Vida na universidade

Segunda graduação? Invista no curso semipresencial

Por EAD URI   | 

 Tag: Vida na universidade

Você sabia que um curso semipresencial pode ser o modelo ideal para quem busca uma segunda graduação? Ele pode trazer uma facilidade incrível para quem busca a flexibilidade do ensino a distância e a qualidade das interações do ensino presencial.

A segunda graduação tem sido bastante buscada nos últimos anos como uma forma de especialização, e até mesmo uma saída para quem deseja atuar em mais de uma área. E a modalidade semipresencial oferece uma forma prática, flexível e mais barata de fazer uma segunda graduação. Dessa forma, acaba sendo uma combinação ótima para quem deseja o melhor custo benefício.

Por ser uma modalidade que está em ascensão, sendo muito popularizada e buscada, ela vem sendo oferecida cada vez em mais instituições presenciais e a distância. Nas instituições presenciais, os cursos sofrem uma pequena adaptação para começar a oferecer parte da grade a distância. Enquanto em instituições a distância, os cursos EAD são oferecidos com encontros semanais de forma presencial.

Por isso, é uma modalidade oferecida de formas diferentes e com formatos diversos. É necessário primeiro analisar suas necessidades antes de escolher um formato pra você! Dessa forma, você garante que conseguirá tirar o máximo potencial do seu curso, e se preparar para o mercado da melhor forma possível.

Nesse artigo que preparamos você vai entender um pouco mais a fundo sobre a modalidade semipresencial e sobre a segunda graduação, as vantagens desse formato e como essa combinação pode ser a ideal para você! Boa leitura!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Como funciona o curso semipresencial

O curso semipresencial, como o nome indica, é aquele curso que oferece uma parte das aulas de forma presencial e a outra parte a distância, no formato online. Por conta deste nome, muita gente imagina que metade do curso seja online e a outra metade presencial. Porém não é bem assim que funciona essa divisão.

Quando o curso semipresencial é originado de um curso presencial, a grade é adaptada de forma que até 20% da carga horária seja feita de forma online. Já quando o curso é derivado de um EAD, a carga horária é adaptada de forma que esses 20% sejam feitos de forma presencial.

Portanto, não é uma regra que a divisão seja feita pela metade. Alguns cursos terão mais carga horária presencial, enquanto outros terão maior conteúdo para estudar online.

A definição das grades curriculares, na maior parte dos casos, vai depender muito da área e da graduação escolhida. Alguns cursos possuem maior carga horária obrigatória de forma presencial, com aulas práticas, trabalhos em grupo e conteúdo obrigatório. Algumas engenharias, cursos na área da saúde e outras graduações que precisam de prática em laboratório são alguns exemplos.

Já outros cursos podem ter uma carga horária maior de forma online, e deixar apenas poucas matérias de forma semipresencial.

Dessa forma, antes de escolher o seu formato, verifique a sua área e veja quanto tempo você terá disponível para as aulas durante a semana, para personalizar de acordo com as suas necessidades.

Como funciona a segunda graduação

A segunda graduação é um formato de graduação feito para quem já possui um curso superior e deseja continuar os estudos. Esse modelo de graduação proporciona uma maior facilidade para quem precisa economizar tempo, pois, em geral, possuem curta duração, podendo ser feito de forma completa em 1 ou 2 anos.

Além disso, esse modelo pode ser uma forma de complemento ou especialização em certas áreas. Você pode buscar um curso que seja paralelo ou esteja na mesma área que o seu diploma superior. Dessa forma, você pode atuar de forma mais profunda, conseguir uma promoção na sua área ou ampliar ainda mais as suas habilidades.

Em alguns casos, você pode também aproveitar matérias já vistas na sua primeira graduação, fazendo com que a segunda graduação fique ainda mais compacta.

Algumas instituições podem oferecer um pequeno processo seletivo para ingressar na segunda graduação. Porém, por ser um curso complementar, que vem após o primeiro curso superior, algumas instituições não pedem vestibular, podendo apenas fazer a sua matrícula e começar a estudar.

