Tags: EAD

Com certeza, em sites de emprego você já observou que há muitas vagas destinadas para trainee.

Mas, afinal, você sabe o que isso significa? Neste artigo, vamos explicar o que é trainee e quais são as suas vantagens. Confira!

mulher jovem vestindo camisa xadrez amarela e preta

O que é trainee?

O trainee é um estudante recém-formado, geralmente com até com até dois anos de conclusão do curso, ou que está prestes a se formar. Os trainees são contratados através de programas e o seu objetivo é formar futuras lideranças.

Para isso, o profissional explora e atua em diversas áreas da empresa (como Finanças, Vendas e Marketing) para aprender todas as funções, políticas e deveres de cada equipe. Esse processo é conhecido como sistema de job rotation.

Ao final dessa jornada, quem obtém destaque é efetivado e passa a atuar em cargos sênior ou de liderança.

Além da formação, para participar de um programa de trainee é preciso cumprir uma série de requisitos, como testes on-line, desafios em vídeo e dinâmicas em grupo.

Quais são os requisitos para participar de um trainee?

As empresas criam seus próprios critérios de qualificação para o Trainee. Como os requisitos podem variar, é importante sempre ficar de olho para ver se você atende cada um.

O mais importante é a formação. Algumas empresas aceitam pessoas prestes a se formar, outras não. Da mesma forma, o tempo de conclusão do curso varia. Geralmente, a exigência para participar é de até dois anos após a conclusão do curso.

Muitos programas também exigem disponibilidade total para viagens durante o período e mobilidade para morar em outras regiões ou estados após a conclusão do programa.

O que fazer para participar de um trainee?

Primeiro, você precisa esperar que as empresas lancem os seus programas. De modo geral, a seleção acontece anualmente ou semestralmente. É importante escolher uma companhia que você tenha identificação com o propósito e com os valores.

Quando o processo inicia, você terá um período para se inscrever. Após o encerramento, você recebe um retorno da empresa se está apto ou não para dar prosseguimento. As etapas seguintes costumam variar. Você pode passar por desafios, testes de raciocínio lógico, dinâmicas e entrevistas individuais.

Quanto tempo dura um trainee?

Normalmente, um trainee dura entre um e dois anos. É durante esse tempo que o funcionário tem uma rotatividade por diferentes setores da empresa.

O trainee recebe salário?

Sim! Os programas de trainee estipulam remuneração aos participantes. Não há um valor mínimo, cada empresa define o seu. Ainda, muitas companhias oferecem benefícios como vale-refeição, vale-transporte, plano médico e odontológico

O período de trainee consta na Carteira de Trabalho?

Sim! O trainee é uma prática com vínculo empregatício, diferente do estágio que tem cunho de aprendizagem. A participação em uma trainee será registrada na Carteira de Trabalho.

Qual é a diferença entre um trainee e um estágio?

O estágio é uma prática educativa, voltado para estudantes que estão no início e no meio da graduação e desejam complementar a sua formação com conhecimentos práticos. Em muitos cursos, o estágio faz parte das exigências para a obtenção de diploma.

Por sua vez, o trainee foca mais no aspecto profissional e é voltado para quem já se formou ou está no final do curso.

Como se destacar em um processo de trainee?

A preparação é fundamental. Você vai passar por muitas etapas e é preciso ter conhecimentos sólidos sobre você e a empresa que está oferecendo o programa.

Primeiro, pratique o autoconhecimento. Reflita sobre os seus pontos fortes, seu estilo de trabalho e defina os seus objetivos profissionais. Uma das etapas será a entrevista individual e você precisa ter segurança e maturidade para responder todos os questionamentos.

Em seguida, faça uma pesquisa sobre a empresa. Leia as informações sobre o Trainee, o que a empresa espera dos participantes, além de aspectos gerais sobre a área de atuação, a missão e os valores.

Durante todas as etapas, tenha calma e paciência. A seleção é um processo longo que requer bastante dedicação. Ainda, fique sempre atento aos prazos para não perder oportunidades.

Quais são os benefícios de fazer um trainee?

NETWORKING: O trainee é uma excelente oportunidade para construir uma rede sólida de contatos profissionais, uma vez que o profissional terá contato com áreas distintas e, por consequência, diferentes gestores e colegas.

CONHECER SEU ESTILO PROFISSIONAL: a rotatividade é um fator que colabora para que o profissional conheça melhor o seu estilo profissional, definindo com qual área tem mais afinidade.

TORNAR-SE UM PROFISSIONAL COMPLETO: com um trainee, você faz uma imersão por muitas áreas, compreendendo os processos e objetivos diários de cada departamento. Assim, você se torna um profissional completo, com uma visão global.

ACELERAÇÃO DE CARREIRA: o trainee investe na aceleração de carreira de profissionais, capacitando para assumir cargos estratégicos. Ao final do processo, quem desempenhar bem as suas funções, será destinado para uma área escolhida no início do processo ou para o departamento em que melhor se destacou. Para quem pensa em um crescimento profissional significativo, o trainee é uma excelente oportunidade.

Porém, tenha em mente que a cobrança será alta, pois as empresas realizam investimentos nos Programas de Trainee. Portanto, esteja preparado para trabalhar com metas e prazos constantes.

Você gostou do conteúdo? Então, aproveite para conferir outros artigos sobre mercado de trabalho e ensino superior no blog EAD URI.

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT