Mercado de Trabalho

Sem medo de errar: saiba como pedir aumento de salário

Por EAD URI   | 

 Tag: Mercado de Trabalho

Na nossa vida profissional, é natural chegar em pontos específicos onde seu conhecimento, sua experiência e sua atuação profissional aumentam e se expandem. Então, é hora de crescer e surge aquele desafio: como pedir aumento de salário para seu chefe?

É normal sentir receio de abordar esse assunto na empresa, pois parece um tema delicado para tratar sem preparo. Mas saiba que é algo completamente natural e esperado dentro das empresas. Você só precisa se preparar para pedir aumento de salário da melhor maneira.

Para passar por esse processo, algumas dicas podem te ajudar a se planejar, adquirir mais confiança e conseguir o seu aumento, além do reconhecimento do seu chefe. E foi pensando nisso que separamos aqui neste artigo dicas simples que podem te ajudar.

Desde a melhor abordagem, passando por formas de medir o seu crescimento e colocando em panorama a sua contribuição para a empresa, tudo isso pode te ajudar a pedir um aumento de salário de forma eficaz.

Então continue lendo aqui e se prepare para aprender como pedir aumento de salário!

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Marque um horário com seu chefe

Uma das principais dicas na hora de entrar nesse assunto com o seu superior direto é não fazer isso de forma informal.

Evite tentar essa abordagem em horários fora do trabalho, como no horário de almoço, depois do expediente, no elevador, entre outros. Além de não ter o tempo necessário para uma boa conversa, o conteúdo pode ficar prejudicado, e o seu superior pode também não levar a sério o pedido.

Trate como um pedido formal, portanto, marque uma reunião ou um horário direto com o seu chefe que seja bom tanto pra ele quanto para você.

Marcar esse horário vai transmitir seriedade, além de garantir que vocês não serão interrompidos e que o tempo de conversa será ideal para expor todos os seus pontos.

Use esse horário marcado para expor todos os pontos que você deseja e fazer o seu pedido, mas não peça por uma resposta imediata. Às vezes ele irá necessitar levar o seu pedido até o superior dele, ou até mesmo ao setor de recursos humanos (H). Por isso, pergunte a ele quando você poderá ter uma resposta.

Destaque suas qualidades e conquistas

Antes da reunião, procure reunir na sua mente todas as suas qualidades e as suas conquistas dentro da empresa. O que você já trouxe de bom, como você cresceu nas situações e como você ajudou a empresa a crescer também.

Faça o breve exercício de se colocar no lugar do seu chefe ou superior direto. Entenda o que ele gostaria de ouvir de você, quais os seus pontos fortes e o que te diferencia dos outros, o que você mais apresentou nesse tempo na empresa. Mostre tudo que possa pesar a seu favor e facilitar a resposta positiva dele.

Neste caso, você pode até mesmo utilizar momentos específicos da sua carreira na empresa, caso você tenha ganhado reconhecimento, liderado a equipe em algum momento ou até mesmo se destacado em algum projeto.

Tudo isso deve ser exposto de forma clara e objetiva, tudo para que o seu chefe perceba o seu valor e leve tudo em conta na hora de pensar no seu aumento salarial.

Use o argumento do tempo de empresa

Usar o argumento do tempo de empresa é uma tática bem comum, e que tem grandes chances de funcionar. Expor o seu tempo de empresa demonstra que você é fiel à ela, estando há bastante tempo e sem perspectiva de sair.

Um dos melhores números que uma empresa pode ter é o número de talento retidos, totalizando uma baixa rotatividade de funcionários.

Quanto menor a rotatividade dos funcionários da empresa, melhor é o ambiente presente ali, e os funcionários poderão cada vez mais conseguir executar trabalhos de longo prazo com qualidade.

Portanto, usar o tempo de empresa simboliza que você dá muito valor a tudo que já foi desenvolvido ali, e pretende permanecer executando o seu trabalho. Sendo assim, há uma maior propensão do seu chefe confiar em você, e a confiança é o melhor sentimento que pode ser despertado em um momento como esse.