Por isso, a segunda graduação é uma opção interessante e muito simplificada tanto para quem deseja complementar os conhecimentos que já possui, incrementando assim o seu currículo, quanto para aqueles que querem buscar caminhos diferentes dos traçados em sua primeira formação.

Essa facilidade, a qualidade no conteúdo e a curta duração são o que fizeram essa modalidade tem crescido tanto nos últimos anos. Ela oferece vantagens incríveis para quem deseja se estabelecer na sua carreira ou ganhar conhecimento de uma área nova!

estudante ead 3

Vantagens da modalidade semipresencial

A modalidade semipresencial possui vantagens únicas e que vão facilitar a sua vida na hora de buscar por uma complementação ou especialização, e até mesmo para quem deseja mudar a área de atuação.

Para quem já possui uma carreira estabelecida em uma área, a graduação semipresencial pode ser a chance perfeita para buscar uma promoção e crescer na sua profissão em um curso com horários flexíveis. Além disso, investir em um novo curso demonstra que você é um profissional versátil, e que está sempre aberto a novos conhecimentos e não deixará de se aperfeiçoar tão cedo.

Caso você esteja procurando uma recolocação dentro da sua área, o curso semipresencial permite que você já possa ingressar em um emprego sem afetar de forma negativa a sua graduação. Com horários flexíveis, você pode manter o seu trabalho e a graduação ao mesmo tempo.

Porém, mesmo com horários flexíveis e aulas online, o curso semipresencial também possui aulas práticas e presenciais. E isso também é uma grande vantagem do curso. Você terá a melhor interação em sala de aula com os seus colegas e com os professores, poderá tirar dúvidas, interagir, fazer trabalhos e criar conexões.

Por isso, podemos dizer que a graduação semipresencial possui o melhor dos dois formatos de estudo. Você tem a flexibilidade das aulas a distância, podendo estudar em casa no seu ritmo e nos seus horários. Mas também conta com o networking e o contato com os professores que somente o presencial proporciona.

Diferencial do curso semipresencial como segunda graduação

A segunda graduação já é conhecida por ser um curso flexível, onde você também pode aproveitar as matérias concluídas na primeira graduação para deixá-la ainda mais compacta e de curta duração. Enquanto o formato semipresencial fornece todas as vantagens que já citamos acima.

Portanto, a combinação da segunda graduação com o curso semipresencial fornece ainda mais liberdade, experiência, flexibilidade e qualidade para quem busca um curso completo e compacto.

Quando você já está em uma carreira sólida, a segunda graduação semipresencial pode te preparar para um mercado instável. Possuindo conhecimento complementar de duas áreas diferentes ou de duas funções na mesma área, você se torna o profissional destaque, e consegue passar por cenários instáveis sem sofrer profissionalmente.

A segunda graduação semipresencial também vai permitir que você acumule mais um diploma de forma simples, em um curso de curta duração e que te prepara para todos os desafios do mercado de trabalho. Dessa forma, caso você esteja buscando por recolocação, você consegue mais destaque em um cenário concorrido.

Mas caso você procure mudar de carreira, trocar completamente a sua atuação, essa modalidade também permite que você tenha facilidade nessa transição. Novamente com curta duração, você se prepara de forma mais rápida para fazer esse salto de carreira, e não perde o conhecimento que você já possuía.

E com a modalidade semipresencial, todas essas coisas podem ser feitas com flexibilidade, aproveitamento e acompanhamento dos seus colegas e professores. E com todo networking, você pode conhecer o seu próximo colega de trabalho dentro da sala de aula!

estudantes em turma

Opções de cursos semipresenciais

Quanto mais a modalidade semipresencial se populariza, mais haverá uma grande variedade de cursos disponíveis para escolha do aluno. E o semipresencial pode englobar todas as áreas do conhecimento, tudo para que as instituições se adaptem ao que os estudantes estão buscando: uma graduação com qualidade e flexibilidade.

Se você busca opções na área de tecnologia e informática, pode optar pelo curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Nesse curso, você irá aprender a desenvolver códigos, softwares e máquinas por conta própria. Ele tem um mercado de trabalho crescente e é considerada uma das profissões do futuro.

Já se você busca um curso na área de negócios, pode optar pela graduação em Administração. Nesse curso, você irá desenvolver uma visão estratégica das organizações, e sairá pronto para liderar equipes e coordenar operações de uma empresa.

A área da saúde também não fica para trás! Com a graduação em Biomedicina, você irá ter acesso a conhecimentos sobre as principais áreas da biologia, da química, da anatomia, entre outras. Além disso, essa graduação semipresencial é rica em aulas práticas e laboratoriais.

E quando falamos da área de linguagens, podemos citar o curso de Letras - Língua Portuguesa. Nesse curso, o aluno será preparado para lecionar língua portuguesa, com conhecimento profundo em gramática, semântica, dialetos e o papel de toda essa área nas relações sociais e na cultura!

Com opções de graduação semipresencial em todas as áreas, você pode escolher aquela área que se identifica mais, e entender as suas necessidades de conhecimento e horários para buscar o curso que mais se adapta!

Escolha da universidade

Na hora de escolher uma universidade para começar a sua segunda graduação semipresencial, sempre leve em conta algumas características importantes. Preste atenção nos detalhes sobre a instituição e tenha certeza de que é a faculdade certa para você, tudo para aproveitar seu curso ao máximo!

Antes de tudo, verifique as instituições que ficam localizadas mais próximas de onde você mora ou trabalha. O curso semipresencial requer que você tenha aulas na instituição ou polo, e para economizar tempo, seria ideal que ela esteja no seu caminho do trabalho para casa ou ao menos não muito longe de você.

Além disso, verifique bem a estrutura das instituições, faça visitas e conheça. Principalmente quando falamos sobre cursos que necessitam de carga horária prática e laboratorial. A universidade deve ter uma estrutura de acordo, que forneça todos os materiais necessários para as aulas presenciais e práticas.

Também é completamente válido buscar a classificação da instituição no MEC, trazendo mais segurança e garantia de que você terá um aprendizado de qualidade.

Algumas instituições eliminam a necessidade de vestibular ou processo seletivo para segunda graduação. Isso pode facilitar para quem busca rapidez no ingresso ao curso, proporcionando menor burocracia e processos mais facilitados.

Analise as suas necessidades antes de buscar pela instituição e pelo curso. Dessa forma, você pode já começar com a certeza do que você precisa em uma instituição, e já seleciona quais se encaixam nas características que você busca!

A grande variedade de cursos disponíveis em segunda graduação e a facilidade da modalidade semipresencial tornam essa combinação o combustível perfeito para dar uma elevada na sua carreira.

Seja para ampliar seus conhecimentos ou para atuar em uma nova área do conhecimento, você pode investir com tudo na segunda graduação para lhe oferecer o melhor conteúdo. E o melhor: com curta duração, onde você já sai preparado para atuação e de forma bem rápida.

Mas não se esqueça: é de extrema importância que você investigue as instituições e busque aquela que mais se encaixa na sua rotina, que tenha uma estrutura de qualidade e que apresente o melhor conteúdo. Sempre pesquise antes de investir seu tempo e seu dinheiro.

Além disso, busque pelas universidades que fiquem mais próximas de você! As instituições que ficam próximas da sua casa ou do seu trabalho fazem com que você ganhe uma grande economia de tempo na hora de assistir às aulas presenciais do seu curso. Para quem trabalha e estuda, essa facilidade é a ideal, além de também ajudar muito na organização e administração do seu tempo.

E essa economia de tempo é um ponto positivo para quem deseja voltar a estudar em um curso semipresencial, mesmo com rotina de trabalho! Quer entender um pouco mais sobre isso? Leia agora esse artigo sobre como administrar o tempo no dia a dia e voltar a estudar