Estudo intercalado: como estudar intercalando matérias

Postado em 23 de jan de 2021
Loading...

O processo de se preparar para o Enem e entrar na faculdade, ou de encarar aquele semestre complicado, têm algo em comum? Sim! Todos os envolvidos querem ser aprovados e vão buscar o melhor método de estudo para isso.

Outra semelhança é que os diferentes perfis de estudantes envolvidos nestas situações têm diversas matérias para estudar. A quantidade de conteúdos assusta, não é? Mas nada que um bom planejamento de estudo não resolva.

Ainda mais porque um bom planejamento é vantajoso para aqueles estudantes que têm dedicação exclusiva, mas também para aqueles que se dividem entre o trabalho e a preparação para processos seletivos. Todos saem ganhando!

Mas um bom planejamento não significa, por exemplo, se programar para estudar horas e horas de uma disciplina. A melhor maneira de obter rendimento nos estudos e alcançar a esperada aprovação é elaborar um bom ciclo de estudo intercalado.

Estudo intercalado? Nunca ouviu falar? Neste post você ficará por dentro deste método, como ele funciona, quais são suas vantagens e como estudar intercalando matérias no seu dia a dia. Vamos lá?

Aqui você vai conferir:

 


O que é estudo intercalado?

O estudo intercalado, também conhecido como "interleaving" em inglês, é uma técnica de aprendizado que envolve alternar ou misturar a prática de diferentes tópicos ou habilidades durante uma sessão de estudo ou treinamento.

Ou seja, em vez de se concentrar em um único tópico por um longo período, o estudante alterna entre vários assuntos ou problemas diferentes em intervalos regulares.

Essa abordagem contrasta com o método de estudo tradicional, onde os estudantes normalmente passam longos períodos concentrando-se em um único tópico antes de passar para o próximo.

Pesquisas mostraram que o estudo intercalado pode ser uma técnica mais eficiente para a retenção de informações e a aprendizagem a longo prazo.

🔵Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

A teoria por trás do estudo intercalado é que alternar entre tópicos ou tipos de problemas exige que o cérebro trabalhe mais para recuperar a informação relevante de memória de longo prazo.

Isso, por sua vez, fortalece as conexões neurais relacionadas a esses conceitos ou habilidades, tornando a aprendizagem mais duradoura.

Por exemplo, ao estudar matemática, em vez de praticar várias vezes um tipo de problema antes de passar para o próximo, o estudante pode alternar entre diferentes tipos de problemas matemáticos, como equações lineares, geometria, probabilidade e assim por diante. O mesmo princípio pode ser aplicado em outras disciplinas acadêmicas ou áreas de aprendizado.

Essa técnica de estudo pode ser especialmente útil quando se deseja reter conhecimentos por um longo período ou quando se prepara para exames abrangentes, pois ajuda a construir uma compreensão mais sólida e profunda dos tópicos estudados.

Entretanto, é importante ressaltar que a eficácia do estudo intercalado pode variar de pessoa para pessoa, e cada estudante pode encontrar métodos de estudo que se adaptem melhor às suas necessidades individuais.

🔵Leia também: Como montar planos de estudo com o ChatGPT para o Enem 2023

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como intercalar as matérias no cronograma de estudos?

O método de estudo intercalado consiste, basicamente, em organizar as matérias para que você reveze o tempo de estudo entre elas.

Para isso, você pode seguir estes passos:

  1. Estabeleça o tempo total de estudos por ciclo. Ciclo, aqui, significa um bloco de matérias;
  2. Determine quantas e quais matérias serão estudadas naquele ciclo;
  3. Distribua o tempo total entre as matérias escolhidas, prevendo pequenas pausas.
🔵Leia também: Métodos de estudo eficazes que você precisa conhecer

Primeiramente, é preciso determinar o tempo total de estudos por ciclo. Se você está experimentando o método de estudo intercalado, pode ser uma boa ideia criar ciclos diários e esquematizá-los por semana.

Não importa se seu tempo de estudo não é constante. Se há dias em que é possível fazer um ciclo de seis horas e em outros apenas três, a técnica de estudo intercalado simplesmente fará você alternar as matérias necessárias dentro do tempo disponível, não importando a duração dele.

Para determinar quantas e quais matérias serão estudadas naquele ciclo, seja generoso na diversidade de assuntos. 

Afinal, misturar disciplinas diferentes num mesmo ciclo permitirá a retomada de um assunto que você viu antes. Isso estimula a memória de longo prazo e ajuda o cérebro na tarefa de resgatar os conteúdos já estudados, o que reforça a fixação das informações.

Enumere as disciplinas como matérias 1, 2, 3 e assim por diante. O ideal é não passar de cinco.

Uma dica é intercalar, por exemplo, matérias como matemática, história e biologia em um ciclo; geografia e física em outro; português e química em outro. Se você já ingressou em uma universidade, aplique ao exemplo aquelas disciplinas que não têm nada a ver uma com a outra.

Agora é hora de distribuir o tempo total de cada ciclo entre as matérias. Atenção para esta etapa, pois a vantagem do revezamento de disciplinas pode ser perdido se você estender demais o tempo para cada matéria.

Antes que você se pergunte, recomendamos o mínimo de uma hora e o máximo de duas horas por disciplina. Por quê? Menos que uma hora pode não valer a pena, pois o cérebro leva, em média, 20 minutos para começar a se concentrar. Mais que duas horas pode facilitar a perda da concentração.

Às vezes imprevistos podem acontecer e será preciso diminuir ou estender um pouco a carga horária. Imagine que você está no meio de um raciocínio ou finalmente assimilando um conteúdo que você não entendia antes. Tudo bem se prolongar por alguns minutos antes de prosseguir para a próxima matéria.

Da mesma forma, se você está estudando uma disciplina e o aprendizado não está rendendo ou você está disperso, não prejudica em nada reduzir em alguns minutos o tempo de estudo daquele conteúdo e antecipar a próxima matéria.

O importante é deixar estas quebras de tempo registradas para não descompassar seu ciclo de estudos.

🔵Leia também: Os cursos mais procurados pelos brasileiros no Ensino Superior, segundo o Inep

Quais são as vantagens do estudo intercalado?

A principal vantagem do revezamento de matérias é fazer com que o praticante mantenha-se estudando por mais tempo e de maneira menos cansativa, o que garante a plena assimilação dos conteúdos.

Além disso, o estudo intercalado te ajuda a não acumular matéria. É uma boa técnica para você ficar longe daqueles estudos de última hora na véspera da prova.

O ideal é combinar o método para provas de médio a longo prazo, pois estimula a memória e funciona como uma motivação para estudar.

Como escolher uma faculdade EAD

E aí, gostou de conhecer mais sobre o estudo intercalado?

Teste esse método de estudo e depois nos conte se funcionou para você. Desejamos sucesso na sua trajetória acadêmica e profissional.

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!