mundo ao seu redor. Os extrovertidos são orientados para a ação e gostam de interação social, enquanto que os introvertidos são orientados para o pensamento e gostam de passar um tempo sozinhos.

2. Sensação | Intuição

Escala que reflete como os indivíduos coletam informações do mundo exterior. Pessoas que preferem sentir se concentram em fatos, detalhes e gostam de experiências práticas, já pessoas que agem pela intuição preferem pensar sobre possibilidades, imaginar o futuro e criar teorias.

3. Pensamento | Sentimento

Escala que reflete em como os indivíduos tomam decisões. Pessoas que preferem dar razão ao pensamento, procuram a lógica e a precisão ao tomar uma decisão. Por outro lado, pessoas que usam o sentimento, levam em consideração as emoções.

4. Julgamento | Percepção

Escala que reflete como as pessoas lidam com o mundo exterior. Pessoas que tendem a julgar situações tomam decisões firmes. Já as pessoas perceptivas são abertas, flexíveis e adaptáveis.

Cada pergunta do teste faz uma afirmação sobre situações cotidianas, e o respondente precisa escolher uma opção dentre cinco:

  • Concordo totalmente
  • Concordo mais ou menos
  • Não concordo, nem discordo
  • Discordo mais ou menos
  • Discordo totalmente

Por exemplo, uma das perguntas é a seguinte: "Você fica frequentemente tão absorto em seus pensamentos que ignora ou esquece do seu entorno", e o respondente precisa escolher se concorda pouco ou muito, se discorda pouco ou muito ou se não concorda e nem discorda.

Ao final, o teste revela com qual personalidade você se encaixa mais, baseado na combinação das suas respostas.

🔵 Leia também: 10 profissões para quem não gosta de lidar com pessoas

Quais são as Personalidades do teste MBTI?

A partir das combinações das respostas, é possível chegar em 16 resultados.

Ou seja, o teste de personalidade MBTI resultado em 16 tipos de personalidade, que são divididas em quatro grupos: analistas, diplomatas, sentinelas e exploradores.

Abaixo, você confere cada tipo:

1. Analistas

Em geral, o grupo dos analistas reúne pessoas de características pragmáticas e racionais. Dentro desse grupo existem quatro personalidades:

  • Arquiteto: pessoas altamente analíticas, criativas e lógicas.
  • Lógico: pessoas que estão sempre em busca de desenvolvimento e inovação.
  • Comandante: pessoas que não tem medo de ousar e gostam de desafios.
  • Inovador: pessoas curiosas, inteligentes e expressivas.

2. Diplomatas

O grupo dos diplomatas é formado por pessoas intuitivas e sentimentais, que focam na empatia e cooperação. As personalidades diplomatas são:

  • Advogado: pessoas introvertidas, intuitivas, sensíveis e julgadoras.
  • Mediador: pessoas poéticas, bondosas e altruístas.
  • Protagonistas: pessoas inspiradoras, extrovertidas e carismáticas.
  • Ativista: pessoas sociáveis, criativas e com “espírito livre”.

3. Sentinelas

Já o grupo dos sentinelas é composto por observadores, julgadores, colaborativos e estáveis. São personalidades dedicas ao trabalho, são tradicionais e se encaixam no mundo administrativo e lógico. Veja as quatro personalidades desse grupo:

  • Logístico: pessoas comprometidas, leais e organizadas.
  • Defensor: pessoas dedicadas e acolhedoras, com um alto senso de empatia.
  • Executivo: pessoas com grande talento para administração e gerência.
  • Cônsul: pessoas solícitas e atenciosas que gostam de ajudar outras pessoas.

4. Exploradores

O grupo dos exploradores é formado por pessoas observadoras, espontâneas e conectadas com o mundo. Uma das suas principais características é a capacidade de tomar decisões rapidamente. Dentro desse grupo existem as seguintes personalidades:

  • Virtuoso: pessoas independentes que adoram novas experiências e atividades práticas.
  • Aventureiro: pessoas ousadas, flexíveis e amigáveis.
  • Empresário: pessoas extrovertidas e que gostam de arriscar.
  • Animador: pessoas entusiasmadas, energéticas e espontâneas.

🔵 Leia também: 7 profissões para quem gosta de viajar

Onde fazer o teste de personalidade MBTI

Existem vários testes gratuitos e on-line que usam o Indicador MBTI.

Um dos mais populares é o 16Personalities. O teste propõe uma série de perguntas e, ao finalizar, ele indica o seu tipo de personalidade e a descrição.

Além disso, ele mostra pessoas famosas que também compartilham dessa personalidade e indicadores como pontos fortes, relacionamentos amorosos, amizade e plano de carreira.

Veja algumas dicas de como aproveitar o teste ao máximo:

  • Evite comparar seu resultado com o das outras pessoas. Lembre-se que cada personalidade é única e o objetivo do teste é mostrar os pontos positivos de cada uma.
  • Seja muito honesto. Não tente responder algo que parece o ideal ou a "resposta certa". Até porque não existe uma resposta certa, existe a que mais se encaixa com você.
  • Lembre-se de que o teste é apenas uma ferramenta de autoreflexão, não uma ferramenta que impõe padrões ou julgamentos.
  • Ele também não é um teste que objetiva avaliar sua saúde mental ou oferecer algum diagnóstico. Ele apenas é uma ferramenta de autoconhecimento.
  • Leia as perguntas com atenção para respondê-las corretamente.

Seguindo essas dicas, temos certeza de que você vai encontrar as respostas mais profundas sobre sua personalidade e conseguir aproveitar melhor as oportunidades que surgirem!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!