ENEM

Como passar no Enem depois de anos sem estudar?

Por EAD URI   | 

 Tag: ENEM

Realizar provas em busca de vagas na graduação é comum na vida de estudantes que estão na reta final do Ensino Médio e que sabem bem o que cai no vestibular. Mas, e quem precisa encarar esse desafio após anos sem estudar?

O tempo longe dos estudos não precisa ser visto como impeditivo. Neste post, trazemos algumas dicas para mostrar como recuperar o que você aprendeu quando ainda estava no colégio e descobrir como passar no vestibular e encarar a prova sem medo!

 

1. Oriente-se pelo edital

Uma das dificuldades é saber quais os conhecimentos mais cobrados em uma prova de vestibular. Sem essa informação, a sensação é de que recuperar o que foi aprendido é algo muito difícil de se fazer.

Ao consultar o edital, você verá quais as áreas que a prova abrange. Os processos seletivos mais tradicionais apresentam questões sobre Ciências Humanas e Linguagens, Matemática e Ciências da Natureza. Conferir as especificidades da prova que você realizará é o primeiro passo para orientar seus estudos e descobrir como passar no vestibular.

2. Consulte provas de anos anteriores

O edital é apenas o primeiro indicador para que você descubra o que estudar para o vestibular. Para ter mais clareza quanto a isso, você deve consultar provas de anos anteriores por meio de buscas na internet.

Essa consulta permite que você conheça as temáticas mais recorrentes do teste e se familiarize com o estilo da prova (formato das questões, linguagem, utilização ou não de recursos como charges e gráficos, etc).

Você também pode responder às questões como forma de testar os seus conhecimentos. O gabarito também costuma ser disponibilizado online e, ao conferir as respostas, você descobrirá eventuais dificuldades que demandem mais tempo de estudos.

3. Monte um cronograma de estudos

O cronograma de estudos é uma boa dica para você que quer descobrir como passar no vestibular. Sabendo quais conteúdos você precisa estudar, o próximo passo é gerenciar seu tempo para fazer suas leituras e exercícios com tranquilidade até o dia da prova.

Assim, o cronograma também funciona como aliado contra o estresse pré-prova. O planejamento de estudos contribui para que você tenha clareza de que terá tempo o suficiente para recuperar o que aprendeu e partir em busca de uma vaga no Ensino Superior.

Você pode recorrer à boa e velha agenda de papel ou buscar soluções mais tecnológicas, como o Google Agenda ou utilizando outra ferramenta para a criação de um cronograma online.

4. Busque materiais de estudo online

Acompanhando nossas dicas neste post, você percebeu que a internet é uma boa fonte de respostas para a pergunta "como passar no vestibular?".

Há uma variedade de materiais de estudo disponíveis online. Fazendo buscas simples, você encontrará apostilas, videoaulas em sites especializados e em canais do YouTube, além de fóruns para troca de dicas e resoluções de questões.

5. Aposte em apps de estudos

Se você está familiarizado com o universo digital dos aplicativos, vai gostar de saber que existem soluções especialmente desenvolvidas para mostrar a você como estudar para o vestibular.

Um desses apps é o estuda.com que está disponível para uso diretamente pelo computador ou para download em seu smartphone. Nele, você encontra questões e simulados de provas do Enem ― o Exame Nacional do Ensino Médio ― e de outras provas do país.

E ainda, no app você pode acompanhar o seu desempenho e descobrir como passar no vestibular se dedicando mais às áreas em que você apresentar mais dificuldades.

Pronto para ingressar na universidade?