Grit: você tem esse traço de personalidade?

Postado em 27 de mar de 2021
Loading...

Você já tinha ouvido falar sobre o traço de personalidade “grit”? 

Derivado de uma pesquisa sobre paixão e perseverança, o grit é um traço de personalidade que chama cada vez mais atenção de recrutadores. 

O traço, que se refere à capacidade de um indivíduo de perseverar em relação a objetivos de longo prazo, é crucial para o sucesso em várias áreas da vida, como carreira e educação. 

E embora pesquisadores demonstrem que pessoas que possuem o grit tendem a ser mais bem-sucedidas, o traço de personalidade ainda é pouco conhecido e desenvolvido. 

Neste artigo, vamos explorar o que é o grit, como ele aparece enquanto traço de personalidade e o que você precisa fazer para desenvolvê-lo e se destacar no mercado de trabalho.

Você vai conferir:

 

O que significa “ter grit”? 

Antes de falarmos sobre o que é e de onde surgiu o grit, é importante frisar que ele não é uma sigla, mas uma palavra que resume uma característica de personalidade. 

Grit, em inglês, significa “garra, força de vontade, determinação”. 

Por isso, quando falamos em grit, estamos falando sobre ter essa característica, sobre ter o grit, esse traço de perseverança e paixão na personalidade. 

O grit é uma teoria de personalidade desenvolvida pela pesquisadora Angela Duckworth. 

Professora de psicologia da Universidade da Pensilvânia, Duckworth também é CEO da Character Lab, uma organização sem fins lucrativos que busca aumentar a compreensão científica sobre personalidade para ajudar crianças. 

Duckworth também é conhecida por sua fala no TED Talks chamada "The Power of Passion and Perseverance", onde ela apresenta um pouco de sua pesquisa.

Assista abaixo:

 

grit é apresentado pela autora no livro “Garra: o poder da paixão e da perseverança”. 

Na publicação, ela argumenta que a perseverança, mais do que qualquer outra característica, é a chave do sucesso na vida. Ela também apresenta o grit como um traço de personalidade. 

Para a pesquisadora, então, o grit é a união da perseverança e da paixão em prol da busca por metas de longo prazo. Isso significa que quem tem o grit é um indivíduo capaz de se manter motivado e trabalhar duro, mesmo quando as coisas se tornam desafiadoras e difíceis. 

Em resumo, ter grit é possuir uma visão clara do que se quer alcançar e estar disposto a fazer o que for necessário para chegar no objetivo. 

A pesquisadora também explica que pessoas que tem grit tendem a ser resilientes e capazes de se recuperar rapidamente de fracassos. 

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

4 características fundamentais do grit 

De acordo com a pesquisa desenvolvida por Duckworth, existem quatro características fundamentais que formam o grit. 

Elas são as seguintes: 

  1. Perseverança: esta é a capacidade que um indivíduo tem de continuar trabalhando em direção a uma meta mesmo quando a situação é desafiadora.
  2. Paixão: este sentimento é um forte senso de chamado ou propósito em relação a uma meta ou objetivo específico.
  3. Ambição: este impulso emocional pode ser considerado como uma visão clara e grandiosa do que se quer alcançar a longo prazo.
  4. Resiliência: é a capacidade que um indivíduo tem de se recuperar rapidamente de fracassos e continuar avançando em direção às metas. 

Essas características, então, trabalhariam juntas para formar o grit.

🔵Leia também: O que é ócio criativo e como praticar

Descubra seu nível de grit 

Segundo a pesquisadora Angela Duckworth, existem diferentes níveis de grit. 

Uma pessoa, então, poderia possuir maior ou menor grau desse traço de personalidade dependendo de alguns fatores, como motivações pessoais, experiência de vida e base familiar. 

Se você quer descobrir o seu nível de grit, existem algumas maneiras de medir e avaliar o traço. 

Uma dessas formas é fazendo uma autoanálise. Por exemplo, você pode começar a observar como se comporta diante de situações desafiadoras, se você se mantém motivado e comprometido com objetivos a longo prazo e se tem capacidade de se levantar depois de um fracasso. 

Essas são observações importantes para saber se você tem um nível alto ou baixo de grit. 

Porém, também existem ferramentas que ajudam a medir este nível. Um exemplo é a Escala de Perseverança e Determinação de Grit, desenvolvido por Angela Duckworth. 

Como escolher uma faculdade EAD

Como desenvolver o seu grit 

Como você viu acima, cada indivíduo tem seu próprio nível de grit. O que não significa que esse traço de personalidade não possa ser desenvolvido. 

Confira abaixo algumas dicas de como aumentar seu nível de grit:

  1. Defina metas claras e específicas e trace um plano para cumpri-las. Quando você estabelece objetivos a longo prazo e traça um plano, se torna mais propenso a trabalhar para chegar nestes objetivos.
  2. Seja consistente, tenha autodisciplina e concentre-se. Trabalhar para alcançar metas pede que você seja consistente e trabalhe gradualmente até chegar aonde deseja.
  3. Aprenda a lidar com fracassos e obstáculos. Como parte essencial de ter um nível alto de grit é ser resiliente, é preciso que você treine sua reação aos fracassos, tentando sempre reagir de forma a seguir em frente. Além disso, tente sempre aprender com seus erros.
  4. Ao definir metas e objetivos, encontre aquilo que desperte sua paixão. Como você viu, o grit não é só perseverança, ele também é paixão. Por isso, trabalhe não apenas para atingir um objetivo, mas para conquistar algo pelo qual você tem paixão.
  5. Aprenda a lidar com desafios. Uma forma de fazer isso é buscar atividades que estão fora da sua zona de conforto. Além de treinar sua reação a novas oportunidades, você também treina a resiliência ao buscar desafios.
  6. Não tenha medo de pedir feedback. Assim como é essencial aprender com seus erros, também é importante ouvir a opinião de terceiros e aplicar mudanças na sua personalidade sempre que isso fizer sentido.
  7. Por fim, encontre pessoas em quem se espelhar. Ter uma pessoa perseverante e determinada como um modelo, alguém a quem admirar, é uma forma de manter a motivação na busca pelo aumento do nível de grit. 

É importante lembrar, também, que o desenvolvimento do seu grit não é algo pontual, mas contínuo.

É preciso trabalhar constantemente neste traço de personalidade.

Leia também
Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.