Afinal, qual a faculdade mais curta?

Postado em 25 de ago de 2022
Loading...

Se você está pensando em ingressar no ensino superior, certamente essa pergunta já veio a sua: qual a faculdade mais curta?

É comum que muitas pessoas pensem que tem que se dedicar pelo menos quatro anos a uma graduação. Contudo, na atualidade, existem cursos de nível superior com menor duração. 

Existem três modalidades de cursos de ensino superior: os bacharelados, as licenciaturas e os tecnólogos. 

Os bacharelados e as licenciaturas são os mais populares e têm duração média de quatro anos. É daí que vem o mito de que toda a graduação dura esse tempo. 

Os tecnólogos são cursos mais curtos, mas ainda não tão populares, apesar do alto número de adeptos à modalidade. 

Neste artigo, traremos mais informações sobre o tecnólogo, explicando o porquê desse curso ter menor duração, como ele funciona e quais são as principais graduações desse tipo. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Qual a faculdade mais curta?

Atualmente, a faculdade mais curta é do tipo tecnólogo. 

O tecnólogo é uma modalidade de curso de nível superior, assim como o bacharelado e a licenciatura. 

A diferença é que esse tipo de graduação oferece uma formação mais especializada, focada em determinada área do mercado de trabalho. 

Em função disso, é comum que os tecnólogos tenham, em média, dois anos de duração. Ou seja, são as faculdades mais curtas que existem. 

No Brasil, os cursos tecnológicos foram criados nos anos de 1970 e, desde então, a oferta não para de crescer.

Atualmente, esses cursos são um sucesso incontestável, proporcionando formações em diferentes áreas do conhecimento e alta empregabilidade.

No Brasil, o Ministério da Educação (MEC) distribuiu os cursos de tecnólogo em treze grandes áreas do conhecimento, que são denominadas “eixos tecnológicos”.

Confira abaixo quais são:

  • Ambiente e Saúde;
  • Controle e Processos Industriais;
  • Desenvolvimento Educacional e Social;
  • Gestão e Negócios;
  • Informação e Comunicação;
  • Infraestrutura;
  • Militar;
  • Produção Alimentícia;
  • Produção Cultural e Design;
  • Produção Industrial;
  • Recursos Naturais;
  • Segurança;
  • Turismo, Hospitalidade e Lazer.

Cada uma dessas áreas engloba diversos cursos. Por exemplo, o eixo de Gestão e Negócios abarca cursos como Gestão Pública, Gestão de Recursos Humanos e Marketing.

🔵Leia também: Segunda graduação: o que é e por que fazer?

Como funciona um tecnólogo?

Abaixo, trazemos mais detalhes sobre como funciona um tecnólogo. Confira:

📃 Estrutura Curricular

A estrutura dos cursos tecnológicos é similar às graduações tradicionais, como bacharelados e licenciaturas. 

Assim como as outras modalidades, os tecnólogos também contam com uma grade curricular dividida por semestre, incluindo disciplinas obrigatórias e eletivas ao longo do curso.

Nos tecnólogos, as disciplinas são mais voltadas e focadas para o mercado de trabalho, o que faz esse tipo de graduação tenha uma carga maior de conteúdos práticos em relação aos teóricos. 

A carga horária mínima dos tecnólogos é de 1.600 horas para as áreas de gestão e 2.400 horas para as áreas da engenharia.

👩‍🏫 Aulas

As aulas dos tecnólogos são oferecidas nos mesmos formatos dos bacharelados e licenciaturas. 

É possível cursar um tecnólogo nas modalidades presencial, semipresencial e EAD

O curso presencial é o mais tradicional e um dos mais conhecidos. Nesse modelo, todas as aulas e atividades são realizadas presencialmente, com a necessidade de ir até o polo físico da instituição de ensino.

O EAD é um formato mais recente e que vem crescendo bastante. Nele, todas as aulas e atividades acadêmicas acontecem no ambiente virtual, tornando indispensável a presença física dos estudantes nos polos da universidade. 

O semipresencial é uma junção dos modelos citados acima, combinando aulas online e encontros presenciais.

Em alguns cursos pode ser necessário apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para obter o diploma.

⏰ Duração

Os tecnólogos têm entre 2 e 3 anos de duração, em média.

👩‍🎓 Quem pode fazer

O único pré-requisito para cursar um tecnólogo é ter concluído o ensino médio. 

Ou seja, todos que possuem esse grau de escolaridade podem cursar um tecnólogo. 

✔️Diploma 

Os tecnólogos são cursos superiores, assim como os bacharelados e as licenciaturas. Dessa forma, eles oferecem um diploma de nível de ensino superior assim como eles. 

Ou seja, um tecnólogo é uma qualificação tão válida quanto um bacharelado e uma licenciatura no mercado de trabalho.

🔵Leia também: Tem diferença entre diploma EAD e presencial?

 

Como é o mercado de trabalho para quem faz cursos superiores de menor duração?

Os tecnólogos são cursos de nível superior com tanta qualidade quanto os bacharelados e as licenciaturas. 

Não é por ser uma formação curta que esse tipo de curso é deficitário de alguma forma, muito pelo contrário. 

Os tecnólogos são cursos extremamente focados em um nicho de atuação profissional, oferecendo um conhecimento aprofundado em determinada área de atuação. 

É por ser mais focado em um determinado eixo de atuação profissional que esses cursos têm menor duração. 

Além disso, essa característica do tecnólogo é muito bem vista no mercado de trabalho. 

Afinal, o profissional já ingressa no meio profissional com todas as habilidades necessárias para assumir determinadas funções.  

Ou seja, realizar uma faculdade mais curta é uma forma mais rápida de entrar no mercado de trabalho, oferecendo boas perspectivas de empregabilidade e retorno financeiro

Conhece faculdades curtas na modalidade EAD

Conheça alguns cursos tecnólogos que podem ser feitos na modalidade EAD:

Gestão Ambiental

O curso de tecnólogo em Gestão Ambiental é uma formação multidisciplinar para profissionais que lidam com análise, preservação e recuperação do meio ambiente.

Para isso, o curso aborda temas das áreas de biologia, administração, matemática, geologia e ecologia, por exemplo.

Assim, o aluno desenvolve uma visão completa sobre o seu papel ao analisar questões ambientais e promover o cuidado com a natureza. 

O objetivo é formar profissionais comprometidos com a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.

Estética e Cosmética

O curso de tecnólogo em Estética e Cosmética forma profissionais para atuar com tratamentos de estética corporal, capilar e facial. 

Para isso, as aulas abordam anatomia humana, química capilar, estética e saúde, novas tecnologias, entre outros temas. 

A prática profissional, essencial para a formação, acontece presencialmente nos laboratórios da universidade.

Se você se identifica com o universo da beleza, esse curso é para você! 

Gestão de Agronegócios

O curso de tecnólogo em Gestão de Agronegócios proporciona uma formação em planejamento e gestão nos setores agrícola, pecuário e agroindustrial.

Ideal para quem quer trabalhar em um setor essencial para o desenvolvimento do país, a formação apresenta as dinâmicas das cadeias produtivas, bem como sua relação com economia, sociedade e meio ambiente. 

O objetivo é desenvolver profissionais com visão empreendedora, inovadora, ética e responsável sobre os negócios do campo.

Gestão Financeira

O curso de tecnólogo em Gestão Financeira ensina os profissionais a planejar, executar e avaliar estratégias de gestão das finanças das empresas. 

O aluno saberá identificar os recursos financeiros, realizar projeções de faturamento, definir orçamentos, registrar as movimentações e garantir a saúde financeira de um negócio.

Gosta de números e cálculos? Sabe organizar o seu dinheiro? Gosta de analisar o mercado e fazer projeções? Saiba que você tem grandes chances de gostar do curso de Gestão Financeira e ser um profissional requisitado no mercado!

Processos Gerenciais

O curso de tecnólogo em Processos Gerenciais forma profissionais capazes de desenvolver, acompanhar e otimizar processos de gestão das empresas.

Com um currículo voltado para as práticas empresariais, você vai aprender a lidar com o competitivo mercado atual, que exige profissionais focados na otimização dos recursos e na lucratividade. 

O objetivo é formar profissionais com visão sistêmica e empreendedora ― capazes de conduzir um negócio ao sucesso!

Redes de Computadores

O curso de tecnólogo em Redes de Computadores é uma formação para quem quer atuar com a infraestrutura de TI em empresas e organizações.

O aluno aprende a projetar, instalar, configurar, testar e manter as redes de computadores para garantir o bom funcionamento da infraestrutura. 

Aqui, você vai ver como realizar análises de riscos, administrar sistemas de informações e elaborar planos de contingência.

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O curso de tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas ensina o aluno a planejar, gerenciar e desenvolver sistemas.

Se você gosta de tecnologia, esse é o curso para aprender a desenvolver códigos, softwares e máquinas por conta própria. 

Você vai conhecer as ferramentas e os métodos para processar informações de forma eficiente e racional e melhorar a interação entre softwares, hardwares e o usuário final.

Gestão Comercial

O curso de tecnólogo em Gestão Comercial forma gestores para trabalhar na área de vendas, tanto no varejo quanto no atacado.

Com uma formação orientada para as práticas empresariais, o aluno conhecerá estratégias de gestão financeira e tributária, relacionamento com clientes, entre outras atividades comerciais.

Se você tem um perfil focado em resultados, vai se identificar com o curso de Gestão Comercial. 

Gestão de Recursos Humanos

O curso de tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos é uma formação para aqueles que desejam atuar na gestão de pessoas nas organizações.

Essa é uma atividade essencial para as empresas, envolve questões legais e trabalhistas, mas também estratégias de contratação, motivação e retenção dos colaboradores.

Se você gosta de lidar com pessoas, esse curso vai ensinar você a fazer isso dentro das empresas. 

O objetivo é capacitar os profissionais a aumentar a satisfação das pessoas com o seu trabalho e carreira e, ao mesmo tempo, promover maior produtividade.

Gestão Pública

O curso de tecnólogo em Gestão Pública proporciona uma formação completa para os gestores públicos. 

Com uma perspectiva multidisciplinar, o currículo é composto por disciplinas de áreas como direito, economia, ciências políticas, administração, contabilidade, etc.

Dessa forma, o profissional será capaz de desenvolver políticas públicas, programas de responsabilidade social, programas governamentais e gestão de pessoas no setor público.

Marketing

O curso de tecnólogo em Marketing ensina os alunos a analisar o mercado, perceber as oportunidades e criar estratégias de atuação e posicionamento das empresas. 

A formação visa desenvolver a visão mercadológica dos alunos em situações reais de negócio.

O profissional diplomado neste curso será capaz de identificar as melhores oportunidades e desenvolver estratégias para atrair e persuadir os públicos de interesse de uma organização.

O foco deste curso é o mercado ― e como as empresas devem atuar nele para crescer, vender mais e gerar novos negócios!

Produção Industrial

O curso de tecnólogo em Produção Industrial prepara profissionais para a criação de novos produtos e para o gerenciamento de processos no âmbito industrial.

O aluno aprende a planejar e coordenar atividades industriais em conformidade com as normas, de olho em novas tecnologias de produção e em busca de maior eficiência. 

Ao formar-se como tecnólogo em Produção Industrial, você estará apto para gerenciar e operar sistemas produtivos.

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!