Exemplos de conectivos para conclusão da redação do Enem

Postado em 20 de ago de 2021
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Um bom desempenho na redação pode fazer diferença na pontuação final do Enem.

É preciso saber construir um texto argumentativo, que leve em conta o tema proposto pelos textos motivacionais. Também é importante elaborar uma redação coerente, com boa argumentação, usando bem a língua portuguesa e com ótima conclusão.

Dessa forma, uma boa produção textual não depende apenas de boas ideias, mas do uso correto e consciente dos elementos linguísticos, como os conectivos de conclusão.

Usar os conectivos corretamente ao longo da redação requer atenção especial porque pode render até 200 pontos. Isso porque os conectivos fazem referência à competência 4 da avaliação, que é o conhecimento dos mecanismos linguísticos para a construção da argumentação.

Neste artigo, você vai entender o que são conectivos e como usar conectivos de conclusão na redação do Enem. Confira:

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O que são conectivos de conclusão?

Os conectivos de conclusão são palavras que unem as orações em um período ou ligam termos que exercem a mesma função sintática na oração.

Eles são responsáveis por dar sentido às frases, unindo ou contradizendo diferentes ideias que estão presentes em um texto. Sua função é construir uma lógica e uma coesão entre as frases.

Portanto, uma escolha equivocada pode tornar o sentido da frase e do seu texto completamente diferente do que era pretendido. Os conectivos de conclusão são muito utilizados para finalizar um parágrafo ou mesmo concluir um texto.

Veja alguns exemplos:

  • Assim;
  • Assim sendo;
  • Conclui-se;
  • Dessa forma;
  • Dessa maneira;
  • Desse modo;
  • Diante disso;
  • Diante do exposto;
  • Em resumo;
  • Em síntese;
  • Então;
  • Nesse sentido;
  • Logo;
  • Pois;
  • Por isso;
  • Portanto.

Acompanhe o uso dos conectivos de conclusão (em negrito), no trecho abaixo, retirado de uma redação hipotética do Enem, com o tema “O papel da literatura na sociedade contemporânea”:

"Em síntese, é de vital importância conceder as bases primordiais para que se tenha uma sociedade literária. Portanto, urge que o Ministério da Educação conceda essas estruturas, por meio da elaboração de campanhas televisivas e radialistas sobre a importância da leitura para o desenvolvimento social. Ademais, cabe ao órgão supracitado, em consonância com escolas e instituições privadas, estimular a leitura por meio da elaboração de políticas de distribuição de livros nas escolas e nas empresas, a fim de contribuir para o avanço da literatura no país. Só assim ter-se-á uma sociedade semelhante ao que Locke propunha."

🔵 Leia também: Como é a correção da redação do enem? E quem são os corretores?

Cuidados ao concluir a redação

Ao finalizar sua redação, evite abordar informações novas, já que essa é a última parte. Trate apenas das ideias mencionadas ou que tenham relação com o que foi já foi apresentado.

É muito importante que não sejam empregados dois conectivos conclusivos no mesmo parágrafo, por exemplo: “logo, portanto...” ou “então, diante disso...”.

Também não é indicado utilizar as seguintes expressões:

  • Concluindo;
  • Finalizando;
  • Diante do exposto;
  • Diante dos fatos citados;
  • Resumindo.

 

 

 

Evite os conectivos clichês

Usar uma expressão que é usada em excesso pode enfraquecer o seu texto.

Os avaliadores do Enem não gostam de clichê e no edital do Exame há um alerta para a obrigatoriedade de “indício de autoria”.

Afinal, uma expressão já usada por tanta gente passa a ideia de que seu texto não tem originalidade. Então, evite a utilização dessas expressões que se tornaram lugar-comum.

Exemplos de conectivos clichês são:

  • Hoje em dia;
  • Na atualidade;
  • Atualmente;
  • No mundo de hoje;
  • Desde épocas remotas;
  • Nos dias de hoje;
  • Desde os primórdios;
  • Ultimamente;
  • Antes de mais nada;
  • Bater na mesma tecla;
  • Como se sabe;
  • Da noite para o dia;
  • E ainda por cima;
  • Reside no fato;
  • Intimamente ligado;
  • Para se ter uma ideia.

🔵 Leia também: Espelho da redação do Enem: o que é, como consultar e o que é avaliado

Como fazer uma boa conclusão na redação do Enem

Para fazer uma boa conclusão e buscar a nota máxima na correção, você precisa de três elementos:

  1. Conectivo de conclusão;
  2. Retomada dos objetivos do texto;
  3. Proposta de intervenção.

Na estrutura de uma redação, lembre-se de que a conclusão tem função de retomada.

A ideia de concluir tem a ver com relembrar o seu leitor a respeito do que você tratou no decorrer do texto. Sendo assim, você deve retomar o que escreveu nos parágrafos de desenvolvimento de uma maneira bastante resumida. Não é o momento de expor ideias novas.

Apesar disso, a conclusão de uma redação não pode ser somente sobre o que você já escreveu. Ela precisa de algo a mais. No Enem, esse “algo a mais” é a proposta de intervenção.

Depois de usar o conectivo, você deve retomar os objetivos da sua redação. É importante que, antes de começar a escrever, você defina o objetivo do seu texto. Lembre-se, então, de que a conclusão precisa retomar o assunto anteriormente desenvolvido.

A ideia é demonstrar uma possível solução a partir do que foi apresentado ao longo do texto. Portanto, você deve relembrar do objetivo do seu primeiro parágrafo de desenvolvimento e depois o objetivo do segundo.

Os corretores da redação do Enem esperam que o candidato elabore uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos. Esse é um trecho muito importante da proposta de redação e que não deve ser ignorado.

Só a proposta de intervenção já vale 200 pontos da nota da sua redação.

Os corretores sabem que, durante o tempo de prova, você não vai encontrar uma solução definitiva para o problema tematizado. Eles esperam que você exponha alguma ação que ajude no enfrentamento da questão.

Não precisa ser nada inédito, só precisa ser uma intervenção bem estruturada. Uma proposta de intervenção correta e completa precisa ter 5 elementos:

  1. Ação (o quê?)
  2. Agente (quem?)
  3. Efeito (para quê?)
  4. Modo (como?)
  5. Detalhamento (explicação e exemplos)

Portanto, não é suficiente citar uma intervenção de maneira genérica, sem explicar quem seria o responsável ou de que forma seria colocada em prática.

E então, conseguiu entender como funcionam os conectivos para conclusão? Conte para gente aqui na caixa de comentários!

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Por Redação Blog do EAD

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