A confiança pode gerar ainda mais relacionamento e conexão, aumentando as suas chances de uma resposta positiva.

Não use motivos pessoais

Procure não usar motivos pessoais nesta reunião, mesmo quando você tem motivos pessoais para pedir um aumento.

Motivos como dívidas, problemas financeiros, problemas familiares, entre outros, podem matar a sua credibilidade com o seu chefe. Esses motivos vão na contramão do seu reconhecimento.

É ideal que você busque sempre deixar claro que merece um aumento por motivos profissionais, trazendo reconhecimento à sua carreira e demonstrando que você realmente merece esse aumento.

Deixe os motivos pessoais para outra hora. Aquela conversa informal durante o café, no elevador pós expediente, no horário de almoço. Nos momentos que estão bem longe de uma conversa formal sobre o futuro da sua carreira na empresa.

É ideal que você evite falar sobre problemas financeiros próximo da reunião sobre aumento, mas caso deseje desabafar, faça de forma que realmente não interfira no seu reconhecimento, e que o seu chefe consiga entender que você merece um aumento pelo seu desempenho.

Faça uma pesquisa de mercado

Antes de marcar a reunião para pedir um aumento de salário, faça uma pesquisa de mercado para se informar do que acontece ao seu redor. Pedir um aumento quando a empresa passa por problemas financeiros, ou o mercado está em crise, pode ter o efeito contrário do desejado. Isso pode demonstrar que você não se importa com o que acontece com a empresa ou está desinformado da situação.

Além disso, busque referências de piso salarial do seu cargo em outras empresas, e o salário base da sua área em sites confiáveis. Essa pesquisa salarial vai te dar um panorama de quanto você pode pedir de aumento levando em conta o seu cargo, o seu nível de experiência e as suas conquistas.

Só tome cuidado para não comparar salários de empresas menores ou maiores que a que você trabalha. Você pode, com isso, acabar pedindo um aumento muito maior ou muito menor que a empresa pode te fornecer.

Considere a situação atual da empresa

Ao pensar em pedir um aumento, considere também como está a situação atual da empresa. Seja financeiramente ou quanto ao clima organizacional, tenha certeza que tudo se encontra equilibrado antes de dar esse passo importante.

Como citamos no tópico anterior, sempre verifique se existe algum obstáculo no mercado que pode prejudicar a empresa, como uma crise financeira. Além disso, verifique se internamente, a empresa também não está passando por momentos delicados. Fusões, troca de equipe, crises internas podem ser fatores que podem adiar o seu pedido.

É importante pensar em você, mas também pense na empresa. Em alguns casos de crises internas, você poderá negociar um aumento para o futuro. Já em outros casos, é melhor esperar a poeira abaixar antes de abordar o assunto com seu chefe.

Isso poderá também transmitir que você se importa com a empresa, e estará presente nos momentos bons e ruins, aumentando suas chances de garantir um aumento e até mesmo uma promoção.

Mostre comprometimento

Comprometimento é uma das coisas que as empresas mais buscam nos colaboradores e no mercado de trabalho. Portanto, demonstrar essa característica em momentos estratégicos pode te ajudar a ser ainda mais efetivo na hora de conseguir um aumento.

Coloque em pauta os momentos que você conseguiu demonstrar o maior comprometimento possível com a empresa, e não tenha medo de expor esses momentos na reunião com o seu chefe.

Além disso, também busque demonstrar esse comprometimento com o futuro da empresa, expondo as ações e decisões que podem fazer a companhia se elevar a um novo patamar. Faça o seu chefe entender que você possui comprometimento com a sua carreira e com o crescimento da empresa.

Isso poderá transmitir a mensagem de longo prazo, onde você se tornará uma das principais peças para o crescimento da empresa. Além disso, também demonstra que você está pronto para crescer, e para qualquer desafio que possa aparecer, aumentando suas chances de conseguir um aumento de salário.

homem-recursos-humanos

Diga que pode assumir novas responsabilidades

Um dos sinais que você está pronto para um aumento de salário e até mesmo uma promoção é sentir que está pronto para novas responsabilidades. E não basta se sentir assim, é preciso fazer o seu chefe entender que você está pronto para dar esse passo.

Quando falamos em novas responsabilidades, muitos imaginam que tenha a ver com um novo cargo ou uma nova função, mas nem sempre é disso que se trata. Uma nova responsabilidade pode ser algo bem mais simples, como liderar um projeto sem sair do seu cargo, desenvolver novas habilidades relacionadas ao seu trabalho, entender novos processos, entre muitos outros.

Além disso, se colocar à disposição para assumir novas responsabilidades pode abrir novas portas para você dentro da empresa. Isso poderá fazer com que a empresa entenda que pode desenvolver você, o presenteando com cursos de capacitação, especialização e até mesmo planos de carreira.

E cuidado: é ideal que esse processo aconteça de forma natural. Nada de apressar as coisas ou se colocar pronto para novas responsabilidades quando você não está. Se conheça e entenda os seus processos, mas acima de tudo, respeite o seu tempo!

Esteja pronto para negociar

No momento do seu pedido de aumento de salário, é importante que você saiba como negociar com o seu chefe. Muitas vezes, o seu pedido poderá não ser atendido de primeira, ou o seu chefe poderá impor condições para aceitá-lo.

Por isso, esteja preparado para negociar o seu aumento, e saiba como equilibrar as contra-propostas com as suas vontades e necessidades. Você não precisa aceitar qualquer condição, mas saiba como negociar da forma correta.

A habilidade de negociação é tão importante no ambiente corporativo quanto as habilidades de liderança e resolução de problemas. Ela é valiosa, pois você poderá negociar de forma constante e sutil com as pessoas no seu dia a dia, e em ocasiões especiais, como uma reunião de aumento de salário.

Por isso, busque desenvolver essa habilidade e pesquisar qual é a melhor forma de negociar com um superior direto. Você só tem a ganhar, não somente nesta reunião, como em toda sua carreira.

Não cobre, nem chantageie pela resposta

Uma das atitudes que podem te afastar do seu sonhado aumento de salário é o excesso de cobrança, a tentativa de manipulação e chantagens no ambiente de trabalho. Essas atitudes são tóxicas e demonstram que você ainda não está preparado para esse passo.

É normal sentir vontade de cobrar uma resolução após um longo período de tempo sem resposta, e a melhor forma de fazer isso é sutilmente. Caso seu chefe demore para fazer contato com você, mande um e-mail ou uma mensagem. Porém, evite excessos! Apenas um e-mail ou uma mensagem já são suficientes.

Sempre se atente ao seu tom. É bem provável que seu chefe tenha esquecido ou apenas não recebeu a resposta do superior direto dele sobre o seu pedido. Portanto, evite tons de cobrança, chantagem ou apelo emocional. Faça de forma suave, apenas lembrando da sua solicitação.

Passar uma boa imagem no ambiente de trabalho também passa pela sua linguagem e por como você reage à demora nas respostas. Seja educado sempre.

Agora que você já aprendeu como pedir aumento de salário, se preparando para trazer o tema na empresa abordando tópicos estratégicos para aumentar as suas chances, já pode correr e marcar uma reunião com o seu chefe!

Lembre-se sempre de trazer os assuntos de forma séria e direta, expondo principalmente suas conquistas na empresa, seu comprometimento, suas habilidades e qualidades. Também não deixe de lado a pesquisa do mercado e da situação da empresa antes de dar esse passo.

E não tem segredo! Basta ter confiança em você próprio, em suas habilidades e em tudo que você já agregou e pode agregar à sua empresa. Tenha isso em mente e solicitar aumento de salário vai ser fácil e prático.

Outro tema de relevância no mercado de trabalho é sobre recolocação! Se você busca se recolocar, vem ler esse artigo com dicas incríveis que preparamos para você!


📖 Você pode se interessar também: