Humanas, exatas ou biológicas? Um guia para ajudar sua escolha!

Postado em 8 de jan de 2021
Loading...

Você é de Humanas ou Exatas? Acha que nenhuma das duas e prefere as Biológicas? Se você não conseguiu responder a essas perguntas, não se apavore. Você pode contar com ajuda para fazer a sua escolha!

Quando não se sabe qual área de conhecimento buscar, é preciso contar com recursos como um pequeno guia que aponta as características gerais dos alunos que buscam cursos de Humanas, de Exatas e de Biológicas.

Siga a leitura e descubra com qual você se identifica:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que são as Ciências Humanas

As Ciências Humanas são uma área de estudo que se dedica a compreender o comportamento humano, as interações sociais e os aspectos culturais da sociedade. Elas abrangem disciplinas como História, Sociologia, Letras, Ciências Sociais e Comunicação.

Perfil do estudante de Humanas

Qual a primeira coisa que vem à sua mente quando você pensa na área de Humanas? Geralmente, as ideias apontam para o gosto pela leitura e a habilidade em escrita e com a Língua Portuguesa de modo geral. Isso é verdade, mas não é tudo.

Muitos dos cursos de Humanas, como a Sociologia e o Jornalismo, estudam e investigam o comportamento humano em busca de formas de melhorar o relacionamento e a comunicação entre as pessoas. Isso vale, inclusive, para profissões que estão ganhando mais espaço no mercado como professores para ensino a distância e desenvolvedor de materiais didáticos digitais.

Você se percebe como alguém que investe em relações interpessoais? Gosta de se expressar de forma verbal ou não-verbal? É uma pessoa criativa e questionadora? Faça uma breve análise tendo em mente que essas são características que podem ajudar a resolver a dúvida entre Humanas ou Exatas.

🔵Leia também: Como entrar na faculdade? Conheça as principais formas de ingresso

O que são as Ciências Exatas

As Ciências Exatas baseiam-se em modelos predefinidos, raciocínio lógico e cálculos para obter resultados. Essa área de estudo se concentra em aplicar princípios matemáticos para entender e resolver problemas.

Dentre as disciplinas de Exatas estão a Matemática, a Física, a Química, as engenharias e os cursos de tecnologia da informação.

Perfil do estudante de Exatas

Se você não se identificou com a área de Humanas, pode ser que seja alguém que prefira os números às palavras. A habilidade em fazer cálculos e o bom raciocínio lógico são comuns àqueles que buscam cursos de Exatas.

Gostar e ser bom em Matemática, porém, não é o suficiente para que você escolhe entre Humanas ou Exatas. Alunos dessa área têm mais facilidade com a prática do que com a teoria. Basta ter em mente que as aulas de Exatas no Ensino Médio sempre levam à resolução de  exercícios para que o aluno aprenda fazendo.

A afinidade com a tecnologia também é característica de quem prefere a área das Exatas. Tenha isso em mente, sobretudo nas listas de "profissões do futuro" é comum encontrar aquelas que combinam a habilidade com os números e o trabalho com aplicações tecnológicas. É o caso da Engenharia de Dados ou da Ciência da Computação, por exemplo.

🔵Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área 

O que são as Ciências Biológicas

As Ciências Biológicas são dedicadas ao estudo dos seres vivos, desde organismos microscópicos até ecossistemas completos. Essa área de estudo abrange a compreensão da vida, sua estrutura, funcionamento, evolução e interações com o ambiente.

Os cursos mais conhecidos dessa área são Biomedicina, Farmácia e Biologia.

Perfil do estudante de ciências biológicas

Passou a dúvida entre Humanas ou Exatas, mas você ainda não se identificou com uma área de conhecimento? Seu caminho pode ser um dos cursos de Biológicas, aqueles que se voltam para o estudo das formas de vida do planeta.

De forma bem simplificada, podemos dizer que a área de Biológicas é a escolha de quem deseja atuar na área da Saúde ou do meio ambiente. Em ambos os casos, o forte desejo de zelar pela vida dos seres vivos e melhorar seu bem-estar são características marcantes.

É importante saber que nem sempre é preciso gostar de estar em contato constante com as pessoas, como fazem os profissionais de Medicina, e nem com animais, como fazem os de Veterinária. 

O mercado também acolhe quem prefere estar nos laboratórios realizando testes ou em centro de pesquisas, por exemplo. Possibilidades que, inclusive, mesclam um pouco daquilo o que se vê em Humanas ou Exatas também.

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!