Você sabia que no Brasil um a cada cinco estudantes está matriculado no ensino a distância (EAD)? Essa informação é do Censo da Educação Superior divulgado pelo Inep em setembro de 2018 e mostra o quanto essa modalidade de ensino vem crescendo nos últimos anos.
De acordo com Inep, só em 2017 o EAD teve um crescimento de 17,6%, totalizando aproximadamente 1,8 milhões de estudantes matriculados em faculdades a distância. Mas o que é EAD exatamente? É o que você confere neste post. Siga com a leitura!
Como definir o ensino a distância?
O ensino a distância, também conhecido como EAD, é uma modalidade de ensino na qual estudante e professor não dividem o mesmo ambiente de estudos.
No Brasil, os primeiros indícios da educação a distância datam de 1850, quando agricultores recebiam orientações por carta sobre como cultivar as plantações e cuidar dos rebanhos.
De lá para cá, a concepção sobre o que é EAD mudou bastante, como você deve imaginar. Vieram os cursos por rádio, depois por televisão, via satélite e hoje temos a internet como o principal meio de oferta de graduações a distância.
O processo de ensino-aprendizagem no EAD atual é mediado por tecnologias digitais, tais como salas de aula virtuais, chats, fóruns e outros recursos que facilitam a comunicação entre professores, alunos e instituições. Dessa forma, o ensino a distância quebra barreiras físicas e geográficas, levando conhecimento de qualidade a qualquer pessoa, em qualquer lugar.
Por que o EAD tem crescido nos últimos anos?
Agora que você já sabe o que é EAD, deve estar curioso para saber o motivo de tamanho sucesso, especialmente nos últimos anos. Um dos motivos do crescimento do ensino a distância no Brasil é sua capacidade de incluir cada vez mais pessoas, ampliando o acesso à educação.
Quem não tem tempo para ir até uma faculdade presencial ou mora em uma cidade pequena, em que não há universidades, por exemplo, pode se beneficiar da faculdade a distância.
Mães que não têm com quem deixar os filhos, pessoas que trabalham o dia inteiro e ficam sem disposição para estudar à noite, profissionais que viajam muito a trabalho e até quem não curte muito ficar em sala de aula o tempo todo vê inúmeras vantagens no ensino a distância.
Isso porque quem cursa o ensino superior a distância tem flexibilidade de horários, pode rever as aulas quantas vezes for necessário e realizar os trabalhos e atividades em horários mais convenientes para si mesmo.
É claro que essa facilidade não tira a responsabilidade do estudante em se dedicar às aulas, afinal, existem provas e etapas a serem concluídas para que ao final do curso você receba seu diploma.
A universidade a distância tampouco isola o estudante do ambiente acadêmico, pois você pode se deslocar até a instituição de ensino e fazer uso do espaço dedicado aos alunos sempre que precisar ou desejar. O grande diferencial do EAD é que você pode determinar o melhor momento para estar nas dependências da sua faculdade.
Gostou de saber o que é EAD? Ajude mais pessoas a conhecerem essa modalidade de ensino. Compartilhe este artigo em suas redes sociais!