Mercado de Trabalho

Como escolher uma profissão para mudar de carreira?

Por EAD URI   | 

 Tag: Mercado de Trabalho

Escolher uma profissão é uma das tarefas mais difíceis da nossa vida. E a situação pode parecer ainda mais complicada quando a intenção é mudar de carreira. Depois de já estar consolidado no mercado, é normal se sentir assustado com uma nova mudança, e não saber como escolher uma profissão para essa nova fase da vida.

Porém, também é normal sentir vontade de mudar. Hoje em dia, estamos entrando no mercado de trabalho cada vez mais cedo. Enquanto saímos dele cada vez mais tarde. Com o aumento na expectativa de vida, aumentou também a nossa idade de aposentadoria.

Por isso, passamos muito mais tempo nas carreiras que escolhemos, e é extremamente válido trocar sua jornada quando sentir que não cabe mais na carreira antiga. E em uma época cada vez mais tecnológica, profissões antigas podem sumir, enquanto profissões novas, consideradas do futuro, acabam por surgir e expandir o mercado.

Pode parecer uma tarefa complicada, escolher uma profissão para mudar de carreira. Mas quando seguimos as nossas vontades e o nosso coração, qualquer jornada se torna divertida e muito bem aproveitada.

Mas para ser bem aproveitada, é preciso buscar por análise, conhecimento e, se necessário, até mesmo ajuda profissional. Hoje em dia, existem muitos profissionais de carreira, mentores e até mesmo psicólogos especializados em carreiras. Isso pode ampliar o seu leque de escolhas, e traçar um caminho pode se tornar ainda mais fácil.

Quer saber mais? Continue lendo esse artigo com dicas valiosas para te ajudar como escolher uma profissão.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Analise sua profissão atual

Antes de partir para ação, como falamos anteriormente, é necessário tirar um tempo para analisar a sua escolha. E nessa análise, coloque também em pauta a sua profissão atual.

Muitas vezes, o seu conhecimento e sua experiência atual podem servir para outras profissões relacionadas à sua área, e até mesmo para áreas diferentes. Além disso, procure entender as suas necessidades, sua satisfação profissional e seus sentimentos ao sair dessa profissão.

Também coloque em jogo a sua vida financeira, e, se for necessário, se planeje com antecedência para esse salto, principalmente se for um salto muito grande.

Quando você já está consolidado em uma profissão, os seus anos de experiência contam muito na hora de calcular o seu salário atual. Entenda que você terá que começar de novo, com um salário júnior e com pouca ou nenhuma experiência em uma área nova.

Esse pensamento pode parecer desanimador, e é exatamente um bom planejamento que vai permitir que você aceite o novo desafio. Não tenha medo de colocar tudo no papel e fazer um plano financeiro bem estruturado.

Neste plano, coloque também quais cursos ou especializações você precisará fazer, e se será possível investir neles enquanto ainda trabalha na sua área antiga. Para isso, os cursos a distância e semipresenciais são os ideais.

jovem-usando-laptop

Busque o autoconhecimento

Essa parece uma frase clichê saída do discurso de um coach motivacional, mas essa premissa é extremamente importante, principalmente quando você pretende tomar decisões que impactam a sua vida pessoal e profissional.

No âmbito profissional, quando você deseja escolher uma profissão, é ideal que você saiba que é necessário entender para onde você vai. Fazer um planejamento dessa magnitude carece sabedoria e entendimento completo sobre o que você sente.

E não tenha medo de levar mais tempo do que o necessário nesse processo. Muita gente imagina que seja fácil se conhecer, mas essa história não é bem assim. Autoconhecimento leva tempo, são necessárias altas cargas de autoaceitação, análise própria e muita força de vontade.

Além disso, busque entender os seus pontos fortes. Eles podem te levar diretamente à uma nova área profissional que você tem facilidade e pode se dar muito bem, ou te afastar de uma área que não faz o seu estilo. Nessa parte, o autoconhecimento é ideal.

Também leve em conta os seus pontos fracos, não somente para entender quais áreas você não deve ir, mas também para considerar como pontos de melhoria. Pode ser uma dificuldade de falar em público que pode atrapalhar uma área que você tem facilidade, ou uma dificuldade de escrita que pode te atrapalhar com relatórios. Esses pontos podem ser facilmente melhorados com treino e elevam sua nova carreira a um novo patamar. Tudo isso pode te ajudar a como decidir uma profissão.

Faça testes vocacionais

Como já mencionamos anteriormente, não tenha medo de buscar ajuda exterior na hora de dar esse passo importante na sua carreira profissional. E um bom exemplo da ajuda perfeita nessa jornada é o teste vocacional.

É ideal que você busque fazer o teste vocacional mais de uma vez, e em mais de uma situação. Busque por períodos diferentes, horários diferentes, dias diferentes. Depois de uma reunião cansativa, antes de iniciar o trabalho em uma segunda-feira, entre muitas outras.

Os testes vocacionais não só podem te ajudar a achar um rumo, como também auxiliam no seu autoconhecimento em situações diversas. Portanto, invista seu tempo executando esse teste e comparando os resultados.

Os testes vocacionais podem ser aplicados por um especialista, um psicólogo ou um mentor de carreira, como também podem ser feitos de forma online. Você pode buscar mais de uma opção para comparar os testes, e pode também ter a ajuda de um profissional completo do seu lado durante todo o percurso.

É ideal que você primeiro se entenda e se conheça, pois pular a etapa do autoconhecimento pode te levar a confusão na hora de decidir as respostas do teste vocacional. Esse teste trabalha com os seus pontos fortes para elaborar a sua vocação, mas se você não souber o que responder, pode ser que o teste não te ajude. Por isso, não tenha medo de levar o tempo necessário para se conhecer e refazer o teste quantas vezes forem preciso.

Pesquise sobre as áreas que te interessam

Após descobrir e entender quais são os seus pontos fortes e pontos fracos, e depois de se conhecer e realizar os testes vocacionais, escolha as áreas que mais te interessam e separe-as.

Comece por pesquisar mais sobre as áreas que você separou, e tire todas as dúvidas possíveis sobre elas. Busque todas as informações necessárias, desde as especializações, os cursos disponíveis, as habilidades necessárias, até as possibilidades de atuação, o salário mínimo e médio, entre muitas outras.

Ter a mão todas essas informações pode te ajudar a decidir de forma completa sobre qual carreira seguir, qual área escolher. Com elas, você também pode traçar um plano de ação mais complexo, levando em conta o valor que você precisará desembolsar, a duração dos cursos que você precisará fazer e as habilidades a serem aprimorada.

Além disso, também é importante para que você tenha segurança na carreira que deseja seguir, e evita surpresas no futuro, como um tempo mal planejado, uma habilidade mais fraca, entre muitos outros.

O autoconhecimento aliado ao conhecimento pleno da área que você deseja atuar irão trabalhar em equipe para trazer o resultado necessário, elevando a sua carreira a um novo patamar.

Conheça o mercado de trabalho

Aproveite as suas pesquisas sobre as áreas pretendidas para pesquisar também sobre o mercado de trabalho nessas áreas. Entenda as hierarquias e procure saber qual é a experiência necessária para ser bem sucedido, quais conhecimentos práticos são mais valorizados, quais as habilidades são mais exigidas no mercado, entre muitas outras características.

Além disso, busque conhecer o mercado por região. Em algumas regiões específicas, certas áreas são mais desenvolvidas, e você pode ter sucesso mais rápido. Em contrapartida, outras regiões podem ter áreas menos desenvolvidas, mas que possuem um alto potencial, fazendo com que sejam regiões incríveis para empreender com baixa concorrência e alto mercado.

Por isso, pesquisar sobre o mercado de trabalho na região que você pretende atuar é tão importante. Essa pesquisa vai te ajudar a montar o seu plano de ação, juntando todas as informações que você precisa para se desenvolver mais rápido e de forma completa. Além disso, também pode apontar para diversos caminhos, como do empreendedorismo, da atuação em empresas, entre outros.

Essa pesquisa vai te ajudar a entender se o mercado está aquecido ou não, e vai te dar todos os passos para elevar a sua nova carreira. Tudo para que você tenha o melhor aproveitamento, evitando surpresas no futuro e saindo na frente dos seus concorrentes.

Conheça algumas profissões que sempre têm demanda do mercado:

Outras profissões de Ciências Humanas também entram na lista. Saiba mais sobre a área do conhecimento.

Converse com profissionais da área

Uma conversa honesta com profissionais da área também é considerada uma forma de pesquisa de mercado, porém é ainda mais confiável do que uma pesquisa simples, pois você estará falando diretamente com alguém que vive o dia a dia da área que você deseja ingressar.

Por isso, você pode ir além, perguntando sobre os detalhes sobre a área, e expondo questões diretamente com o profissional. Assim, você se informa e se prepara para todas as fases da sua carreira com informações privilegiadas.

Além de poder tirar todas as suas dúvidas, conversar com profissionais da área vai te ajudar a expandir a sua rede de contatos e fazer um bom networking. Dessa forma, você poderá ingressar na área com boas referências e contatos de sua confiança.

Essa rede de contatos é importante para uma boa conexão, assim você poderá contar com alguém quando tiver com problemas ou dúvidas. Também pode ter acesso a vagas,

conhecimento, dicas e muitas outras informações da sua área.

Você pode fazer esse contato por redes sociais profissionais, como é o caso do LinkedIn. No LinkedIn você pode se conectar diretamente com pessoas da área escolhida e trocar experiência valiosas com elas. Também é possível criar essa conexão em outras redes sociais, ou até mesmo presencialmente, indo a eventos e seminários da área.

diretor de marketing

Tente imaginar seu futuro naquela área

Depois de fazer o teste vocacional, se conhecer, entender suas necessidades e achar a sua nova área de atuação, faça o exercício básico de se imaginar atuando nessa área escolhida.

Pegue o seu planejamento de carreira e imagine você no futuro passando por todas as etapas e crescendo nessa área. Entenda seu potencial atual e pense em como você lidaria com os pequenos problemas que possam aparecer.

Esse exercício parece simples, mas é de grande importância para entender se é isso que você realmente deseja para a sua vida. A autoconfiança e a segurança podem ser os melhores combustíveis para motivar a fazer essa troca, mas para ter a quantidade certa de segurança, imaginar seu futuro nessa área pode te ajudar!

Muitas vezes, o conhecimento que você já tem por já estar no mercado, mesmo em uma área diferente da que você quer ir, pode te ajudar nas mais diversas situações. A habilidade de resolução de problemas, de autogestão, a organização, entre muitas outras soft skills que são desenvolvidas no mercado podem fazer com que você saia na frente, mesmo entrando em uma área nova.

Por isso, é importante se imaginar na área, e também entender que a experiência que você já tem pode te ajudar muito em uma nova carreira. Assim, você ganha ainda mais segurança para entrar de cabeça nessa jornada.

Agora que você já entendeu como escolher uma profissão, se planejando para fazer a transição de carreira de forma segura e aproveitando ao máximo a experiência que você já possui, já pode criar o seu plano de ação e começar a apostar em você!

É normal se sentir inseguro no começo, principalmente quando você já possui uma carreira em outra área e deseja mudar completamente de ares. Porém, ao traçar um plano e apostar no autoconhecimento, você diminui os riscos e deixa a sua jornada mais segura, garantindo que tudo será aproveitado e todas as barreiras serão ultrapassadas com segurança.

Por isso, não tenha medo de colocar tudo no papel, fazer pesquisas de mercado e área e até mesmo contar com ajuda profissional se necessário. Dessa forma, você garante que tudo será levado em consideração na hora de escolher uma nova área, ao mesmo tempo que se prepara para todas as surpresas que possam aparecer.

Que uma ajuda a mais para saber como escolher uma profissão? Então leia agora o nosso artigo sobre as profissões mais bem pagas para se arriscar e conheça novas áreas para mudar de carreira!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se.