Tags: Dicas

Se você está terminando a graduação, com certeza já deve estar pensando no trabalho de conclusão de curso. Mas, você sabe como começar um TCC? 

Dentre todos os trabalhos que um estudante precisa fazer durante o curso superior, o TCC é o mais complexo de todos eles. Isso porque envolve pesquisa, gestão de tempo e dedicação. 

É uma tarefa que assusta muitos estudantes, que inclusive levam mais um ano para concluir o trabalho ou adiam o início do TCC até quando podem. E é para evitar que você seja um deles que trouxemos esse conteúdo. 

Aqui, você vai entender os primeiros passos de como começar um TCC, vai conhecer os elementos que não podem faltar na monografia e ainda vai ver dicas para um trabalho nota A. 

Neste artigo, você vai ver: 

O que é um TCC?
Quais são os primeiros passos de como começar um TCC 
3 dicas essenciais de como escrever um TCC
Conclusão

O que é um TCC?

A sigla TCC significa Trabalho de Conclusão de Curso, que nada mais é do que o último trabalho que você precisa apresentar para poder concluir o curso de graduação.

New call-to-action

O TCC é um trabalho acadêmico que pode ter vários formatos dependendo da instituição de ensino que você frequenta. Porém, o mais comum deles é a monografia, ou seja, um trabalho por escrito que tem, no mínimo, 30 páginas de texto corrido. 

Mas o TCC também pode ser apresentado em formato de artigo, estudo de caso, exposição, vídeos, reportagens, etc. 

O que precisa ter em um TCC? 

O TCC é um trabalho acadêmico regulamentado, então existem alguns elementos que não podem faltar no conteúdo. Os detalhes vão depender das convenções da instituição de ensino que você frequenta, porém é comum que todo TCC seja estruturado em três partes. 

  • Pré-textuais: são todos aqueles elementos que vêm antes do texto, como capa, agradecimentos, ficha técnica e resumo. 
  • Textuais: são os elementos que contém o conteúdo do TCC, como a introdução, revisão de literatura, apresentação dos resultados e conclusão. 
  • Pós-textuais: são os elementos que vêm após o conteúdo, como os anexos, apêndices e lista de referências. 

O ideal é que você consulte a instituição de ensino na qual faz sua graduação para descobrir qual é o formato de TCC preferido por ela e quais são os elementos essenciais. 

Existem, inclusive, algumas instituições que têm modelos prontos de TCC onde você apenas preenche o conteúdo. Então, consulte a coordenação do seu curso antes de começar a estruturar seu trabalho final.

como começar um tcc - homem fazendo apresentação para uma turma

Quais são os primeiros passos de como começar um TCC 

Não existe necessariamente um passo a passo de como começar um TCC, porém existem alguns guias que podemos dar e perguntas que podemos responder. 

Depois de descobrir qual formato de TCC você precisa entregar, ainda existem algumas definições antes de começar a pesquisa, como a escolha do tema e dos objetivos, quem vai ser o seu orientador e onde descobrir as melhores fontes de pesquisa. 

Nós falaremos sobre cada um desses pontos abaixo, mas, antes, vamos conversar um pouco sobre a complexidade de um trabalho de conclusão de curso e como você pode contorná-la. 

É difícil fazer um TCC? 

Essa é a primeira pergunta que um estudante que ainda não começou seu TCC faz para quem está pesquisando ou para quem já apresentou. 

E é preciso que você entenda que, sim, fazer um TCC é uma tarefa desafiadora. Porém, não é uma tarefa impossível. O processo de pesquisa vai exigir muita maturidade, organização e comprometimento da sua parte. 

Por isso, antes de começar a pesquisar para o TCC, faça um mergulho em você mesmo para entender qual é melhor método de pesquisa para você e como você pode manter hábitos saudáveis, mentais e físicos, durante o processo de pesquisa e escrita. 

Como escolher o tema do TCC? 

Assim que você estiver pronto para começar a pensar efetivamente no seu TCC, você vai precisar escolher o tema com o qual vai trabalhar. 

Se você já está pensando no trabalho final, é possível que já tenha uma lista de temas na sua cabeça. Porém, existem alguns critérios que você pode usar para chegar na opção certa. 

Afinidade com o tema 

Como já dissemos, o processo de fazer um trabalho de conclusão de curso não é fácil. Portanto, escolher um tema do qual você gosta e com o qual vai conseguir conviver e pesquisar sobre durante alguns meses é o ideal. 

Referências disponíveis 

Agora que você tem a lista de temas por afinidade, comece a fazer uma pesquisa prévia sobre o material bibliográfico e referencial que você pode encontrar sobre esses temas. Isso porque o seu processo de pesquisa fica muito mais complicado se você não tiver referências disponíveis. 

Isso significa que um tema que já tenha sido explorado por outras pessoas em TCCs, artigos científicos e livros teóricos, tem mais aporte para a sua pesquisa. Escolher um tema que ainda não foi explorado, ou que foi pouco explorado, acaba exigindo demais dos seus esforços e não é algo viável para um trabalho final de graduação. 

Viabilidade 

Um terceiro ponto a se levar em consideração quando escolher o tema do TCC é a viabilidade da pesquisa. Ou seja, será mesmo que você vai conseguir tratar do tema que deseja em um trabalho de TCC? E será que a pesquisa que esse tema vai demandar não exigirá muito em termos de custos, locomoção e busca por fontes? 

Lembre-se de que o TCC, por si só, já é uma tarefa desgastante e exigente, portanto tente não escolher um tema inviável ou difícil de pesquisar. 

E se você chegou ao final do processo de escolha de tema ainda com dúvidas, converse com seus professores. Eles têm mais experiência com pesquisa e, provavelmente, já orientaram TCCs antes, por isso eles são uma ótima fonte para quem ainda têm dúvidas.

como começar um tcc - Quais são os primeiros passos de como começar um TCC

Como escolher um orientador para o TCC? 

O orientador é um professor do seu departamento que vai ser o responsável por orientar a sua pesquisa. 

O professor orientador precisa ter certa experiência ou interesse na sua área de pesquisa porque é ele quem vai indicar leituras para sua revisão de literatura e quem vai ler e revisar os capítulos do seu TCC. 

Por isso, o professor orientador precisa ser alguém em quem você confia e quem você sabe que vai ter disponibilidade e interesse em orientar a sua pesquisa. 

Como definir os objetivos do TCC? 

O trabalho de conclusão de curso gira em torno de um problema que você precisa explorar através da revisão da literatura e que você precisa responder com a análise da pesquisa. E para conseguir responder esse problema, existem os objetivos do TCC. 

O objetivo geral é a pergunta ampla, enquanto os objetivos específicos serão perguntas menores, parte do objetivo geral, que encaminham a pesquisa. 

É para responder o objetivo geral e os específicos que você fará a pesquisa do TCC, então eles precisam estar totalmente alinhados com o seu tema e precisam ser os seus guias de conteúdo durante o processo de escrita. 

Como fazer uma boa pesquisa para o TCC? 

Depois que você tiver o tema, objetivos e um orientador definidos, começa a etapa de pesquisa em si. Quando falamos em pesquisa dentro de um TCC estamos falando sobre revisão de literatura e análise de resultados. 

A revisão de literatura pode ser resumida como uma conversa entre autores que você leu. Você vai fazer leituras e acessar materiais e, então, vai escrever capítulos sobre essas leituras, articulando as citações de autores consagrados para dar aporte ao que você vai dizer na análise de resultados. 

Por sua vez, a análise de resultados é onde você descreve quais foram os resultados da sua pesquisa. Se você usou dados quantitativos, terá que apresentar gráficos. Se utilizou dados qualitativos, terá que trazer observações e depoimentos. 

O segredo para uma boa pesquisa é ter fontes confiáveis. Ou seja, você precisa ter um referencial teórico formado, preferencialmente, por autores com estudos comprovados no campo escolhido. 

Uma dica complementar é não começar a escrever imediatamente, mas deixar um tempo reservado no seu cronograma para reunir leituras e fontes e fazer fichamentos e anotações. Assim, você vai estar familiarizado com o tema e preparado para escrever.

como começar um tcc - 3 dicas essenciais de como escrever um TCC

3 dicas essenciais de como escrever um TCC 

E agora que já respondemos as principais perguntas sobre como começar um TCC, vamos conversar sobre algumas dicas importantes. 

1 Saiba como utilizar as normas da ABNT

Se você já começou a pesquisar sobre o seu TCC, já sabe da importância que as normas da ABNT têm na apresentação da monografia. Existem normas específicas sobre como citar autores, qual o espaçamento ideal entre linhas e na própria página, como escrever resumos e fazer sumário. 

Você até pode contratar alguém para formatar o seu TCC depois de pronto, porém o ideal é já escrever usando as normas, isso facilita a revisão e qualquer ajuste posterior. 

2 Organize-se e defina um cronograma

Como o processo de pesquisa e escrita do TCC vai exigir muita organização da sua parte, o ideal é definir um cronograma com as datas definidas. 

Normalmente, um graduando conta com um semestre para pesquisar e escrever um TCC, então divida o seu cronograma entre planejamento de projeto, pesquisa (revisão de literatura e qualquer pesquisa de campo ou formulário que você necessita), escrita do TCC e revisão final. 

Uma dica importante é: distribua todo o processo ao longo do semestre e nunca deixe tudo para o último mês. É muito fácil algo dar errado durante o processo e, se você precisar correr para pesquisar e escrever, seu trabalho pode não cumprir com os objetivos.  

Outro ponto importante do cronograma é contar que você não pode ficar 24 horas por dia trabalhando no seu TCC. O descanso precisa estar programado ou você pode sofrer o risco de ter um burnout e ser prejudicado. 

3 Fique atento à escrita e revisão

Você até pode contratar alguém para revisar o português da sua monografia depois de terminar de escrever, mas essa dica vai além de gramática e ortografia. 

A dica é ter uma escrita mais objetiva, dizer o que você precisa sem usar palavras muito rebuscadas ou dando mais voltas do que o necessário. O TCC precisa ter uma escrita mais formal e técnica, mas quanto mais acessível ficar seu texto, melhor vai ser o entendimento da banca avaliadora. 

Conclusão 

Chegando ao final deste artigo, esperamos que as nossas dicas tenham sido úteis para você e que você consiga aplicá-las quando pesquisar e escrever o seu TCC. 

E caso você ainda precise de ajuda no processo de como começar um TCC, confira estes artigos: 

Como se concentrar nos estudos: veja 10 dicas 

5 sites legais para baixar livros grátis 

Como encontrar motivação para estudar? 

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT