Temas de redação para o Enem 2024 e vestibular: como se preparar?

Postado em 3 de nov de 2022
Loading...

Em preparação para entrar na faculdade, muitos estudantes tentam descobrir qual será o tema da redação do Enem ou de outras provas aplicadas pelo país.

Acontecimentos e debates da atualidade frequentemente pautam a escolha do tema da redação do Enem. O Exame demanda a elaboração de uma redação dissertativa em que o estudante deve apresentar uma tese adequada ao tema proposto e argumentar em defesa dela com coerência e coesão em seu texto.

Uma boa forma de se preparar é praticando a escrita seguindo algo similar ao que você fará no dia da prova. Por isso, separamos alguns assuntos que estão entre as apostas para o tema da redação do Enem 2024.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

9 possíveis temas de redação para o Enem 2024

Os candidatos só sabem o tema da redação do Enem no dia da prova.

Mas acompanhando o noticiário dos últimos meses conseguimos identificar assuntos que provavelmente vão aparecer no Exame. Veja alguns possíveis temas:

1. Defesa da democracia no Brasil

Nos últimos anos a sociedade brasileira vivenciou um sistema democrático em crise, com ataques infundados à segurança das urnas eletrônicas, disseminação de notícias falsas e ameaças de intervenção militar.

Caso o tema da redação do Enem seja relacionado à democracia, você pode fazer uso de alusões históricas para demonstrar o seu repertório sociocultural. É possível abordar o processo de Redemocratização no Brasil em 1985 ou as três ditaduras pelas quais o país passou:

  • Governos dos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto, entre 1889 a 1894;
  • Primeiro governo de Getúlio Vargas, entre 1930 e 1945;
  • Ditadura Militar, entre 1964 e 1985.

🔵 Leia mais: Redação sobre democracia: estrutura, repertório e o que escrever 

2. Mudanças climáticas

As mudanças climáticas estão na mesa de discussão dos governantes dos países que integram a Organização das Nações Unidas (ONU) e no dia a dia das pessoas mais vulneráveis.

Estima-se que a temperatura média da Terra deve subir 2,8°C até o final do século, segundo relatório da ONU. O número pode parecer pequeno, mas os efeitos do aquecimento global já se manifestam em desastres ambientais como as chuvas na Bahia e os incêndios no Pantanal.

Nos últimos dez anos, mais de 340 milhões de pessoas foram afetadas pelos desastres climáticos no Brasil, de acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Entre as soluções apontadas pela ONU para combater as mudanças climáticas estão:

  • Disseminar informações de fontes confiáveis e com embasamento científico;
  • Fazer pressão política sobre governantes e empresas;
  • Adotar meios de transporte alternativos;
  • Diminuir o consumo de energia;
  • Reduzir o consumo de alimentos de origem animal;
  • Reduzir o uso de plástico;
  • Consumir produtos sustentáveis e de origem local;
  • Usar serviços de aluguel em vez de comprar algo novo;
  • Direcionar investimentos para organizações ESG.

Você pode usar uma das soluções listradas acima na conclusão da sua redação do Enem, como proposta de intervenção.

🔵 Leia mais: Como fazer uma redação sobre meio ambiente + Exemplos

3. Insegurança alimentar

Em 2022 o Brasil voltou ao Mapa da Fome da ONU, com mais de 33,1 milhões de pessoas sem ter o que comer diariamente e 125,2 milhões de brasileiros vivendo com algum grau de insegurança alimentar.

Os números consideram três níveis de insegurança alimentar:

  1. LEVE: queda na qualidade dos alimentos para manter a quantidade de comida consumida. A pessoa experiencia preocupação ou incerteza sobre o acesso aos alimentos no futuro;
  2. MODERADA: queda qualitativa e quantitativa no consumo de alimentos entre os adultos. Há uma ruptura nos padrões de alimentação para as crianças terem o que comer em casa;
  3. GRAVE: queda qualitativa e quantitativa no consumo de alimentos entre os adultos e crianças. Toda a família passa por uma ruptura nos padrões de alimentação.

A partir da descrição desses níveis, podemos entender a segurança alimentar como o acesso pleno e regular a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente, sem que isso comprometa o atendimento a outras demandas essenciais.

Como proposta de intervenção, é possível mencionar o papel do poder público na erradicação da fome, seguindo assim a estratégia do GOMIFES.

O termo se refere aos agentes responsáveis pela execução da proposta de intervenção da redação do Enem, sendo um acrônimo para Governo, ONGs, Mídia, Iniciativas Privadas ou Indivíduo, Família, Escola e Sociedade.

4. Desafios do trabalho remoto

A pandemia forçou as empresas a adotarem o home office e, hoje, mais da metade dos brasileiros preferem o modelo de trabalho remoto ou híbrido, segundo estudo da Microsoft.

Essa mudança trouxe pontos de debate que podem inspirar o tema da redação do Enem, como os direitos trabalhistas e a saúde mental dos colaboradores.

Em relação ao primeiro ponto, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) reconhece o teletrabalho, mas não o home office.

Já o segundo envolve a preocupação de trabalhar mais horas do que o combinado e a dificuldade de separar os momentos de lazer dos de trabalho. Pesquisa da LHH do Grupo Adecco concluiu que o home office e o trabalho híbrido desencadearam casos de Síndrome de Burnout entre os millenials em 2021.

 

 

 

5. Evasão escolar

A pandemia também impactou de forma profunda a educação brasileira.

Frente às desigualdades sociais e econômicas do país, a adoção do ensino remoto, com aulas virtuais para os estudantes, não foi suficiente para frear os altos índices de evasão escolar.

Afinal, grande parte dos estudantes brasileiros não têm acesso à internet ou não possuem um computador para estudar, por exemplo.

Além das dificuldades do ensino a distância, a necessidade de ajudar no sustento da família, principalmente em função da pandemia, também fez com que muitos jovens deixassem os estudos de lado.

A evasão escolar é um tema que pode ser amplamente discutido na redação do Enem.

O viés adotado na prova pode trabalhar a pandemia em si, focar no contexto histórico da dificuldade de acesso à educação, entre outras abordagens.

🔵 Leia mais: Dados e soluções para usar em uma redação sobre evasão escolar

6. Cultura do cancelamento

A cultura do cancelamento no meio virtual é uma das pautas que mais vem sendo debatida em 2021. As redes sociais oferecem espaço para manifestação de opinião sobre o que acontece no mundo e sobre as ações de uma pessoa ou grupo.

Contudo, muitas vezes, essas manifestações tomam proporções maiores e descontroladas, ganhando um caráter de exclusão, e até mesmo agressividade, por parte dos usuários que as proferem.

Em alguns casos, acontecem até mesmo ameaças à vida da pessoa envolvida e de seus familiares, o que desencadeia uma série de reações problemáticas, como síndrome do pânico, tendências suicidas e depressão para aqueles considerados “cancelados”.

Por ser um tema muito atual e com muitas possibilidades de abordagem e discussão, a cultura do cancelamento é uma possibilidade tema para a redação do Enem.

🔵 Leia mais: Redação sobre redes sociais: pesquisas e dados para usar no seu texto

7. Mobilidade urbana

O bloqueio de rodovias motivado pelo resultado das Eleições de 2022 e a greve dos caminhoneiros, paralisação que aconteceu no país em maio de 2018, dentre outros problemas, escancarou a dependência que o Brasil tem de seu sistema rodoviário. Além da falta generalizada de combustíveis, a população acompanhou as chances de falta de bens essenciais de consumo, como alimentos.

Segundo a BBC, 75% das mercadorias que circulam no Brasil dependem das estradas para chegar ao seu destino e não há ainda uma estratégia para lidar com a dependência que o País tem desse tipo de transporte. Assim, a greve dos caminhoneiros é exemplo de que acontecimentos da atualidade podem inspirar a definição dos temas de redação para vestibular.

8. Bullying e cyberbullying

O termo bullying refere-se a "abusos físicos e psicológicos de um agressor contra a sua vítima" e envolve desde apelidos, passando por ameaças até agressão física. O cyberbullying é o bullying virtual, isto é, feito por e-mail, em redes sociais ou aplicativos como Messenger e WhatsApp.

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) mostram porque esse é um dos temas de redação para vestibular que podem aparecer nas próximas provas.

Segundo o levantamento, um a cada dez estudantes brasileiros sofre bullying na escola, o que indica que a situação precisa ser debatida.

🔵 Leia mais: Redação sobre bullying: definição, estrutura e o que escrever

9. Saúde mental e o combate ao suicídio

O sucesso da série “13 Reasons Why”, lançada em 2017, reacendeu o debate sobre o suicídio entre jovens. A campanha anual do Setembro Amarelo também é uma das razões pelas quais a situação ganha destaque e merece a atenção dos vestibulandos.

A saúde mental pode ser um dos temas de redação do Enem se considerarmos ainda que, no Brasil, o suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos.

🔵 Leia mais: Redação sobre saúde mental: o que escrever + exemplos

Como é definido o tema da redação do Enem

O tema da redação do Enem é escolhido por um grupo de especialistas selecionados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC) responsável pela realização do Exame.

O processo de definição do tema começa 6 meses antes do primeiro dia de prova.

São sugeridas temáticas com apelo social, que sejam um problema de acordo com dados comprovados e que possibilitem a proposição de uma solução que respeite os direitos humanos.

No terceiro trimestre do ano, o tema da redação do Enem é definido. A escolha deve ser consensual entre os especialistas.

🔵 Leia também: Como é a correção da redação do enem? E quem são os corretores?

Todos os temas de redação do Enem, de 1998 a 2023

Confira quais problemáticas já foram tema da redação do Enem:

  • 2023 - Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil
  • 2022 - Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil
  • 2021 - Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil
  • 2020 - O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileiras
  • 2019 - Democratização do acesso ao cinema no Brasil
  • 2018 - Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet
  • 2017 - Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil
  • 2016 - Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil
  • 2015 - A persistência da violência contra a mulher no Brasil
  • 2014 - Publicidade infantil em questão no Brasil
  • 2013 - Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil
  • 2012 - O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
  • 2011 - Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado
  • 2010 - O trabalho na construção da dignidade humana
  • 2009 - O indivíduo frente à ética nacional
  • 2008 - A máquina de chuva da Amazônia
  • 2007 - O desafio de se conviver com a diferença
  • 2006 - O poder de transformação da leitura
  • 2005 - O trabalho infantil na realidade brasileira
  • 2004 - Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação
  • 2003 - A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?
  • 2002 - O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais de que o Brasil necessita?
  • 2001 - Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar interesses em conflito?
  • 2000 - Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional
  • 1999 – Cidadania e participação social
  • 1998 – Viver e aprender

No site do Inep, você encontra todas as provas antigas com os temas e textos motivadores da redação do Enem.

🔵 Leia também: O que zera a redação do Enem?

Como se preparar sem saber o tema da redação do Enem

Qual a melhor forma de se preparar para a redação do Enem se eu só vou descobrir o tema no dia da prova? Praticando a escrita a partir de eixos temáticos.

Os eixos temáticos são grandes guarda-chuvas que abarcam possíveis temas de redação.

Eles facilitam a construção do repertório sociocultural por serem mais abrangentes e ajudam a nunca fugir do tema. Em 2021, por exemplo, o tema da redação do Enem foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”.

Ele está inserido no eixo temático “diretos e cidadania”. Já em 2020 o tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Quem tinha dados de saúde no repertório sociocultural provavelmente teve mais argumentos para usar no texto.

E como é feita a construção do repertório sociocultural? Com notícias, vídeos, livros, documentários, músicas, filmes, séries e novelas.

Lembre-se de que a redação do Enem precisa ter essas características, de acordo com a Cartilha do Participante:

  • Ser um texto dissertativo-argumentativo;
  • Ter entre 7 e 30 linhas;
  • Respeitar os direitos humanos na intervenção proposta;
  • Mostrar o domínio que o candidato tem da língua portuguesa;
  • Ser coerente e coesa na apresentação de ideias;
  • Demonstrar boa bagagem sociocultural por parte do candidato.

E então, o que você achou dos possíveis temas de redação que podem aparecer no Enem? O que você escreveria sobre eles? Esperamos que essa lista te ajude a se aproximar da nota 1000.

Bons estudos!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Olívia Baldissera

Por Olívia Baldissera

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo do Blog do EAD.