Headers_blog_URI

Blog do EAD URI

O que são cursos tecnológicos?

Postado em 28 de mai de 2019

Entre 2007 e 2017, os cursos superiores de tecnologia foram os que apresentaram o maior aumento percentual em matrículas no Brasil. Crescendo mais que os bacharelados e as licenciaturas, essa modalidade de graduação atrai estudantes pelo tempo reduzido de estudos e pelo foco na prática profissional. Saiba mais sobre os cursos tecnológicos a seguir!

O que é graduação tecnológica?

Os cursos tecnológicos são graduações universitárias mais curtas, com até 3 anos de duração, que formam profissionais para nichos específicos do mercado de trabalho. Isso significa que as aulas são mais focadas em questões práticas, preparando o aluno para solucionar problemas nas empresas e ocupar cargos específicos.

A grade curricular de um curso tecnológico é elaborada de acordo com a demanda das empresas. Há muitas aulas em laboratórios e o estudante desenvolve habilidades úteis na rotina de sua futura profissão.

Os cursos tecnológicos são de nível superior?

Sim! Os cursos de tecnologia são graduações, que na formatura conferem ao estudante um diploma de nível superior válido em todo o Brasil. Assim como os bacharelados e as licenciaturas, os cursos tecnólogos precisam ser reconhecidos pelo MEC e cumprir com uma série de requisitos, que garantem a qualidade da formação acadêmica oferecida.

Quem se forma em um curso tecnológico pode se inscrever para concursos públicos de nível superior e cursar uma pós-graduação, seja ela especialização, mestrado ou doutorado. O título recebido pelo formando é o de tecnólogo.

Qual é o diferencial dos cursos tecnológicos?

Além do tempo reduzido de estudos, o maior diferencial dos cursos tecnológicos em relação aos bacharelados é o destaque dado aos aspectos práticos da profissão. Isso faz com que o estudante saia da graduação a distância pronto ocupar cargos e executar funções já determinadas, sendo o ideal para quem já sabe exatamente com o que deseja trabalhar.

Nos bacharelados há muitas aulas teóricas e a formação acadêmica é generalista, de forma que os alunos desenvolvem conhecimentos amplos sobre vários assuntos diferentes. Já nos cursos tecnológicos, há menos conceitos teóricos e as aulas têm alto nível de detalhes sobre assuntos específicos.

Quem pode fazer um curso tecnológico?

Assim como em qualquer outro curso de nível superior, é preciso ter concluído o Ensino Médio para ingressar na graduação tecnológica. Esse tipo de faculdade é muito procurada por pessoas que já estão no mercado de trabalho e desejam uma promoção e também por quem procura oportunidades melhores dentro da sua área de atuação.

O motivo é que ele proporciona conhecimentos aprofundados dentro uma carreira já determinada, por isso é para quem já tem certeza do caminho que quer seguir, profissionalmente falando. Entretanto, muitas pessoas se formam no Ensino Médio e seguem direto para os cursos tecnológicos, com foco no ingresso imediato no mercado de trabalho.

Como começar um curso tecnológico?

Cada instituição de ensino tem a liberdade de selecionar seus estudantes da maneira que preferir. Muitas delas aceitam a pontuação do Enem com critério de classificação, enquanto outras aplicam provas de vestibular. Antes de se inscrever em qualquer faculdade, verifique se ela é reconhecida pelo MEC, para que seu diploma tenha validade no futuro.

Os cursos tecnológicos são graduações mais curtas, cuja ênfase é nas demandas do mercado de trabalho. Elas são valorizadas pelas empresas e cada vez mais procuradas pela população, mas é preciso prestar atenção ao reconhecimento do MEC.

Conheça nossos cursos tecnológicos e comece a planejar sua escalada profissional!

EAD URI

Por EAD URI

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!