EAD

O estudo a distância é cada vez mais comum. Saiba os motivos!

Postado em 5 de jul de 2022
Loading...

Em 2021, pela primeira vez na história da educação superior no Brasil, as matrículas em cursos oferecidos a distância ultrapassam as matrículas em cursos presenciais.

De acordo com o Censo da Educação Superior, 62,8% das matrículas em faculdades no ano em questão foram em cursos EAD. Isso significa que a modalidade a distância se tornou tão popular que ultrapassou o tradicional estudo presencial.

Mas por quê? Por que o estudo a distância superou o ensino presencial? Esta é a questão que vamos responder neste artigo! Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Por que o ensino a distância é tão popular?

O principal motivo é a flexibilidade e a economia que a modalidade oferece.

Sabemos, por meio de dados do Instituto SEMESP, que 67,5% dos estudantes do ensino superior hoje no país são pessoas que trabalham e têm família. Ou seja, optar pela modalidade EAD é uma forma de conseguir conciliar tudo isso.

O EAD permite que pessoas com menos tempo livre e menos recursos financeiros para investir na graduação consigam ter sua chance de fazer faculdade. E quando optam pelo estudo a distância, elas conseguem ter a flexibilidade de estudar quanto tiverem oportunidade.

Isso porque as aulas acontecem em um ambiente virtual e todas elas ficam gravadas. Ou seja, o estudante pode acessar o material nos finais de semana ou no horário de almoço.

 Além disso, existe a economia de tempo, já que a modalidade EAD extingue a necessidade de deslocamento até o campus da instituição, e dinheiro, pois as mensalidades são mais baixas, já que o ensino a distância reduz os custos de estrutura.

Também existe outro fator que podemos citar: o acesso à internet.

De acordo com dados da Casa Civil, cerca de 90% das casas brasileiras têm acesso à internet no país, seja por computadores ou dispositivos móveis. Isso significa que mais pessoas conseguem assistir às aulas (até mesmo pelo celular) e fazer as atividades do curso.

Como a pandemia contribuiu para o crescimento do EAD

Outro fator que pode ser citado para entender o motivo da popularidade do ensino a distância são os hábitos criados durante a pandemia de Covid-19.

Entre 2020 e 2021, diversas etapas da educação, desde a pré-escola até a pós-graduação, foram adaptadas para a modalidade a distância por conta do distanciamento social. Isso levou muitas pessoas a entrarem em contato com os benefícios do EAD.

Dados da Agência Brasil mostram que as matrículas em cursos a distância aumentaram depois da pandemia, e que a modalidade é uma forma de evitar a evasão.

🔵 Leia também: Desvantagens e vantagens do EAD: conheça todas elas!

Os benefícios do EAD

Como você viu acima, a flexibilidade e a economia são os fatores que mais levam as pessoas até o ensino a distância. Além destes, existem outros. Conheça:

1. Economia de tempo e dinheiro

A economia é um dos principais fatores que fazem um estudante optar pelo EAD, e não apenas a economia de dinheiro, mas de tempo também.

Estudar de forma presencial exige que você se desloque até a instituição de ensino e, dependendo da quantidade de aulas semanais que você tiver, o valor e o tempo investidos nesse deslocamento podem ser demais.

Você precisa arcar com o tempo dentro do transporte público ou carro próprio, o valor mensal pago nesse transporte e o valor gasto com alimentação no campus. Quando você faz um curso a distância, tudo isso deixa de ser uma preocupação.

2. Flexibilidade de estudar quando puder e de onde estiver

Uma das principais características do EAD é que você pode assistir às aulas e fazer as atividades quando puder e de onde estiver. Ou seja, você pode assistir aulas enquanto almoça, pode fazer atividades nos finais de semana e pode tirar dúvidas enquanto vai para o trabalho.

Isso é a flexibilidade da qual tanto falamos, o próprio estudante organizar a sua rotina e encaixar o ensino superior onde conseguir. Dessa forma, todo o tempo investido no estudo acaba por ser produtivo.

Mas apesar de um benefício, esse também é um ponto de cuidado: não procrastine e deixe matéria acumular, senão você deixa de aproveitar o estudo como poderia.

3. Ensino personalizado e metodologias ativas

Além dos benefícios que você já conhecia, o estudo a distância também oferece ensino personalizado e o uso de metodologias que permitem a autonomia.

No EAD, você acessa o conteúdo em um ambiente virtual e consegue aprender através de diferentes tipos de mídia e recursos. Além disso, pode contar com um espaço de fórum para tirar suas dúvidas diretamente com o professor ou o tutor da disciplina.

Ou seja, você consegue aprender da forma que mais funciona para você.

🔵 Leia também: Como estudar no EAD? Essas 14 estratégias vão te ajudar!

Onde estudar a distância

E agora que você já entendeu os principais benefícios do estudo a distância e por que ele se tornou tão popular, chegou a hora de descobrir onde fazer a sua faculdade EAD.

Abaixo, você encontra a nossa lista de indicações de instituições de ensino de qualidade que oferecem cursos de graduação a distância:

Todas são reconhecidas pelo MEC, tiveram avaliações máximas no índice de qualidade da pasta e oferecem condições especiais aos ingressantes.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!