Como usar conectivos de adição na redação do Enem

Postado em 19 de ago de 2021
Loading...

Conectivos são elementos essenciais no desenvolvimento dos textos, uma vez que estão relacionados com a coesão textual.

São palavras ou expressões que ligam as frases, orações e parágrafos, permitindo a conexão de ideias e estabelecendo uma sequenciação coerente do texto. Esse papel é desempenhado, principalmente, pelas conjunções, preposições e sinais de pontuação.

Diferente do que alguns pensam, os conectivos podem pertencer a diferentes classes gramaticais, como conjunção, advérbio, preposição, expressões adjetivas. Assim, dependendo da sua classe, eles possuem funções diferentes: adição, conclusão, comparação, oposição, alternância e muitas outras.

Confira a seguir alguns exemplos de como usar os conectivos de adição na redação do Enem, além de te ajudar a trabalhar o desenvolvimento do texto.

 

Conectivos de adição ou continuação

Os conectivos de adição ou continuação são utilizados para acrescentar algo ao longo do texto que esteja relacionado com o que foi apresentado antes. São os conectivos que exercem a função de apontar uma soma entre as orações, argumentos e ideias.

Veja a lista de conectivos de adição que você pode utilizar em seus textos:

  • Ademais;
  • Ainda mais;
  • Ainda por cima;
  • Além disso;
  • Como ainda;
  • Como também;
  • De igual modo;
  • De novo;
  • E;
  • E ainda;
  • Mas também;
  • Não apenas;
  • Não só;
  • Não também;
  • Nem;
  • Novamente.

Confira o uso dos conectivos de adição (destacado em negrito) em uma redação do Enem no parágrafo de introdução com o tema hipotético “A importância de extinguir o desperdício de alimentos no Brasil”:

"O Brasil é um país formado por seis biomas diferentes, cada qual com suas faunas e floras. Nesse sentido, é possível afirmar que há soja, vegetais e carnes disponíveis para todos os seus habitantes. Infelizmente, o homem tem desperdiçado grande parte desses produtos, haja vista não só a falta de planejamento logístico ao transportá-los, mas também pela não utilização de todo o alimento durante seu preparo."

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Como fazer o desenvolvimento da redação do Enem

O primeiro passo para escrever a redação do Enem é planejar bem a estrutura do texto. A recomendação básica é fazer um esqueleto com quatro parágrafos: um de introdução, dois de desenvolvimento e um de conclusão. A partir dessa estrutura, você consegue planejar como fazer o desenvolvimento.

Antes de começar a escrever o desenvolvimento de uma redação, é importante ter estabelecido a tese ou objetivo do texto na introdução. A tese é a ideia central que você pretende defender ao longo da redação. É a partir dela que você vai formular as ideias que vai defender em cada parágrafo do desenvolvimento.

Depois de estabelecidos os objetivos dos parágrafos, você vai precisar de 4 elementos para construir cada um dos seus parágrafos de desenvolvimento:

  1. Afirmação;
  2. Explicação;
  3. Exemplificação;
  4. Conclusão.

A afirmação é o primeiro elemento do parágrafo e deve ser um tópico frasal. Isso significa que é preciso iniciar o parágrafo de desenvolvimento com uma afirmação do que você se propõe a fazer como objetivo do parágrafo. Por exemplo: “O acesso das crianças à internet e às redes sociais ocorre de maneira cada vez mais precoce”.

Em seguida, você introduz uma explicação sobre aquela afirmação, fornecendo fatos e dados estatísticos que possam contribuir com a confirmação daquilo que você está apresentando na frase inicial.

Também é importante dar exemplos para enriquecer a sua argumentação. É nesse momento que você deve realizar a exemplificação no seu texto, utilizando o seu repertório sociocultural, citando um fato da atualidade, uma fala de alguém, uma pesquisa acadêmica, um livro, um filme ou uma música.

Por fim, o desenvolvimento da argumentação necessita de uma conclusão sua sobre o assunto. Por isso, é importante concluir o parágrafo demonstrando como a explicação e os exemplos fizeram você encontrar o seu objetivo. Lembrando que a conclusão do desenvolvimento é uma coisa, e a conclusão da redação, é outra.

A conclusão da redação do Enem exige uma proposta de intervenção sobre o problema. Se você organizou bem as suas ideias desde a introdução, e escreveu direitinho os parágrafos de desenvolvimento, provavelmente você já tem em mente uma solução para a problemática do tema da redação.

🔵Leia também: O que zera a redação do Enem?

Exemplo de parágrafo de desenvolvimento

Acompanhe o exemplo de um parágrafo de desenvolvimento de uma redação que obteve nota 1000 no Enem de 2018. O tema era “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet“:

“Primeiramente, vale ressaltar o efeito que a falta de informação possui na manipulação das pessoas. Consoante à Teoria do Habitus elaborada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, a sociedade possui padrões que são impostos, naturalizados e, posteriormente, reproduzidos pelos indivíduos. Nessa perspectiva, a possibilidade da coleta de dados virtuais, como sites visitados e produtos pesquisados, por grandes empresas ocasiona a divulgação de propagandas específicas com o fito de induzir a efetivação da compra da mercadoria anunciada ou estimular um estilo de vida. Assim, o desconhecimento dessa realidade permite a construção de uma ilusão de liberdade de escolha que favorece unicamente as empresas. Dessa forma, medidas são necessárias para alterar a reprodução, prevista por Bourdieu, dessas estratégias comerciais que afetam negativamente inúmeros indivíduos”.

Observe os quatro elementos do parágrafo de desenvolvimento:

  1. Objetivo do parágrafo: “Primeiramente, vale ressaltar o efeito que a falta de informação possui na manipulação das pessoas.”
  2. Explicações: “Nessa perspectiva, a possibilidade da coleta de dados virtuais, como sites visitados e produtos pesquisados, por grandes empresas ocasiona a divulgação de propagandas específicas com o fito de induzir a efetivação da compra da mercadoria anunciada ou estimular um estilo de vida. Assim, o desconhecimento dessa realidade permite a construção de uma ilusão de liberdade de escolha que favorece unicamente as empresas”.
  3. Exemplificações: “Consoante à Teoria do Habitus elaborada pelo sociólogo francês Pierre Bourdieu, a sociedade possui padrões que são impostos, naturalizados e, posteriormente, reproduzidos pelos indivíduos”.
  4. Conclusão: “Dessa forma, medidas são necessárias para alterar a reprodução, prevista por Bourdieu, dessas estratégias comerciais que afetam negativamente inúmeros indivíduos”.
Leia também

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!