Uma das dúvidas que surgem quando estamos pensando em fazer uma graduação é quanto à modalidade de ensino, ou seja, faculdade presencial ou a distância. Isso é comum principalmente para quem trabalha, tem família e sabe que o tempo disponível é escasso.
Já parou para refletir se o melhor pra você é um curso presencial ou a distância? Vamos ajudá-lo nessa escolha. Siga em frente com a leitura!
Faculdade presencial
A faculdade presencial é a escolha de muitos vestibulandos. Ir à faculdade todos os dias, ter contato com colegas, mais proximidade com os professores, tudo isso pode passar maior segurança ao estudante.
Por outro lado, quem está no mercado de trabalho tem que ponderar uma série de coisas, como o tempo de deslocamento entre trabalho e faculdade, a hora que vai chegar em casa, se for estudar à noite, se haverá tempo para a família, para as horas extras e as demais exigências da profissão.
Quando todas essas decisões vêm à tona, é comum que você se sinta indeciso quanto à faculdade a distância ou presencial, mas não significa que este ou aquele modelo seja melhor. Apenas que no contexto em que você se encontra, existe uma opção que se encaixa melhor na sua rotina.
Faculdade a distância
O famoso EAD (ensino a distância) veio para fazer uma grande diferença na vida das pessoas que buscam por qualificação profissional por meio de uma graduação.
A faculdade a distância permite que você estude em casa, sem precisar ficar se deslocando até a universidade todos os dias, o que poupa tempo e também dinheiro. Por ser um curso que abrange um número maior de pessoas a cada turma, o EAD acaba se tornando mais barato e atraindo pessoas de todas as classes sociais.
Atualmente existem os mais diversos cursos em faculdades a distância: de Administração a Engenharia. Ou seja, sem mais desculpas para não fazer o curso dos seus sonhos.
Graduação Semipresencial
Para quem fica em cima do muro quanto à escolha de uma faculdade a distância ou presencial, também existem os cursos semipresenciais, ou de graduação flexível. Um misto de EAD e presencial, a faculdade semipresencial reúne o melhor das duas modalidades de ensino anteriores.
Nesse modelo, você tem aulas presenciais em alguns dias da semana e o restante das atividades faz totalmente online. Dessa forma, dá para explorar o networking da faculdade presencial, conhecendo seus colegas pessoalmente, e aproveitar todo o potencial da tecnologia para aprender onde quer que você esteja.
Também é possível otimizar os estudos optando pela faculdade semipresencial, pois você vê os conteúdos em casa, antes das aulas, e chega pronto para dialogar com os professores e trocar experiências. Esse formato de estudos é bastante enriquecedor, especialmente para quem já está no mercado de trabalho e tem vivências próprias a compartilhar em casa.
Ficou num dilema ainda maior?
A escolha entre a faculdade a distância e a presencial deve vir de uma análise da sua situação atual e, também, das suas características enquanto estudante.
Existem pessoas que se organizam facilmente e mantêm uma rotina de estudos independentemente de estarem em casa ou na faculdade. Outras, já não conseguem ser autodidatas e precisam do compromisso das aulas todos os dias para não perderem o ritmo.
Há também quem fique no meio termo e faça da faculdade semipresencial sua maior aliada, afinal, dá para aproveitar todos os recursos que a universidade oferece quando é mais conveniente.
Só para finalizar a nossa conversa, não existe melhor nem pior quando se trata de escolher entre uma faculdade a distância ou presencial. O que você deve considerar é o modelo mais adequado para você neste momento.
Conhece alguém que tem a mesma dúvida que você? Aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais!