Tags: EAD

Você sabia que existe curso de História EAD? Essa é uma ótima opção para aqueles que desejam atuar na área, mas dispõem de pouco tempo para se dedicar aos estudos.   

As graduações EAD, com aulas online e assíncronas, oferecem mais flexibilidade de horários, permitindo que os estudantes organizem seus estudos de acordo com a sua rotina.   

A faculdade de História é uma das formações que já é possível cursar nesse formato, contanto com o mesmo conhecimento e qualificação do modelo presencial.   

Neste artigo, explicamos como funciona o curso de História EAD, trazendo detalhes sobre as disciplinas, a duração e o mercado de trabalho para os diplomados.   

Confira: 
O que se estuda no curso de História 
Diferença entre bacharelado e licenciatura em História 
Como funciona o curso de História EAD 
Curso de História: possibilidades de atuação profissional 
Quanto ganha um profissional formado em História 
Conclusão 

curso-de-historia-ead - mulher sentada em frente a escrivaninha lendo livro

O que se estuda no curso de História  

De forma geral, podemos dizer que a faculdade de História estuda a formação do mundo  

Ela busca compreender os principais acontecimentos históricos da humanidade, passando pela criação das sociedades, as principais guerras, governos, acordos políticos e revoltas populares.  

Por meio do estudo do passado da humanidade, os alunos dessa graduação também exploraram temas como política, economia e sociologia ao longo da formação.   

Abaixo, trazemos mais detalhes sobre os principais assuntos trabalhados no curso de História:  

História Antiga  

Compreende o período entre a invenção da escrita (de 4 000 a.C. a 3 500 a.C.) e a queda do Império Romano do Ocidente (476 d.C.).  

É a época do surgimento e desenvolvimento das primeiras civilizações. Os povos mais estudados e que tiveram maior impacto na sociedade nesse período são os egípcios, mesopotâmicos, hebreus, fenícios, persas, gregos e romanos.   

Idade Média  

A Idade Média é o período da história geral que se inicia no século V, logo após a queda do Império Romano do Ocidente, e termina no século XV, com a conquista de Constantinopla pelo Império Turco-Otomano.  

Foi uma época marcada pela influência da Igreja Católica e pela ruralização da Europa Ocidental. O feudalismo foi a forma de organização social e econômica instituída. Era um sistema baseado nas grandes propriedades de terra, chamadas de feudos, e a mão de obra era servil.  

História Moderna  

Idade Moderna é o período compreendido entre a Idade Média e a Idade Contemporânea. Foi nessa fase que surgiram as bases sociais e econômicas da sociedade atual.  

Os principais fatos dessa época são a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, o Renascimento e os Descobrimentos (incluindo as viagens de Colombo que começaram em 1492 e a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama em 1498).   

Revolução Francesa, em 1789, marca o fim da Idade Moderna.   

História Contemporânea  

A Idade Contemporânea é o período atual da história ocidental e cujo início remonta à Revolução Francesa. É uma fase de diversas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais do mundo todo.   

A contemporaneidade fortaleceu o sistema capitalista no ocidente, criando conflitos entre as potências europeias na busca pelo domínio de terras, exploração de matérias-primas e expansão dos mercados.  

É uma época muito marcada também pelo enfraquecimento das convicções religiosas e fortalecimento da ciência e da razão, especialmente marcado pelos ideais iluministas  

História do Brasil 

Trata dos principais acontecimentos e marcos da história brasileira,  como:  

  • Descobrimento do Brasil  
  • Brasil Colônia  
  • Independência do Brasil  
  • Primeiro Reinado e Segundo Reinado 
  • Primeira República  
  • Revolução de 1930  
  • Era Vargas  
  • Ditadura Militar 
  • Presidentes e governos a partir de 1985  

História da América e da África 

Aborda a formação das Américas e da África , apresentando suas divisões, conquistas e lutas por independência.  

Os estudos focam na configuração sociocultural e na relação com os outros continentes ao longo do tempo.  

Historiografia 

Historiografia é o estudo da História enquanto ciência, buscando discutir e compreender como se dá a produção do conhecimento histórico.  

Esse estudo procura identificar as melhores maneiras de interpretar as fontes históricas e como a história é escrita.   

Política, Economia e Antropologia  

Para analisar e compreender os fatos históricos, é preciso ter conhecimentos que perpassam áreas como política, economia e antropologia. 

Essas áreas do conhecimento oferecem aspectos-chave para que o futuro licenciado tenha uma compreensão melhor das sociedades estudadas. 

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis. 

Diferença entre bacharelado e licenciatura em História  

A graduação em História possui dois graus de formação: o bacharelado e a licenciatura.   

O bacharelado é uma formação mais generalista, preparando historiadores para atuar na área de pesquisa, com a preservação de documentos históricos e até mesmo arquivos públicos .   

Já a licenciatura, é uma formação voltada para a carreira docente. Ou seja, é aquela que prepara professores de História para lecionar na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.   

Em geral, a grade curricular dos dois cursos é muito semelhante, incluindo as matérias que mencionamos no tópico anterior.   

A principal diferença é que a licenciatura em História conta com disciplinas ligadas à pedagogia e ao ensino, enquanto o bacharelado não.  

