Tags: EAD

O curso de Gestão Pública EAD prepara profissionais para atuar com ética, responsabilidade e estratégia nos órgãos públicos. Também é excelente curso para quem gosta de leis, políticas públicas e também para quem pensa em seguir carreira política. Muitas pessoas que já tem uma graduação, escolhem a área de Gestão Pública EAD para executar seus serviços ainda melhor como servidores públicos. 

Assim, é possível conquistar o segundo diploma de graduação com aulas que se encaixam a sua rotina, mensalidades que cabem no bolso, além da diversidades de cursos oferecidos. O ensino a distância trouxe a flexibilidade que os atarefados procuram. 

Se você quer mudar os rumos profissionais e não sabe por onde começar, continue o artigo e conheça o curso de Gestão Pública EAD, o que faz o profissional e como o mercado de trabalho o recebe. 

dois-colegas-trabalhando-em-um-centro-de-negocios_1303-17314-1

O que é gestão pública? 

Não é de hoje que o curso de Gestão Pública tem ganhado relevância no mercado de trabalho. A preocupação em ter profissionais qualificados para atuar na administração pública, foi o principal motivo para esse movimento acontecer. 

O profissional que se especializa no curso de Gestão Pública EAD, possui habilidade técnica para planejar, executar e gerir projetos que envolvem setores como educação, saúde, transporte, segurança, meio ambiente, habitação, entre outros. 

Ser um gestor que assume as responsabilidades de suas atividades, respeita a população e faz o uso consciente dos recursos públicos, são as principais competências desenvolvidas pelo curso ao longo de seus 2 anos de duração. 

Como é a faculdade de Gestão Pública?

O curso de Gestão Pública, tem o objetivo de formar profissionais capazes de gerir pessoas,  desenvolver políticas públicas, programas de responsabilidade social e não governamentais e demais desafios relacionados a órgãos públicos.  

O estímulo das competências necessárias para o exercício da profissão, acontece por meio da grade curricular oferecida pelo curso. 

Ao longo dos estudos, disciplinas como sustentabilidade e ética organizacional, produção discursiva, fundamentos da contabilidade, finanças e economia, criatividade e empreendedorismo, fiscalização tributária, planejamento e orçamento público, controladoria e auditoria pública, são algumas das matérias estudadas. 

Hoje em dia, é possível encontrar cursos de Gestão Pública na modalidade bacharelado, onde a conclusão do curso acontece em 4 anos e o tecnólogo, com duração de 2 anos. Ambos os formatos de ensino garantem o seu diploma no ensino superior. 

Como funciona o curso de gestão pública EAD? 

O ensino a distância já é uma realidade para milhares de brasileiros em todo o país. E os motivos são muitos, seja pela mensalidade acessível, seja pela independência nos estudos, o EAD vem ganhando espaço. 

Em 2020, as matrículas desta modalidade já ultrapassam as do ensino presencial, de acordo com levantamento feito pela Associação Brasileiros de Mantenedoras do Ensino Superior (Abmes), em parceria com Educa Insight, empresa de pesquisas educacionais. 

A maioria das instituições de ensino, oferecem o curso Gestão Pública EAD com formação tecnóloga. Neste contexto, a grade curricular da graduação é reduzida a disciplinas específicas, que possibilitam aplicações práticas dos ensinamentos adquiridos em sala de aula. A formação acontece em 2 anos, ou seja, você e seu diploma de ensino superior mais cedo no mercado de trabalho.

Se a sua rotina e demais responsabilidades forem o empecilho para conhecer o novo, saiba que no ensino a distância o caminho até o conhecimento é inverso: a universidade vai até você, claro, no horário e local que decidir. O EAD é a liberdade e autonomia de criar a própria rotina. Conheça mais desta modalidade de ensino.  

Aulas online

Após a confirmação da matrícula no curso de Gestão Pública EAD, o aluno recebe um login e senha para acessar a plataforma virtual de ensino disponibilizado pela universidade. Por ela é possível assistir às aulas, consultar apostilas e rever matérias sempre que julgar necessário. 

A grande vantagem do ensino online é que essas os estudos podem acontecer quando quiser, seja no intervalo do trabalho, na volta para casa após expediente ou no horário da soneca dos filhos. Você pode acessar de onde quiser, 24 horas por dia. 

Avaliações presenciais

O EAD permite que você estude de onde quiser. Isso inclui o campus da universidade e unidades de apoio presenciais. No entanto, alguns encontros presenciais fazem parte do calendário acadêmico do estudante de EAD e acontecem periodicamente. 

