Headers_blog_URI

Blog do EAD URI

Número de matrículas no EAD cresce 34% no Rio Grande do Sul

Postado em 4 de abr de 2019

Foi de 34,2% o crescimento do número de matrículas no ensino superior a distância (EAD) no Rio Grande do Sul, de 2016 para 2017. Mais de 75 mil novos alunos ingressaram nos cursos EAD das universidades públicas e privadas do estado, segundo dados divulgados em Porto Alegre no último dia 20 de março pelo Semesp, entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil, com base em levantamentos do Governo Federal.

Esse aumento é superior ao nacional, que foi de 27% no mesmo período. Nos cursos presenciais gaúchos, houve uma queda de 4% no número de matrículas. O aluno do EAD encontra flexibilidade para estudar e mensalidades mais acessíveis, fatores que explicam o crescimento. No entanto, é preciso ficar atento à qualidade da instituição.

O Gerente Regional da empresa Mais Campus, especializada em soluções para Instituições de Ensino Superior que ofertam EAD, Leonardo Mendes Muenzer, destaca que um bom indicativo da qualidade é a relevância da universidade. “Instituições com história e consagradas, tendem a se preocupar mais com a qualidade e oferecer o que o aluno precisa: flexibilidade, preço e ensino superior de excelência”, explica.

Para Muenzer, essas instituições identificam o aluno e suas necessidade, fazendo o acolhimento e direcionamento adequado para que ele complete os estudos da melhor maneira possível no EAD. “Nessa situação, ele percebe que o que ele paga e o que recebe realmente vale a pena e usufrui de todos os benefícios dessa modalidade de ensino”, completa.

Os dados do Ministério da Educação também traçam o perfil do estudante de graduação online. A idade média é de 25 anos, 93% trabalha e estuda, 82% depende do transporte público e 97% deles são responsáveis pelo pagamento da própria mensalidade.

Ao estudar no EAD o estudante tem a oportunidade de ter um diploma de uma universidade consagrada e ingressar no mercado de trabalho com esse diferencial. “O diploma tem peso forte se vindo de instituições tradicionais. Outro ponto é que se ela está há tanto tempo no mercado, e agora busca a renovação por meio do EAD, já é um indicativo de sua preocupação com o aluno e as transformações da sociedade”, complementa Muenzer.

Como ingressar no EAD

A Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) é uma das mais conceituadas do Rio Grande do Sul, atendendo mais de 120 municípios. A URI garante a qualidade no ensino por meio de tecnologias e metodologias que formam profissionais preparados para os desafios do mercado de trabalho.

A entrada no EAD se dá por meio do vestibular agendado com data e polo à escolha do candidato. Existem também oportunidades de bolsas de estudos concedidas aos melhores resultados em uma prova de redação e múltipla escolha.

Não é preciso fazer vestibular se você tiver feito o ENEM recentemente, já tiver um diploma de ensino superior ou no caso de transferência de outra instituição.

EAD URI

Por EAD URI

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!