Com a pandemia do novo Coronavírus, uma profissão ganhou destaque no país: a biomedicina.
Os biomédicos são responsáveis por pesquisar e identificar micro-organismos que acometem os seres humanos e, assim, propor diagnósticos e tratamentos.
Uma biomédica brasileira ganhou destaque na imprensa e na comunidade científica, em fevereiro do ano passado.
Jaqueline Goes de Jesus, biomédica e pesquisadora, fez parte da equipe brasileira que sequenciou o genoma do Coronavírus após 48 horas da confirmação do primeiro caso da Covid-19 no país.
Esse episódio mostrou para a sociedade a importância da ciência e da pesquisa no Brasil.
Mas, afinal, onde um biomédico pode atuar? Confira neste artigo o que um biomédico faz e em quais áreas da saúde ele pode fazer parte.
Qual a responsabilidade do biomédico?
A biomedicina atua na área da pesquisa, identificação e classificação micro-organismos que causam patologias nos humanos. A área colabora significativamente em todos os campos da saúde, através de pesquisas, manipulação de informações e, em determinados casos, até mesmo o apoio técnico operando equipamentos.
Diferentemente do médico, o biomédico não realiza cirurgias e não prescreve tratamentos. Sua atuação não está ligada no contato direto com o paciente, mas sim em colaborar com técnicas e ferramentas para ajudar no diagnóstico desse paciente.
Além do diploma de bacharel em Biomedicina, o profissional precisa estar devidamente registrado no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) da região onde atua.
Em casos específicos, precisa fazer cursos complementares.
Em quais áreas o biomédico pode atuar?
O mercado de trabalho para o biomédico é bastante amplo. De acordo com a regulamentação do Conselho Federal de Biomedicina, existem 35 habilitações possíveis para o profissional.
Requisitado em diversas áreas da saúde, o biomédico pode atuar em hospitais, institutos de pesquisa, laboratórios e em outras instituições.
Confira alguma dessas habilitações:
Acupuntura
A acupuntura é uma técnica milenar ligada à medicina chinesa. A prática consiste em aplicar pequenas agulhas em pontos específicos do corpo para regular o fluxo energético.
Isso porque a medicina tradicional chinesa considera que, no corpo humano, circulam energias vitais através de pontos de controle.
As doenças surgem quando esses pontos são “quebrados” e o fluxo de energia é interrompido.
A acupuntura seria uma ferramenta para reequilibrar esse fluxo, com a inserção de agulhas em pontos específicos da pele.
O biomédico seria responsável, assim, por aplicar essa técnica.
Análise Ambiental
O biomédico atua em análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente.
O profissional também pode assumir responsabilidade técnica pelo tratamento de água e de efluentes, participar de perícias e consultorias, emitir e assinar relatórios e laudos técnicos.
Análises Bromatológicas
A bromatologia é a ciência dos alimentos.
Nessa função, o biomédico é responsável por verificar, detalhadamente, a composição de alimentos, como o valor nutricional, a composição química, o valor energético e quais os efeitos no organismo.
Também é responsável por averiguar se determinado alimento foi contaminado com substâncias tóxicas ou, ainda, se contêm aditivos que interferem na qualidade do produto e tornam ele impróprio para consumo.
Auditoria
O auditor biomédico pode atuar na avaliação de sistemas de saúde, acompanhando a situação de hospitais, clínicas públicas e particulares e de planos de saúde em geral.
Além disso, orienta às unidades de saúde e esclarecer eventuais dúvidas.
Banco de Sangue
Realizam uma série de exames no sangue e investigam os elementos celulares e várias proteínas, incluindo a hemoglobina e fatores de coagulação.
Todavia, a responsabilidade técnica da área é exclusiva de médico especialista em hemoterapia ou hematologia.
Biomedicina Molecular
Analisa os materiais a partir da sua composição molecular. Um exemplo de atuação é na área de perícia, onde o profissional atua na identificação das amostras de DNA encontradas em cenas de crime.
Biomedicina Estética
O biomédico esteticista atua em processos de beleza, estética e saúde.
Importante ressaltar que esses processos não são de cunho cirúrgico. Na maioria das vezes, são processos que visam o rejuvenescimento cutâneo e de outras alterações na pele, como estrias e celulites.
São alguns processos realizados belo biomédico esteticista:
- aplicação de toxina botulínica tipo A;
- mesoterapia/intradermoterapia;
- preenchimentos semi-permanentes;
- peelings químicos;
- carboxiterapia;
- laser fracionado;
- luz intensa pulsada;
- técnicas para minimizar celulites, estrias, flacidez ou gorduras localizadas;
- radiofrequência.
Bioquímica
Estuda processos químicos que ocorrem nos organismos vivos para auxiliar no desenvolvimento de pesquisas relacionadas à biotecnologia, sobretudo, no fomento aos biocombustíveis.
Farmacologia
Analisa como os fármacos se comportam no organismo humano e como eles se relacionam com outros fármacos.
O fármaco ou princípio ativo é a principal substância na formulação de um medicamento, responsável pelo efeito terapêutico.
Fisiologia do Esporte
Estuda o funcionamento e o mecanismo do corpo humano. Pode atuar diretamente com o cliente ou como parte da comissão técnica de equipes e na indústria.
O biomédico que trabalha em fisiologia do esporte, normalmente, faz parte de uma equipe multidisciplinar.
Os estudos obtidos pelos biomédicos (que envolvem pesquisas de como o organismo se adapta ao exercício físico) são repassados para profissionais da educação física, nutricionistas, fisioterapeutas e médicos.
Em conjunto, a equipe monta estratégias para melhorar o treino de pessoas que praticam esportes ou, ainda, ajudar na reabilitação de um atleta que sofreu com determinada lesão.
Genética
O biomédico geneticista faz a análise de fragmentos do DNA.
Ele pode emitir e assinar laudos, participar de pesquisas em genética e participar de testes de identificação de paternidade e de perícia criminal.
Histotecnologia Clínica
O profissional da área está apto para trabalhar com a análise de amostras histológicas (fragmento de tecido humano produto de biópsia).
Ainda, também podem auxiliar em processos de necropsia e análises forenses, sob supervisão de profissional médico devidamente habilitado.
Imagenologia
Realizam exames de imagem utilizando diferentes técnicas, como:
- tomografia computadorizada;
- ressonância magnética;
- medicina nuclear;
- radioterapia;
- ultrassonografia;
- radiologia médica.
Porém, os profissionais não estão autorizados a assinar laudos de interpretação dos resultados dessas técnicas.
A incumbência é operar os equipamentos, auxiliando no diagnóstico médico e, ainda, desenvolver estudos para aprimorar esses exames.
Imunologia
Os imunologistas analisam o sistema imunológico do organismo e discutem estratégias para prevenir doenças que acometem esse sistema.
Uma dessas técnicas são, por exemplo, as vacinas, amplamente discutidas no contexto atual, devido à pandemia do novo Coronavírus.
Informática de Saúde
Toda a área da saúde precisa de dados para tomar decisões. Um diagnóstico é feito somente após a análise de diversos exames, por exemplo. E é por isso que a área de Informática de Saúde é fundamental e necessária.
Os biomédicos especializados atuam no armazenamento, recuperação e uso da informação para a resolução de problemas e tomada de decisão.
Um exemplo de tecnologia operada é o prontuário eletrônico, onde todas as informações do paciente, como visitas e exames, são armazenadas para posterior consulta.
Microbiologia
Pesquisa, identificação e classificação de micro-organismos (bactérias, vírus, fungos e parasitas) para o diagnóstico clínico e o desenvolvimento de pesquisas.
Há, ainda, a especialização em microbiologia de alimentos, onde o biomédico atua em restaurantes, cozinhas industriais e na indústria alimentícia, coletando amostras para atestar a qualidade dos alimentos e, porventura, identificar problemas nesses alimentos.
Monitoramento Neurofisiológico Transoperatório
Sob a supervisão de um médico responsável, um biomédico pode operar equipamentos que monitoram estruturas neurais durante cirurgias, como eletroencefalografia e eletromiografia.
Parasitologia
Parasitologia é a ciência que estuda os parasitas, os seus hospedeiros e as relações entre eles.
Os parasitas são organismos que vivem em associação com outros, retirando deles o meio para sua sobrevivência. O processo de parasitismo, normalmente, prejudica o organismo que é hospedeiro.
Os biomédicos são responsáveis por realizar exames laboratoriais e emitir laudos a respeito da área e, ainda, atuar em programas de educação em saúde e saneamento básico.
Como exemplo, temos as campanhas em combate a Malária, que é uma infecção parasitária que afeta os glóbulos vermelhos do sangue.
Patologia Clínica (Análises Clínicas)
É uma das principais atividades dentro da biomedicina. O profissional é responsável por analisar exames de laboratório de fluidos biológicos do corpo humano, como o sangue.
Ainda, é capacitado para assumir chefias técnicas, assessorias e direção dessas atividades.
Perfusão Extracorpórea
Os biomédicos também podem operar equipamentos de circulação extracorpórea em cirurgias cardíacas, onde o coração é desviado para um aparelho que substitui o órgão durante o processo.
O perfusionista (como é chamado o profissional que trabalha com circulação extracorpórea), realiza o procedimento e monitora as condições do coração durante o processo.
O biomédico para atuar nesta área deve possuir título de especialista em Circulação Extracorpórea emitido pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea.
Embriologia e Reprodução Humana
O Biomédico Embriologista cuida dos processos laboratoriais de fertilização e reprodução humana assistida, como o congelamento de embriões, sêmen e óvulos.
Sanitarista
O Biomédico Sanitarista organiza sistemas e serviços de saúde, zelando pelo bem estar social e controlando a incidência de doenças nas populações com ações de vigilância e intervenções governamentais.
Toxicologia
Analisa os efeitos de substâncias que possam ser tóxicas para o organismo, como cosméticos, medicamentos e venenos. Também podem analisar os efeitos de substâncias químicas no meio ambiente, no ar, na água e no solo.
Qual a média salarial de um biomédico?
Conforme dados do site Educa Mais Brasil, a base salarial de um biomédico no Brasil está associada com estes parâmetros:
- Júnior > R$ 1.600 - R$ 2.600
- Pleno > R$ 1.900 - R$ 3.300
- Sênior > R$ 2.400 - R$ 4.100
O que um biomédico estuda?
A média de duração do curso de biomedicina é de quatro anos. A matriz curricular prevê disciplinas que englobam anatomia, biologia, química e imunologia.
Além da teoria, o curso prevê muitas atividades práticas, realizadas em laboratórios.
Confira quinze áreas que você vai ver durante a graduação em Biomedicina.
Conclusão
A biomedicina é uma área fundamental para a sociedade e o campo de atuação é vasto, podendo trabalhar em análises clínicas, com genética, imunologia e reprodução humana e, ainda, com acupuntura e estética.
Mas é preciso que o estudante escolha boas instituições de ensino, capacitadas com estruturas para as aulas práticas, indispensáveis na formação de um biomédico.
No EAD URI, oferecemos o curso de Biomedicina na modalidade flexível. Sendo assim, os estudantes acessam a parte teórica no Ambiente Virtual e realizam as aulas práticas nos laboratórios da Universidade.
Assim, ele conta com as facilidades do ensino a distância e com os recursos presenciais para aprimorar a formação.
Ficou interessado? Então conheça um pouco mais sobre o curso de Biomedicina do EAD URI!
Preencha o formulário abaixo para se inscrever na graduação EAD URI!