Nestes momentos é possível aproveitar a biblioteca física, salas de estudo, laboratórios e espaços para atividades de pesquisa e extensão, assim como os demais espaços oferecidos na estrutura da instituição. 

Nos encontros presenciais também acontecem as avaliações. Logo, além de poder desenvolver ainda mais suas habilidades na área, o seu conhecimento é analisado a partir do resultado dos testes. 

empresaria ao computador

Tutores para tirar dúvidas

Os tutores contribuem diretamente no processo de aprendizagem dos alunos que cursam Gestão Pública EAD, assim como os professores. 

Muitos confundem o papel dos dois profissionais nesta modalidade de ensino. A diferenciação entre eles é bem simples: os professores ministram as aulas online e atendem os alunos nos encontros presenciais, enquanto os tutores estão disponíveis para tirar dúvidas e dar todo o suporte no ambiente virtual de aprendizagem. 

Interação com colegas

Ainda pela plataforma virtual de aprendizagem, é possível interagir pelo chat e fórum de apoio com os colegas de turma. Essa conexão online é ideal para a troca de experiências e consultas de assuntos referentes ao aprendido em de aula. 

Não pense que esse contato acontece apenas por meio de telas. Os encontros presenciais são ótimas ocasiões para encontrar pessoalmente com os colegas de estudo e aumentar o seu network, a rede de contatos profissionais que pode gerar indicação de novas oportunidades de trabalho. 

Reconhecimento do MEC

O seu diploma em ensino superior só terá validade em todo o território nacional, se a universidade e o curso de Gestão Pública EAD forem reconhecidas e credenciadas pelo Ministério da Educação (MEC). 

Fique atento. Antes de se inscrever para o vestibular do curso desejado, pesquise mais informações sobre a universidade. O MEC disponibiliza em seu site um ambiente de consulta, para saber se a instituições é de confiança e se cumpre com as todas exigências que garantem ensino superior de qualidade. 

O que faz um gestor público?

O gestor público é o responsável por cuidar de qualquer projeto ligado ao poder público, seja no âmbito municipal, estadual ou federal. As atribuições são definidas conforme formação e experiência do profissional. 

Veja algumas das atividades que fazem parte das atribuições de um gestor público: 

  • garantir a prestação de contas a órgãos públicos de controle;
  • pesquisar soluções tecnológicas que possam ser usadas na gestão públicas;
  • desenvolver projetos e programas de políticas públicas visando ao desenvolvimento local;
  • controlar o fluxo de contas a pagar e a receber;
  • cuidar da administração orçamentária. 

Vale lembrar que as opções para ingressar em empresas públicas acontecem por meio de indicação a algum cargo, concursos públicos ou processos seletivos que acontecem periodicamente e, algumas vezes, são bastante concorridos.

Qual o salário de um Tecnólogo em Gestão Pública EAD?

A remuneração de um profissional com formação em Gestão Pública, varia de acordo com o nível da instituição (municipal, estadual e federal), cargo ocupado e experiência profissional. 

Uma pesquisa realizada pelo site Salário.com.br, o maior portal gratuito de pesquisa de cargos e salários do Brasil, aponta que a média salarial do profissional em gestão pública é de R$ 4.112,75. 

Se você pretende iniciar uma segunda graduação, saiba que o curso de Gestão Pública desenvolve profissionais multidisciplinares, perfil bem recebido nas organizações e que vale ouro no cenário atual. 

Esse é o caminho seguido pelos mais audaciosos, os que desejam alcançar altos cargos de gestão, ter uma melhores salários e assim, poder oferecer uma vida mais confortável à família. 

Mercado de trabalho para gestão pública 

Um grande e recorrente engano é acreditar que o profissional com formação em Gestão Pública encontra oportunidades de trabalho apenas em prefeituras e governos estatais e federais. O conhecimento e serviços do gestor público, também são extremamente válidos e necessários no ambiente corporativo e organizações privadas. 

As possibilidades de atuação no setor público podem são encontradas como, servidor público a nível municipal, estadual, federal. Nos três poderes: legislativo, judiciário, executivo e também nos demais órgãos relacionados ao Estado. 

Nas instituições privadas, as oportunidades de trabalho estão em empresas que participam de licitações (agência de publicidade, empresa especializada em manutenção) em entidades filantrópicas e na captação e na administração de recursos públicos. 

Onde estudar gestão pública EAD?  

Nos últimos anos, a procura por ensino superior foi grande. Um levantamento feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que número de vagas de graduações oferecidas crescem a cada ano. Em 2014, o número de vagas era de 8.081.369, já no ano de 2018, o oferta de cursos subiu para 13.529.101.

Atualmente existem muitas opções de cursos em Gestão Públicas EAD disponíveis no mercado, definir onde começar seus estudos é uma decisão muito importante, portanto, antes de se inscrever, pesquise se a instituição está oferece bons precedentes nos pontos a seguir.

Conheça a instituição 

Logo nas primeiras buscas você vai se deparar com muitas universidades, pesquise sobre elas e a estrutura oferecida para as aulas presenciais. Busque por informações sobre a instituição que pretende iniciar seus estudos e dê preferência às universidades com tradição de ensino. 

Caso seja possível, visite o campus da instituição e conheça a biblioteca física, laboratórios de informática, salas de aula e espaços para atividades de pesquisa e extensão estão à sua disposição.

Plataforma de ensino 

As plataformas de ensino são a sua sala de aula. Elas precisam ser organizadas e intuitivas para que você tenha acesso a materiais, notas, suporte com tutor, chat e boletos para pagamento das mensalidades, sempre que for necessário. 

Entre em contato com a coordenação do curso de Gestão Pública EAD, para saber mais informações sobre a plataforma de ensino disponibilizadas pela universidade. 

Escolha a melhor localização da IES para as aulas presenciais

Estar presente nas aulas presenciais é investir não só em seu aprendizado, mas também na relação com colegas de turma e professores. No ensino a distância os encontros acontecem periodicamente, podem ser semanais ou apenas para a realização das provas. 

Escolha o campus ou polo de atendimento mais próximo do seu endereço, desta o forma você economiza tempo e dinheiro no deslocamento, além de ser mais seguro. 

Outro ponto positivo é que as melhores universidades oferecem projetos de pesquisa, extensão e eventos acadêmicos e como aluno do EAD, você também pode participar. Tudo isso enriquecerá a sua formação e poderá abrir portas para seu futuro profissional. 

Gestão Pública EAD como segunda graduação

Se você está em busca do curso de Gestão Pública EAD para fazer a sua segunda graduação, saiba que esta é uma escolha bastante interessante. Os conhecimentos do curso poderão ser utilizados em diversas áreas de trabalho dentro ou fora de organizações públicas.

Por exemplo, digamos que você tenha uma licenciatura e atualmente é professor ou professora. Ao cursar Gestão Pública como segunda graduação, você estaria apto a assumir cargos gerenciais, seja dentro da escola pública, ou até mesmo numa Secretaria de Educação, Núcleo Regional. 

Ainda, com a união dessas especialidades poderia atuar junto à Organizações Não-Governamentais e empresas de educação e que concorram a licitações. 

O curso de Gestão Pública traz conceitos da administração que podem ser agregados em qualquer carreira. Além disso, as questões relativas à legislação também somam ao currículo e abrem muitas portas. Já imaginou trabalhar como assessor de campanha política? Ou como assessor de cargos eletivos, ou ainda até mesmo na política? Tudo isso é possível para quem cursa Gestão Pública.  

E como vantagem de segunda graduação, está a possibilidade de eliminar ou aproveitar matérias. O aproveitamento de disciplinas permite a dispensa de matérias que já foram cursadas na primeira graduação, ou seja, o período de conclusão do novo curso se torna mais curto. 

As matérias passíveis a eliminação devem pertencer a mesma área de conhecimento. Para solicitar o aproveitamento de disciplinas, apresente o seu diploma e histórico acadêmico, eles devem comprovar a conclusão da disciplina e frequência nas aulas maior que 75%. A direção do novo curso avalia seu histórico e retorna com as matérias que puderam ser eliminadas.

Feito isso, você terá a oportunidade de reduzir a duração do curso e ter mais períodos livre para descanso, desenvolvimento de trabalhos acadêmicos e também para cumprir demais compromissos de sua agenda pessoal e profissional. 

Qual o valor do curso de gestão pública EAD?

A mensalidade de um curso de Gestão Pública EAD varia conforme a instituição de ensino. Atualmente é possível encontrar mensalidades a partir de R$ 270,00. Algumas universidades oferecem descontos e bolsas de estudos para os alunos que estão em busca de conquistar seus sonhos. 

Agora que você já conhece o que faz um Gestor Público e onde estão as oportunidades de trabalho, chegou a hora de dar o primeiro passo rumo a sua nova carreira. Não tenha medo de voltar a estudar e jamais pense que uma segunda graduação é loucura.

Nunca é tarde para repensar o caminho e iniciar estudos numa área que pode contribuir para o seu network, buscar melhores salários e proporcionar mais conforto para a família. 

Acesse nosso site e saiba mais informações sobre o curso de Gestão Pública EAD da URI

Inscreva-se no nosso Blog

ead uri

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT