Transferência de faculdade: como fazer e aproveitar disciplinas

Postado em 30 de nov de 2022
Loading...

Insatisfação com a faculdade é algo mais comum do que se possa imaginar.

Não identificação com o curso, problemas com a estrutura da universidade, os custos elevados…são diversos os motivos que fazem um estudante pensar em pedir transferência.

Contudo, muitos alunos adiam esse processo por terem dúvidas sobre seu funcionamento. Será que esse é o seu caso?

Neste artigo, explicamos tudo sobre a transferência de faculdade, apresentando os tipos e o que você precisa para dar início a essa mudança. Vamos juntos? Aqui você vai conferir:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como saber que é a hora de pedir transferência de curso?

Mudar de faculdade e/ou de curso não é uma decisão fácil.

No entanto, por mais que desperte muita ansiedade e insegurança, saiba que essa mudança é um processo normal — e bem mais comum do que parece.

Muitos estudantes saem do ensino médio diretamente para o ensino superior, tendo que escolher seu curso, futura profissão e universidade de forma muito rápida. E por isso, alguns equívocos podem acontecer ao entrar na faculdade.

Quer saber se essa é a decisão certa para você? Abaixo, trazemos alguns indicativos que podem dizer que é hora de pedir transferência. Confira:

  • se você se sente desmotivado em relação às atividades acadêmicas;
  • se seu desempenho acadêmico está muito abaixo da média;
  • se o curso que você escolheu se mostrou muito diferente do que esperava;
  • se a estrutura e corpo docente da universidade estão deixando a desejar;
  • se a metodologia do curso ou da instituição não satisfazem sua necessidade;
  • se você não se adaptou a modalidade de ensino do curso;
  • Se o horário em que o curso acontece não funciona para você;
  • se os custos da universidade atual estão além do seu orçamento.

Essas são algumas situações para guiá-lo ao tomar essa decisão. Pedir transferência é um processo relativamente simples e comum, o principal é que você tenha certeza da sua escolha.

🔵 Leia também: Escolheu o curso errado? Veja como trancar a faculdade

Tipos de transferência de faculdade

Antes de falarmos mais especificamente sobre o processo de transferência em si, é interessante que você saiba que existem dois tipos de transferência: interna e externa.

É essencial que você conheça mais sobre elas antes de tomar uma decisão, assim você pode avaliar qual se encaixa mais com a sua situação.

Transferência interna

A transferência interna é aquela que acontece dentro da própria faculdade. Ou seja, é quando o estudante deseja trocar de um curso para outro, mas não de instituição.

Na maioria dos casos, é preciso que o estudante tenha cursado, pelo menos, um semestre para solicitar a transferência interna.

O processo envolve em grande parte análise de documentação, mas há casos em que é preciso fazer uma entrevista com a coordenação do curso de destino, por exemplo.

Outro aspecto importante para se atentar é a oferta de vagas.

Nem sempre há vagas no curso pretendido, especialmente quando falamos de universidades públicas em que o número de vagas é mais limitado.

Além disso, seja em uma instituição pública ou privada, há um prazo para que essa transferência seja feita e homologada. Sendo assim, é essencial acompanhar com a sua instituição os prazos e passos necessários para iniciar o processo de transferência interna.

Transferência externa

A transferência externa é aquela que ocorre quando um estudante muda de uma instituição para outra, podendo haver mudança de curso ou não.

Assim como a transferência interna, o processo varia conforme cada faculdade. Além disso, também depende da oferta de vagas na universidade de destino.

Ou seja, se você está planejando fazer uma transferência externa, é essencial que você conheça os processos e prazos da instituição que você pretende ingressar.

Um ponto importante em relação à transferência externa é que muitas instituições de ensino privadas oferecem bolsas de estudos para os alunos que mudarem para sua universidade.

Essas bolsas de estudos podem conceder descontos expressivos, sendo mais um fator para levar em conta na hora de pensar em fazer uma transferência.

🔵 Leia também: Cursos em alta para áreas em que faltam profissionais

 

Quem pode solicitar transferência de curso?

Independente do motivo, é importante ressaltar que o processo de transferência, seja de curso ou faculdade, é um direito de todos os estudantes.

Confira o que diz a Lei nº 9.394/96 sobre transferência de estudantes:

“Art. 49. As instituições de educação superior aceitarão a transferência de estudantes regulares, para cursos afins, na hipótese de existência de vagas, e mediante processo seletivo”.

Assim, podemos dizer que qualquer estudante regularmente matriculado em uma instituição de ensino pode solicitar transferência interna e externa.

🔵 Leia também: Vai mudar de faculdade? Veja como fazer a transferência do FIES

Como funciona o processo de transferência de faculdade

Independente se você deseja mudar de faculdade ou de curso, o primeiro passo é realizar o pedido de transferência junto à instituição na qual já está matriculado.

Para aqueles que vão realizar transferência interna, o processo costuma ser mais simples, por envolver apenas uma instituição. Normalmente, só documentos básicos como RG, CPF e histórico do curso são requisitados.

Já a transferência externa, é um pouco mais complexa, e a documentação necessária deve ser consultada com a instituição de destino também. Na maioria dos casos, as exigências incluem documentos pessoais, de matrícula e o histórico acadêmico na faculdade.

Abaixo, esclarecemos algumas das dúvidas mais comuns sobre os processos de transferência:

Tenho que fazer vestibular novamente ao solicitar transferência?

Normalmente, transferências internas não costumam exigir um novo vestibular. O mais comum é que se utilize a nota do vestibular para o curso anterior no processo seletivo de transferência.

As transferências externas, contudo, costumam exigir uma nova prova para atestar as habilidades e conhecimentos do estudante. Em alguns casos, a nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) pode ser utilizada em situações de transferência externa.

Preciso pagar para fazer a transferência?

Normalmente, quando há realização de uma prova, costuma ser cobrada uma taxa referente ao valor de inscrição, mas isso depende de cada instituição.

Posso transferir minha graduação presencial para EAD?

Sim, você pode mudar a modalidade do curso ao solicitar a transferência!

Ou seja, tanto para transferências internas quanto externas, é possível mudar de graduação presencial para uma EAD, e vice-versa.

O que acontece com o Prouni ao pedir transferência?

Os alunos bolsistas do Prouni (Programa Universidade para Todos) podem solicitar transferência interna e externa. Nos dois casos, os estudantes mantêm as bolsas de estudos conquistadas.

No caso da transferência externa, o primeiro passo é verificar com a instituição de destino se há disponibilidade de vagas para o Prouni.

Caso a resposta seja positiva, é o momento de verificar se a instituição de destino tem transferência externa e quais são os documentos necessários para dar andamento ao processo. Tudo certo? Então, é hora de comunicar sua universidade atual.

A transferência entre as universidades envolvidas acontece como um acordo entre as partes. O Governo Federal, ao contrário do que ocorre na hora da concessão da bolsa, não participa do processo.

No caso de transferências internas, o processo é feito também diretamente com a universidade. Para isso, o estudante deve entrar em contato com a secretaria e verificar o que é necessário para que tudo seja feito internamente.

Tanto para transferência externa quanto interna, é essencial se atentar para algumas regras:

  • não é possível migrar de uma bolsa parcial para uma integral em outra instituição;
  • no caso de transferências entre os cursos, é preciso que ambos tenham a mesma duração total;
  • não é possível fazer a transferência de uma instituição particular para uma pública;
  • a bolsa não pode ser transferida caso a sua nota do Enem seja inferior à do último colocado no Prouni da instituição de destino.

O que acontece com o Fies ao pedir transferência?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também permite que estudantes que estão financiando o curso solicitem transferência interna e externa.

Nesse caso, as regras são as seguintes:

  • transferências internas só podem ser solicitadas uma única vez;
  • as transferências externas podem ser feitas uma vez a cada semestre;
  • o pedido deverá ser feito a partir do último mês referente ao semestre que o estudante está cursando, de modo que a troca comece a valer no período seguinte.

Pelas regras que vimos acima, você deve ter percebido que o Fies permite que o estudante transfira o benefício tanto para outro curso quanto para outra faculdade.

Contudo, é importante ressaltar que o sistema não libera essas duas alterações simultaneamente, ou seja, não é possível trocar de curso e de faculdade de uma vez só.

Passo a passo para pedir a transferência do Fies

O processo de solicitação de transferência do Fies é realizado de forma online. Acompanhe o passo a passo:

  • acesse o portal do SisFIES, com login (CPF) e senha;
  • clique em “Aditamento de Contrato”;
  • selecione “Aditamentos Disponíveis”;
  • vá para “Transferência Integral”;
  • selecione o seu atual semestre;
  • preencha os dados solicitados.

Ao chegar nessa etapa, você terá que tomar caminhos diferentes de acordo com o seu objetivo: mudança de instituição ou de curso.

Se você deseja mudar de universidade, você deverá preencher os campos com as informações necessárias sobre a instituição para onde vai se transferir. São eles: “Instituição”, “Local de Oferta” e “Curso de Destino”.

Caso você vá mudar de curso, será necessário incluir os dados da sua universidade e o nome da nova graduação. Na sequência, você deverá informar a data em que vai deixar a graduação de origem e preencher corretamente o campo “Número de Semestres a Cursar”.

Depois disso, você verá na tela a quantidade de semestres que precisará cumprir para obter seu diploma no novo curso. Quando tiver certeza de que completou tudo, selecione “Gravar e Prosseguir”. Nessa etapa, é importante certificar-se de que não há nenhum erro.

Os pedidos de transferências internas e externas são avaliados pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

Se for autorizada a mudança de curso, você precisará ir à CPSA da sua faculdade atual. Já se for autorizada a mudança de instituição, é importante comparecer ao CPSA da nova universidade.

🔵 Leia também: É possível mudar de faculdade no meio do curso?

Como aproveitar as disciplinas após a transferência de curso

O aproveitamento de disciplinas é um direito de todos os estudantes, garantido por lei. Ou seja, se você vai mudar de faculdade ou de curso, fique tranquilo: todas as faculdades oferecem essa possibilidade de aproveitamento.

O aproveitamento de disciplinas está regulamentado pelo Art. 47 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996) e pelo Parecer CNE/CES nº 282/2002.

Ele se dá pelo reconhecimento da equivalência de duas ou mais disciplinas oferecidas por instituições de ensino ou cursos diferentes. Para isso, deve haver compatibilidade de carga horária e do conteúdo programático entre as disciplinas.

Por exemplo: se você cursou a disciplina de Fundamentos de Administração e deseja aproveitá-la na transferência de faculdade ou de curso, é essencial que essa disciplina tenha a mesma carga horária e conteúdo programático daquela que você busca aproveitar na outra universidade ou graduação.

Em caso positivo, os créditos, as notas e os conceitos correspondentes, obtidos na instituição ou curso de origem, são atribuídos à disciplina equivalente.

Mesmo que cada instituição defina o seu processo aproveitamento de disciplinas, a grande maioria dos estudantes segue passos bem semelhantes. São eles:

1. Peça o seu histórico escolar e o plano de curso na secretaria

O primeiro passo para fazer o aproveitamento de disciplinas é solicitar, junto à secretaria da sua instituição ou curso atual, o histórico escolar e o plano de ensino das matérias que você busca aproveitar.

Esses documentos são essenciais e quase todas as instituições exigem no processo aproveitamento. Muitas disponibilizam esses arquivos no próprio portal da instituição, por isso é essencial que você se informe.

2. Informe-se sobre o requerimento de aproveitamento de disciplinas na nova universidade ou curso

Com esses documentos em mãos, é hora de entrar em contato com a secretaria da nova instituição ou com a coordenação do curso futuro para se informar sobre o aproveitamento.

Nesse momento, você vai entender como funciona o processo e quais outros documentos que você deve apresentar.

3. Preencha o formulário de aproveitamento e anexe seu histórico escolar

Normalmente, depois de entrar em contato com a secretaria da instituição ou coordenação de curso, o estudante recebe um formulário de aproveitamento de disciplinas.

Nele, o aluno deve determinar quais disciplinas deseja aproveitar e a quais do curso anterior elas correspondem. Lembre-se que a carga horária e conteúdo programático devem ser semelhantes.

Após preencher o formulário, você deve anexar junto seu histórico escolar para atestar as disciplinas cursadas.

4. Aguarde a análise do coordenador de curso

Com o formulário pronto e todos os documentos entregues, o próximo passo é aguardar o parecer do coordenador do curso. São os coordenadores que avaliam e identificam quais disciplinas podem ser aproveitadas ou não.

🔵 Leia também: Como escolher uma profissão? O que você precisa saber para decidir

Como conseguir uma bolsa de estudos na transferência de faculdade

Você sabia que existem instituições de ensino que oferecem bolsas de estudos e descontos na mensalidade para estudantes transferidos? O desconto da bolsa pode ser aplicado no semestre em questão ou em todo o curso, a depender das políticas das instituição.

Abaixo, você confere uma lista de instituições de ensino que oferecem bolsas de 30% a 45% de desconto* em cursos EAD para quem faz transferência de faculdade:

Esperamos que este artigo o tenha ajudado a tomar a melhor decisão. Desejamos sucesso na sua trajetória acadêmica e profissional!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Moraes

Por Mariana Moraes

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!