A escolha entre bacharelado ou licenciatura em História deve ser feita com base nos seus objetivos profissionais.   

Afinal, por mais que os cursos sejam muito semelhantes, os diplomados com grau de bacharel em História, por exemplo, não estão habilitados para a docência.   

Como funciona o curso de História EAD 

como-funciona-o-curso-de-historia-ead - mulher sentada em escadaria com notebook

O curso de História, tanto o bacharelado quanto a licenciatura, pode ser cursado na modalidade EAD  

Nesse formato, todas as aulas e atividades acadêmicas, como trabalhos, por exemplo, acontecem através de um ambiente virtual de aprendizagem.   

Ou seja, não existe a necessidade de se deslocar diariamente até a universidade.  

Além disso, as aulas ficam gravadas nessa plataforma digital, o que permite que os estudantes decidam como organizar sua rotina e horários de estudos.  

As disciplinas do curso de História EAD são as mesmas da graduação presencial, assim como o diploma. Dessa forma, podemos concluir que qualificação da graduação EAD é a mesma do modelo tradicional.   

Abaixo, esclarecemos algumas das principais dúvidas sobre a graduação em História EAD:  

Quanto tempo dura o curso de História EAD  

Quatro anos.  

faculdade de História EAD, tanto bacharelado quanto licenciatura, tem duração de quatro anos. É o mesmo tempo de um curso presencial.   

Para quem é indicado o curso de História EAD  

As graduações EAD, no geral, são indicadas para os estudantes que têm pouco tempo para dedicar aos estudos, principalmente aqueles que trabalham em período integral.   

Essa modalidade de ensino proporciona mais flexibilidade de horários, já que as aulas podem ser assistidas quando e de onde o estudante preferir.    

Ou seja, é o modelo ideal para quem quer conciliar estudos e trabalho de forma plena.  

TCC e estágio obrigatório no EAD 

No curso de História EAD, também é obrigatório que os estudantes façam o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) e realizem ao menos um estágio supervisionado para alcançar o diploma.   

Curso de História: possibilidades de atuação profissional  

Os historiadores possuem conhecimentos que possibilitam uma gama de atuações profissionais. Abaixo, apresentamos as principais:  

Docência  

Essa é uma área exclusiva dos licenciados em História.   

Nesse campo, os profissionais atuam como professores de História na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio e cursinhos pré-vestibulares.  

É possível trabalhar tanto em instituições particulares, da rede pública ou em ambas, dependendo das cargas horárias.   

Ainda existe a opção de oferecer aulas particulares e personalizadas também.   

Produção de Materiais Didáticos 

Outra opção para os diplomados em História é a área de produção e elaboração de materiais didáticos.   

Mesmo com as novas tecnologias, os livros de História seguem sendo muito utilizados no contexto escolar.   

Dessa forma, é essencial que existam profissionais capacitados para atuar no campo da escrita, revisão e editoração desses conteúdos.  

Pesquisa  

Outra possibilidade para os historiadores é atuar na área de pesquisa.   

Para trabalhar nesse campo, um dos caminhos possíveis é seguir carreira acadêmica, realizando mestrado e doutorado  

Diversos órgãos públicos e empreendimentos ligados a registros históricos necessitam de profissionais para trabalhar na área de pesquisa, investigando e reconstruindo fatos do passado.   

Acervos e museus   

Os historiadores também encontram oportunidades em acervos e museus.  

Nessa área, é comum que eles trabalhem com patrimônio histórico, buscando novos meios de recuperar informações perdidas e garantindo a preservação de artefatos históricos.   

Produção Cultural   

Você já deve ter tido contato com muitos filmes, livros e peças de teatro que se passavam em um tempo distante do nosso, certo?  

É comum que os diretores, autores e roteiristas não tenham um conhecimento profundo sobre outras épocas da história, recorrendo, dessa forma, aos historiadores para garantir a verossimilhança de suas produções.   

Os historiadores que trabalham no campo da produção cultural tem como responsabilidade garantir a veracidade das informações apresentadas, sendo esse mais um campo de atuação desses profissionais.   

Quanto ganha um profissional formado em História  

De acordo com pesquisa do portal Salario.com.br, junto a dados oficiais do Novo CAGED, eSocial e Empregador Web, um historiador ganha em média R$ 2.514,44 no mercado de trabalho brasileiro.  

Essa média de remuneração se refere a jornada de trabalho de 42 horas semanais e foi feita com base em 80 salários de profissionais admitidos e desligados pelas empresas no período de Setembro de 2020 a Agosto de 2021.  

Conclusão  

Neste artigo, falamos sobre o curso de História EAD, trazendo mais informações sobre os estudos e mercado de trabalho na área.   

Se você se interessou por essa graduação, venha conhecer as vantagens da faculdade História EAD da URI.   

Reconhecidos pelo MEC, os cursos EAD da URI utilizam uma metodologia de aprendizado dinâmica, interdisciplinar e tecnológica. Assim, você aprende a realidade das profissões e entende toda a teoria e prática da atuação profissional.  

Comece hoje mesmo a trilhar o seu caminho no campo da História com a URI!  

👩‍🎓 Conheças as opções de bolsas de estudos da URI!

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT