header-blog-UCS

Blog do EAD URI

Como funciona o EAD?

Postado em 14 de dez de 2018

De acordo com o Censo da Educação Superior, realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o número de pessoas que fazem uma graduação a distância cresceu mais que a quantidade de alunos matriculados em cursos presenciais.

Atualmente, ainda segundo o levantamento do Inep, um em cada cinco brasileiros faz uma faculdade online. A educação a distância no Brasil reúne quase dois milhões de alunos. Os motivos para isso são vários, desde a flexibilidade de tempo e local até as mensalidades mais em conta.

Entretanto, muitas pessoas ainda podem ter dúvidas sobre como essa modalidade de ensino funciona. Se esse é o seu caso, então continue lendo este post. A seguir, explicamos em detalhes como funciona o EAD. Acompanhe!

Como são as aulas no EAD?

Uma das principais dúvidas que podem surgir para quem deseja saber como funciona o EaD é sobre o funcionamento das aulas. Na educação a distância, alunos e professores não precisam se encontrar presencialmente ou ao mesmo tempo para que as aulas aconteçam.

Isso significa que as aulas costumam acontecer ao vivo em dias e horários pré-determinados pela instituição de ensino, mas elas são gravadas e podem ser acessadas em outros horários. Da mesma forma, não é preciso se deslocar até a faculdade. As aulas podem ser assistidas de qualquer lugar, basta ter um computador com acesso à internet.

E os trabalhos e provas?

Outra questão importante sobre como funciona o EAD é a realização das atividades e avaliações, instrumentos necessários para computar as notas dos alunos. No ensino a distância, algumas atividades e trabalhos são realizados pelos alunos na mesma plataforma virtual na qual as aulas podem ser acessadas.

Essas atividades, além de valerem notas, também são utilizadas para computar a presença dos alunos nas aulas. As provas, por outro lado, costumam acontecer presencialmente na faculdade ou em pólos terceirizados. Trata-se de uma obrigatoriedade determinada pelo Ministério da Educação (MEC).

Como é a interação entre professor e aluno?

Além de saber como funciona o EAD, também é importante entender como acontece o relacionamento entre alunos e professores na graduação a distância. A maior parte da interação acontece por meio da plataforma virtual onde as aulas são disponibilizadas.

Podem existir fóruns e grupos de debates. O e-mail é outra ferramenta que também pode ser utilizada para esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos.

Como se dá o relacionamento entre a faculdade e os alunos?

As instituições de ensino que oferecem graduação a distância podem terinúmeros canais de suporte para auxiliar os alunos durante todo o curso, desde a matrícula até a realização das avaliações. Alguns exemplos de canais que podem ser utilizados são telefones, chats, e-mails, fóruns e até grupos de WhatsApp.

A partir das informações que acabamos de apresentar, você pôde descobrir como funciona o EAD. Agora você sabe que as aulas podem ser assistidas em qualquer horário ou local e que apenas as avaliações são feitas de forma presencial. Além disso, descobriu que existem diferentes formas de promover a interação entre os alunos, os professores e a faculdade na educação a distância.

Gostou das informações? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a conhecerem essa modalidade de ensino!

 

EAD URI

Por EAD URI

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!