Tags: Ensino Superior

Muitos de nós abrimos mão de alguns sonhos pessoais e profissionais por falta de tempo, não é mesmo? 

Quase todos os dias somos expostos a situações em que temos que priorizar uma determinada atividade por não conseguirmos conciliar com os outros afazeres de nossa rotina. 

Isso vale também para os estudos. É bem provável que você conheça alguém que não concluiu uma graduação justamente por não conseguir acompanhar a vida acadêmica. 

Para esses casos, uma modalidade de ensino que ganha novos adeptos a cada ano é o semipresencial. 

Você já conhece esse formato que tem características do presencial e do EAD? 

Se ainda não, confira este texto até o final e entenda as razões que fazem do semipresencial a melhor alternativa para muitos estudantes. 

estudante com cadernos 2-2

O que é o Ensino Semipresencial? 

Digamos que sua rotina seja cheia de compromissos, tanto na vida pessoal quanto no trabalho, mas você tem duas noites por semana disponíveis para fazer a sonhada faculdade. 

Talvez essa disponibilidade não seja suficiente para fazer uma graduação presencial, mas para um curso semipresencial, é possível 

Isso porque o semipresencial é composto por aulas presenciais complementares ao conteúdo estudado em casa. Por isso, esse formato também é chamado de híbrido, já que tem características do ensino tradicional, com aulas ao vivo, mas também tem a flexibilidade do ensino a distância. 

Na maioria dos casos, a divisão ocorre da seguinte forma: aulas teóricas são feitas no formato EAD e aulas práticas, em sala de aula, na instituição. 

As aulas a distância ocorrem por meio do ambiente virtual de aprendizagem (AVA). Após a matrícula, o estudante terá acesso a esse espaço, onde ficam os livros, dicas de leituras, vídeos, infográficos e todo o material necessário para o estudo, tudo on-line.  

Vantagens de fazer o semipresencial 

O semipresencial tem crescido muito nos últimos anos na preferência dos estudantes por reunir o melhor dos dois mundos: contato com professores e alunos em sala de aula e flexibilidade do EAD. 

Mas as vantagens não param por aí. 

Um ponto que pesa a favor do semipresencial é o valor das mensalidades, que é mais barato em comparação com os cursos presenciais. Além disso, só o fato de não ter que ir todos os dias à universidade faz com que o aluno também economize em transporte e alimentação. 

Em resumo: num curso semipresencial, é possível ter uma rotina de estudos paralela aos compromissos profissionais e vida pessoal. E o melhor, sem que haja conflito de agendas. 

Outra vantagem diz respeito ao aprendizado, uma vez que no material teórico, disponível no ambiente virtual de aprendizagem, o aluno pode ler e reler os assuntos os quais não entendeu ou até mesmo assistir inúmeras vezes um vídeo até que a compreensão seja plena. 

Caso as dúvidas persistam, ainda é possível esclarecer o que não o aluno não entendeu na sala de aula, com a ajuda do professor e colegas. 

Perfil de quem faz o semipresencial 

Embora um curso superior semipresencial tenha muitas vantagens, exige comprometimento por parte do estudante e disciplina, pois a carga horária é igual à de uma graduação presencial. 

Mesmo com encontros ao vivo, em sala de aula, o estudante de semipresencial e de EAD precisa otimizar o tempo em que estuda em casa, absorvendo o máximo do conteúdo, pois, assim como em cursos presenciais, o aluno também passa por avaliações e provas. 

Como os conteúdos são complementares, é importante que o estudante aprenda a parte teórica em casa para que possa, além de tirar dúvidas em sala de aula, ter a base de conhecimento necessária para aprender também as disciplinas práticas.  

Tais características, especialmente as que dizem respeito à disciplina e organização já são pontos considerados positivos por recrutadores em entrevistas de emprego. 

Semipresencial como alternativa de segunda graduação 

Umpesquisa do consultor de carreiras Fredy Machado em 21 estados do Brasil trouxe à tona o alarmante dado de que 90% das pessoas são infelizes em seus ambientes de trabalho. 

Desse percentual, 64,24% gostariam de fazer algo diferente em termos de escolha profissional. 

Muitas vezes, escolhemos a profissão ainda muito jovens, sem a devida compreensão de nossas afinidades. Ocorre que as profissões que estavam em alta 20 ou 30 anos atrás já não têm o mesmo nível de empregabilidade, dando lugar a novas áreas. 

Com isso, aumenta a cada dia o número de pessoas que buscam a segunda formação como alternativa para mudar de vida. 

Nestes casos, uma graduação semipresencial ou até mesmo a distância surge como uma alterativa, pois permite com que a pessoa siga trabalhando enquanto se prepara para mudar de área no futuro. 

Qual curso semipresencial escolher? 

Antes de escolher o curso que pretende fazer, o estudante deve pesquisar sobre a instituição de ensino, especialmente se é reconhecida pelo MEC.  

Também é importante saber como é a estrutura física oferecida, uma vez que o estudante que opta pelo semipresencial terá encontros frequentes em sala de aula e laboratórios. 

A URI tem esse reconhecimento e tradição de 28 anos no ensino superior, garantindo ao aluno todas as condições para concorrer às principais vagas de emprego no Brasil 

Atualmente, na URI, é possível fazer os seguintes cursos semipresenciais: 

- Biomedicina: bacharelado com 4 anos de duração, que reúne conhecimentos da área de biologia e de saúde. Ao longo da graduação, também são estudados conteúdos de química e imunologia, preparando o aluno para atuar em análises clínicas e de imagem, na prevenção e cura de doenças.  

No curso de biomedicina também é estudada a genética, os diferentes processos de divisão celular, os mecanismos de transmissão de caracteres hereditários, as estruturas do DNA, mapeamento genético e os princípios da biologia evolutiva. 

Este curso é oferecido nas cidades de Erechim, Santiago e São Luiz Gonzaga. 

Estética e Cosméticatecnólogo com 2 anos e meio de duração, que forma profissionais para trabalhar em tratamentos estéticos para o corpo, cabelos e face. Ao longo dos 5 semestres da graduação, o aluno estuda conteúdos como drenagem linfática, química, massoterapia, estética capilar, maquiagem, procedimentos de pré e pós-cirurgias estéticas, além de legislação e estética e cosmética. 

Em recente matéria da Revista Exame, essa área foi destaque pelo crescimento de mais de 567% nos últimos 5 anos, contando com mais de 480 mil profissionais no país, e tendo um faturamento anual de cerca de 48 bilhões de reais. 

 Este curso também está disponível para os campi Erechim, Santiago e São Luiz Gonzaga. 

enem 2

Como ingressar em uma graduação semipresencial? 

Outra vantagem de uma graduação semipresencial da URI está nas formas de ingresso: 

- Vestibular on-line: o candidato faz uma redação com tema escolhido pela instituição. 

- Uso da nota do Enem: neste caso, o candidato que apresentar o melhor desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio pode ganhar uma bolsa de até 100% no semestre. 

- Uso do diploma de ensino superior: quem já tiver concluído um curso superior e busca a segunda graduação, pode entrar apenas com o diploma, sem a necessidade de fazer vestibular. 

- Transferência: caso o estudante esteja fazendo uma graduação em outra instituição de ensino e queira concluir o curso no EAD ou semipresencial da URI, é possível fazer a transferência sem a necessidade de processo seletivo. 

- Ex-aluno da URI: já em casos nos quais o estudante já se formou na URI e quer ingressar em um curso EAD ou semipresencial, também é possível fazer a matrícula sem a necessidade de vestibular. 

A importância de um diploma universitário 

No Brasil, um diploma de ensino superior significa a chance de ganhos mais elevados. Uma reportagem da revista Exame apontou que pessoas com formação universitária ganham, em média, 140% a mais do que profissionais que têm apenas o ensino médio.  

Em números, é como se uma pessoa que ganha 1400 reais mensais, passasse a ter um salário de 3360 reais por mês, ou seja, mais do que o dobro. Essa diferença salarial pode se acentuar ainda mais se o profissional tiver pós graduação, chegando aos 350%. 

Embora o acesso ao ensino superior e o número de vagas em universidades públicas e privadas tenha aumentado nos últimos anos, o ingresso na faculdade ainda é para a minoria.  

Estima-se que 70% dos jovens entre 18 e 24 anos seguem fora do ensino superior.  

Diferenças entre o semipresencial e o EAD 

Como vimos ao longo deste texto, os cursos semipresenciais são aqueles que funcionam de forma híbrida, permitindo ao estudante estudar a parte teórica em casa e as disciplinas práticas em sala de aula. 

No caso de EAD, as aulas são 100% a distância, sendo necessária a presença do aluno na universidade apenas em dias de provas.  

A validade do diploma de ambos é a mesma, assim como a do presencial, sem distinção entre as modalidades de ensino. 

O ensino a distância permite com que aquelas pessoas que não têm sequer um dia livre para ir à faculdade possam estudar e garantir uma formação. 

A URI oferece cursos 100% EAD, como Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, entre outros.  

O processo seletivo do EAD é o mesmo do semipresencial. 

Conclusão 

A escolha por uma faculdade depende de várias circunstâncias, desde a vida profissional e social, passando pela rotina familiar. 

O tempo de cada um é diferente, e por isso o ensino superior precisou se reinventar, atendendo às necessidades das pessoas. 

Nesse sentido, tanto o semipresencial quanto o EAD chegaram para permitir que pessoas que almejavam um diploma universitário, mas não levavam adiante a ideia por falta de tempo, pudessem se organizar para estudar em casa ou com menos encontros presenciais. 

Se você chegou até aqui e está interessado em saber mais sobre os cursos a distância da URI, não deixe de conferir as opções disponíveis. 

Agora, se você já decidiu qual graduação quer fazer, que tal se preparar para a redação do vestibular on-line, lendo estas dicas? 

Este artigo foi útil? Se sim, fique à vontade de compartilhar com os amigos nas redes sociais. 

Inscreva-se no nosso Blog

ead uri

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT