Tem Educação Física no Enem, sim! Saiba como o conteúdo é cobrado

Postado em 2 de set de 2021
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É isso mesmo que você leu! Embora muitas pessoas acreditem que a Educação Física seja uma disciplina restrita a atividades práticas, ela é cobrada na prova do Enem, no caderno de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.

Na prova, você verá questões que abordam assuntos como esportes, jogos de tabuleiro, campeonatos e outros temas pertinentes à área. O objetivo das perguntas é promover a interpretação e a reflexão crítica sobre a importância dessa disciplina para a nossa saúde e convívio social.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) estabelecem uma relação entre a Educação Física e a cultura corporal, uma vez que essa área do conhecimento teria seus fundamentos nas concepções socioculturais de corpo e movimento. Assim, essa competência propõe um maior entendimento sobre manifestações corporais e movimento como atividades integradoras na sociedade:

Competência de área 3 da Matriz de Referência da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Compreender e usar a linguagem corporal como relevante para a própria vida, integradora social e formadora da identidade.

  • Reconhecer as manifestações corporais de movimento como originárias de necessidades cotidianas de um grupo social;
  • Reconhecer a necessidade de transformação de hábitos corporais em função das necessidades cinestésicas;
  • Reconhecer a linguagem corporal como meio de interação social, considerando os limites de desempenho e as alternativas de adaptação para diferentes indivíduos.
 

A Educação Física na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

A matéria de Educação Física no Enem aborda um conteúdo amplo, com assuntos diversos:

  • Práticas corporais e autonomia;
  • Padrão estético contemporâneo;
  • Esportes;
  • Exercício físico e saúde;
  • Corpo e expressão artística/cultural;
  • Danças;
  • Condicionamentos e esforços físicos;
  • Lutas;
  • Jogos e brincadeiras.

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Geralmente as questões apresentam textos, tabelas, ilustrações ou charges que exigem análise e interpretação por parte dos candidatos.

A prova também pergunta sobre assuntos da atualidade e relacionam disciplinas aparentemente distintas, como Educação Física e Geografia, ou Educação Física e Artes, o que reforça o caráter interdisciplinar do exame.

Assim, a prova de Educação Física no Enem valoriza a bagagem cultural dos candidatos ao longo de sua formação escolar, além da capacidade de realizar uma leitura crítica das manifestações corporais, culturais e artísticas em diferentes contextos sociais.

A prova também estabelece uma relação entre os conhecimentos que envolvem a manutenção da saúde e práticas de movimento corporal.

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O padrão das questões de Educação Física no Enem

Selecionamos 3 questões do Enem que abordam a Educação Física para você entender melhor como o conteúdo é cobrado no Exame.

Elas foram retiradas do banco de provas e gabaritos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação (MEC) responsável pela realização do Enem.

Questão 1 – Enem 2021

O skate apareceu como forma de vivência no lazer em períodos de baixa nas ondas e ficou conhecido como “surfinho”. No início foram utilizados eixos e rodinhas de patins pregados numa madeira qualquer, para sua composição, sendo as rodas de borracha ou ferro. O grande marco na história do skate ocorreu em 1974, quando o engenheiro químico chamado Frank Nasworthy descobriu o uretano, material mais flexível, que oferecia mais aderência às rodas. A dependência dos skatistas em relação a esse novo material igualmente alavancou o surgimento de novas manobras e possibilitou a um maior número de pessoas inexperientes começar a prática dessa modalidade. O resultado foi a criação de campeonatos, marcas, fábricas e lojas especializadas.
ARMBRUST, I.; LAURO, F. A. A. O skate e suas possibilidades educacionais. Motriz, jul.-set. 2010 (adaptado).

De acordo com o texto, diversos fatores ao longo do tempo

  1. contribuíram para a democratização do skate.
  2. evidenciaram as demandas comerciais dos skatistas.
  3. definiram a carreira de skatista profissional.
  4. permitiram que a prática social do skate substituísse o surfe.
  5. indicaram a autonomia dos praticantes de skate.

✅ Gabarito: A

Questão 2 - Enem 2021

O solo “A morte do cisne”, criado em 1905 pelo russo Mikhail Fokine a partir da música do compositor francês Camille Saint-Saens, retrata o último voo de um cisne antes de morrer. Na versão original, uma bailarina com figurino impecavelmente branco e na ponta dos pés interpreta toda a agonia da ave se debatendo até desfalecer.
Em 2012, John Lennon da Silva, de 20 anos, morador do bairro de São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, elaborou um novo jeito de dançar a coreografia imortalizada pela bailarina Anna Pavlova. No lugar de um colã e das sapatilhas, vestiu calça jeans, camiseta e tênis. Em vez de balé, trouxe o estilo popping da street dance. Sua apresentação inovadora de A morte do cisne, que foi ao ar no programa Se ela dança, eu danço, virou hit no YouTube.
Disponível em: www.correiobraziliense.com.br. Acesso em: 18 jun. 2019.

A forma original de John Lennon da Silva reinterpretar a coreografia de “A morte do cisne” demonstra que

  1. a composição da coreografia foi influenciada pela escolha do figurino.
  2. a criação artística é beneficiada pelo encontro de modelos oriundos de diferentes realidades socioculturais.
  3. a variação entre os modos de dançar uma mesma música evidencia a hierarquia que marca manifestações artísticas.
  4. a formação erudita, à qual o dançarino não teve acesso, resulta em artistas que só conhecem a estética da arte popular.
  5. a interpretação, por homens, de coreografias originalmente concebidas para mulheres exige uma adaptação complexa.

✅ Gabarito: B

Questão 3 - Enem 2016

ESPORTE E CULTURA: ANÁLISE ACERCA DA ESPORTIVIZAÇÃO DE PRÁTICAS CORPORAIS NOS JOGOS INDÍGENAS
Nos Jogos dos Povos Indígenas, observa-se que as práticas corporais realizadas envolvem elementos tradicionais (como as pinturas e adornos corporais) e modernos (como a regulamentação, fiscalização e a padronização). O arco e flecha e a lança, por exemplo, são instrumentos tradicionalmente utilizados para a caça e a defesa da comunidade na aldeia. Na ocasião do evento, esses artefatos foram produzidos pela própria etnia, porém sua estruturação como “modalidade esportiva” promoveu uma semelhança entre as técnicas apresentadas, como o sentido único da competição.
ALMEIDA, A. J. M.; SUASSUNA, D. M. F. A. Pensar a prática, n. 1. jan. 2010.

A relação entre os elementos tradicionais e modernos nos Jogos dos Povos Indígenas desencadeou a

  1. Padronização da pintura e adornos corporais.
  2. Sobreposição de elementos tradicionais sobre os modernos.
  3. Individualização das técnicas apresentadas em diferentes modalidades.
  4. Legitimação das práticas corporais indígenas como modalidade esportiva.
  5. Preservação dos significados próprios das práticas corporais em cada cultura.

✅ Gabarito: D

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