O que é pensamento estratégico

Postado em 15 de mar de 2021
Loading...

O pensamento estratégico é uma habilidade cada vez mais difundida e exigida dos profissionais, independentemente da área de atuação. Para alcançar seus objetivos de carreira, é preciso estar atento às mudanças e se adaptar às demandas do mercado de trabalho.

A fim de ajudar você a desenvolver essa habilidade em alta, vamos explicar o que é pensamento estratégico e dar algumas dicas de como trabalhá-lo no seu dia a dia.

Acompanhe:

 

As características do pensamento estratégico

O pensamento estratégico é o fundamento utilizado para desenvolver táticas e estratégias certeiras e otimizadas para chegar a um determinado objetivo traçado.

Como o próprio nome já diz, a forma de pensar deve ser estratégica. Ou seja, não é fórmula, mas, sim, uma metodologia. Sendo assim, o pensamento estratégico pressupõe a adaptação do indivíduo para cada situação enfrentada.

De acordo com o problema colocado, é necessário considerar qual a melhor solução e qual o melhor caminho para chegar a essa solução. Esse é o pensamento estratégico. Ele é focado na solução de problemas, utilizando o raciocínio e adaptando-se a diferentes situações, necessidades e recursos disponíveis.

Quando você desenvolve o pensamento estratégico, fica muito mais fácil resolver os desafios do dia a dia. Essa habilidade pode ser utilizada em qualquer organização em que você esteja inserido.

As empresas valorizam os profissionais que utilizam o pensamento estratégico pois sua aplicabilidade é universal. Utilizá-lo na resolução de problemas minimiza ou até evita futuros erros e problemas no dia a dia. O resultado é a potencialização das equipes de trabalho, o aumento da produtividade e, consequentemente, dos lucros.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

A relação entre pensamento estratégico e planejamento estratégico

Para as organizações, o pensamento estratégico é de grande valia. Isso porque o profissional que o utiliza contribui para o crescimento orgânico da empresa.

Ao entender como funciona a organização em que você trabalha, poderá antecipar diversos problemas que podem surgir. Isso significa que será possível realizar um planejamento estratégico para a sua área de atuação. Dessa forma, você vai se destacar no seu trabalho.

Já entendeu onde o pensamento estratégico pode levar você?

Destacar-se no trabalho tornará muito mais fácil o momento de pedir um aumento de salário. Afinal, o colaborador que contribui para a empresa é muito valorizado. E seu chefe entende que, se você não receber o reconhecimento merecido, vai procurar um novo emprego e provavelmente deixará a empresa logo.

🔵Leia também: 10 exemplos de soft skills para você começar a desenvolver

Busca pelo primeiro emprego

Se você está buscando o seu primeiro emprego, não desanime. O pensamento estratégico também pode ajudá-lo. Isso porque o primeiro contato que os recrutadores têm com os candidatos é o currículo.

Você pode se valer do pensamento estratégico para fazer o currículo para buscar o seu primeiro emprego. Para isso, basta olhar para o seu objetivo final e traçar a melhor estratégia para conquistá-lo. Ou seja, criar um currículo atrativo e personalizado para a vaga que você está se candidatando.

Vale lembrar que não são apenas as experiências que contam na hora de conseguir um emprego. As organizações também valorizam muito as suas habilidades.

Destaque o que você tem a oferecer e mostre ao recrutador como você pode contribuir com a empresa e porque você é o candidato ideal para a vaga oferecida.

Nesse caso, você estará utilizando o pensamento estratégico e planejando estrategicamente o seu futuro próximo. Ou seja, o emprego que está buscando ao se candidatar.

🔵Leia também: Como descobrir seus pontos fortes e fracos para crescer na carreira

Como desenvolver o pensamento estratégico

O pensamento estratégico é uma habilidade. Portanto, pode ser desenvolvido e aprimorado por você.

Como falamos anteriormente, o pensamento estratégico não é linear e não é como uma receita de bolo. Por isso, não há uma fórmula pronta para desenvolvê-lo. Entretanto, há algumas ações que você pode tomar que vão ajudar a se capacitar. Veja algumas delas:

Formação universitária

O conhecimento é sempre enriquecedor. Seja ele em qualquer área da sua vida. E a formação universitária pode ser o principal fator para contribuir com o desenvolvimento do pensamento estratégico.

Afinal, quando você cursa uma graduação, está aprendendo sobre uma área específica. Durante a sua formação universitária, vai conhecer os principais problemas e dificuldades dessa área, bem como possíveis soluções para a mesma.

🔵Leia também: Como entrar na faculdade? Conheça as principais formas de ingresso

Estágio

Ao ingressar na universidade, você já está apto a se candidatar para um estágio. O estágio serve como parte da formação universitária. Há dois tipos de estágio, facultativo e obrigatório.

O estágio facultativo é aquele em que o universitário se candidata para estagiar em uma empresa por opção. Esse tipo de estágio pode ser realizado por estudantes de qualquer graduação, independentemente da etapa do curso em que estiver.

Já o estágio obrigatório está previsto em alguns cursos de graduação e deve ser realizado no período especificado pela universidade. Esse tipo de estágio é pré-requisito para a conclusão da graduação desses cursos.

Tanto o estágio facultativo quanto o estágio obrigatório devem seguir algumas normas e regras que estão previstas na Lei do Estágio. Vale lembrar que o estágio não é um trabalho, mas, sim, parte complementar dos estudos.

Alguns estágios são remunerados e outros não remunerados. Essa escolha fica a critério da empresa que oferece o estágio e deve ser especificada na divulgação da oferta. Dessa forma, o estudante que deseja realizar o estágio poderá optar pelo modelo que lhe é mais conveniente.

Um estágio é a oportunidade de ter experiências que ajudam a desenvolver o pensamento estratégico necessário para atuar em determinado ramo.

Estudar e trabalhar

Se você tiver a oportunidade de estudar e trabalhar na área da sua graduação, poderá potencializar o seu pensamento estratégico. Isso porque, além de adquirir o conhecimento acadêmico em sala de aula, poderá aplicar esse conhecimento na prática.

Quando você estiver nos últimos anos de graduação ou logo após se formar, poderá se candidatar para uma vaga de trainee, que é um programa oferecido por algumas empresas com o objetivo de formar lideranças em áreas específicas.

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!