Headers_blog_URI

Blog do EAD URI

Gestão Financeira: um mercado cheio de possibilidades

Postado em 28 de mai de 2019

A administração financeira de uma organização permite que os recursos sejam utilizados de forma eficiente, assim como os custos sejam compreendidos e minimizados. Por isso, o profissional que atua nesta área é muito importante para o crescimento e produtividade de instituições de todos os tipos, sejam elas de pequeno ou grande porte.

Assim, esta se torna uma profissão bastante complexa e com grandes responsabilidades. Tudo isso exige que o profissional possua conhecimentos específicos que podem ser aplicados na busca pela melhor produtividade e saúde financeira da empresa.

Por estes e outros motivos, a faculdade de Gestão Financeira se mostra uma excelente formação para os interessados em seguir nesta profissão. Preparamos este artigo para apresentar esta carreira, suas particularidades e seu mercado de trabalho!

 

Campos de atuação

O profissional de Gestão Financeira pode atuar em variados cargos e tipos de empresa. Sua experiência é requisitada em bancos, comércio, indústria, prestadoras de serviço e até mesmo nos órgãos públicos. Corretoras de valores e investimentos e instituições financeiras também contratam este profissional.

Mas o que se faz na Gestão Financeira? Geralmente, seu trabalho será na tesouraria, contabilidade e setor financeiro. Consultoria de finanças, cobranças, planejamento tributário e orientação de investimentos também são possíveis áreas de atuação desse gestor.

A realização de auditoria, análises de risco, proposição de estratégias e ações que aumentem a produtividade e o lucro são formas de atuação muito valorizadas. Pode-se também atuar como autônomo, fazer consultoria tributária ou orientar a abertura de novos empreendimentos. Por fim, pode, ainda, utilizar os conhecimentos para impulsionar seu próprio negócio.

Empregabilidade

O mercado de trabalho apresenta bastante demanda para o profissional com conhecimento na área financeira. Seu papel é extremamente importante para o crescimento e a estabilidade das organizações e, por isso, é um profissional muito procurado e com muita responsabilidade nas mãos.

Em momentos de crise e instabilidade econômica, essa é uma carreira que não costuma sofrer tanto. Isto porque é o gestor financeiro que terá os conhecimentos necessários para realizar a gestão de contas e investimentos e o planejamento financeiro.

Assim, será através do seu trabalho que a organização sofrerá o mínimo possível ou poderá recuperar-se da crise. Empresas que atuam na bolsa de valores e mercado de ações também têm demanda por este profissional, que é capaz de interpretar o mercado e sabe quando investir ou recuar, trazendo lucros.

Valorização e salários

A realização de uma boa Gestão Financeira garante que a organização seja mais rentável, com maior controle dos seus fluxos de dinheiro e lucratividade. Permite também que o empreendedor conheça melhor a empresa e tome melhores decisões. Por isso, o gestor financeiro é um dos profissionais mais importantes de uma empresa, o que garante sua valorização.

Se formar em um bom curso de Gestão Financeira pode proporcionar ótimos salários e uma excelente carreira. Segundo o guia de profissões da Catho, um analista financeiro costuma receber, em média, cerca de R$2800,00. Mais à frente na carreira, o salário de um diretor financeiro poderá chegar a cerca de R$19500,00.

A faculdade de Gestão Financeira promete ser um diferencial no seu currículo. Uma ótima opção é escolher cursar a faculdade de forma totalmente online, na modalidade a distância. Se você gosta desta área, dê o primeiro passo e garanta sua carreira de sucesso!

 

EAD URI

Por EAD URI

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!