Tags: Ensino Superior

Você sabe o que é Ciências Humanas? Essa área do conhecimento, como o nome sugere, abrange informações sobre o ser humano e suas relações, buscando compreender fenômenos sociais, históricos e culturais.

Quem já fez o Enem provavelmente deve lembrar da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que englobava conhecimento de história, geografia, sociologia, filosofia e artes. 

Assim como a prova, as Ciências Humanas também abarcam os estudos dessas disciplinas e do campo da linguística. 

Atualmente, existem muitas graduações que exploram a área de Ciências Humanas, com conteúdos destinados aos estudantes que querem entender mais sobre a sociedade. 

Neste artigo, falaremos mais sobre Ciências Humanas, abordando os principais cursos e características de quem se identifica com a área.

Confira:
O que é Ciências Humanas?
Quais as diferenças entre Humanas, Exatas e Biológicas?
Como são as graduações de Ciências Humanas?
Qual o perfil dos estudantes de Humanas?
Conheça os cursos de Ciências Humanas do EAD URI
Conclusão

ciencias-humanas - mulher em biblioteca

O que é Ciências Humanas?

As Ciências Humanas estudam as complexidades e peculiaridades da sociedade humana, procurando compreender suas relações, suas criações e os fenômenos sociais, históricos e culturais que a compõem. 

O ser humano é o objeto de estudo e foco de análise das Ciências Humanas, que tem como  elementos fundamentais a filosofia, a beleza (relacionando arte e cultura) e a comunicação. 

Ou seja, essa área do conhecimento tem um caráter múltiplo. Da mesma forma em que abrange características teóricas em campos como Linguística, Gramática e Filosofia, ela apresenta características práticas através da Comunicação Social, Administração e Direito. 

Lembrando que a área também envolve características subjetivas, como acontece no campo da Arte.

Comparando com as disciplinas trabalhadas no ensino médio, por exemplo, as Ciências Humanas se referem aos conteúdos de história, geografia, sociologia, filosofia, artes, língua portuguesa e literatura. 

Se você tinha afinidade com uma dessas matérias na época escolar, é bem possível que um curso na área de Humanas atenda às suas expectativas. 

Conheça algumas das graduações que abarcam conhecimentos de Ciências Humanas:

  • Filosofia
  • Direito
  • Letras
  • História
  • Geografia
  • Serviço Social
  • Políticas Públicas
  • Artes Visuais
  • Recursos Humanos
  • Psicologia
  • Publicidade e Propaganda
  • Pedagogia
  • Jornalismo
  • Marketing
  • Ciência Sociais
  • Relações Públicas

Quais as diferenças entre Ciências Humanas, Exatas e Biológicas?

Enquanto as Ciências Humanas estudam a sociedade e tem um caráter muito mais subjetivo, as Ciências Exatas e Biológicas são mais objetivas, possuindo outros focos de análise. 

O raciocínio lógico e o estudo dos números e equações são as principais características das Ciências Exatas. Essa área se relaciona com os conteúdos de matemática, química e física trabalhados no período escolar. 

O estudante que escolhe uma formação na área de Exatas tem que ter afinidade com de números e cálculos. Afinal, são muitos os problemas matemáticos que compõem as trajetórias acadêmica e profissional dos estudantes de Ciências Exatas. 

Confira algumas das graduações que abrangem conhecimentos de Ciências Exatas:

  • Matemática
  • Física
  • Engenharias
  • Ciência da Computação
  • Arquitetura
  • Química
  • Astronomia
  • Design de Games

Já as Ciências Biológicas estudam os seres vivos de forma geral, analisando suas origens,  evolução e funcionamento das estruturas que os compõem. 

Conteúdos de química, física e, principalmente, biologia, fazem parte das Ciências Biológicas. 

O estudante de Ciências também deve gostar de ler e, acima de tudo, pesquisar, afinal a área envolve muitas horas em laboratório.

Além disso, dependendo da graduação, habilidades para lidar com animais, com o corpo humano e com a natureza podem ser indispensáveis. 

Confira algumas cursos de Ciências Biológicas:

  • Medicina
  • Medicina Veterinária
  • Nutrição
  • Farmácia
  • Zoologia
  • Agronomia
  • Biologia
  • Enfermagem
  • Biomedicina
  • Fisioterapia
  • Educação física

Como são as graduações de Ciências Humanas?

As graduações na área de Ciências Humanas têm duração média de quatro anos e englobam bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. 

Os cursos na área exigem muita leitura e interpretação de texto. Além disso, debates e discussões em aula são muito comuns nas graduações de Ciências Humanas.

A maioria das disciplinas dos cursos são teóricas. Sendo assim, é comum que muitos textos e livros sejam trabalhados em sala de aula, o que faz com que os alunos tenham uma alta demanda de leitura ao longo da graduação.  

Além disso, enquanto as graduações da área de Exatas trazem informações concretas e trabalham com exatidão, as Ciências Humanas têm estudos mais subjetivos.

Nessa área, é comum que uma série de fatores sociais, econômicos e culturais seja analisada para traçar um panorama acerca de um assunto ou objeto de estudo. 

Outra característica importante é que provas nos cursos de Humanas são majoritariamente dissertativas, exigindo que os alunos manifestem de forma autoral seus conhecimentos.

Além disso, a maioria dos trabalhos são teóricos, como artigos, ensaios e apresentação de seminários. 

Qual o perfil dos estudantes de Humanas?

perfil-estudante-de-ciencias-humanas - mulher em frente ao computador e segurando livro

Como vimos anteriormente, a maioria das graduações de Ciências Humanas possui um volume expressivo de material teórico para leitura. Dessa forma, gostar de ler é imprescindível para os profissionais da área.

A característica mais importante dos estudantes de Ciências Humanas é o apreço pela leitura.  

Além disso, os estudantes da área devem ter boa comunicação e um senso crítico apurado. Afinal, os argumentos e os posicionamentos serão requeridos durante as discussões em sala de aula. 

Conheça os cursos de Ciências Humanas do EAD URI

Se você chegou até aqui e se identificou com as Ciências Humanas, venha conhecer os cursos do EAD URI na área. Confira:

Administração 

O curso de bacharelado em Administração do EAD URI capacita o aluno para gerenciar negócios e seus recursos materiais, humanos e financeiros. É o curso ideal para quem tem espírito empreendedor.

A formação visa desenvolver a visão estratégica dos alunos em projetos reais e em alinhamento com as práticas do mercado. Você vai aprender a analisar cenários, planejar estratégias, liderar equipes e coordenar as operações de uma empresa a fim de obter os melhores resultados. 

Gestão de Recursos Humanos

O tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos do EAD URI é uma formação para aqueles que desejam atuar na gestão de pessoas nas organizações.

Essa é uma atividade essencial para as empresas, envolve questões legais e trabalhistas, mas também estratégias de contratação, motivação e retenção dos colaboradores.

Se você gosta de lidar com pessoas, esse curso vai ensinar você a fazer isso dentro das empresas. 

História

O curso de Licenciatura em História EAD da URI é para você que gosta de história e sonha em lecionar para as futuras gerações. 

Entender o passado é uma parte primordial na compreensão do mundo de hoje. Transmitir tais conhecimentos é como abrir mentes para o que já passou, mas também dar direções para o que virá.

Durante a graduação de História EAD, você aprenderá sobre a formação do mundo, a evolução do ser humano, os eventos que levaram à criação das sociedades e que causaram guerras, a formação dos governos e muito mais.

Gestão Pública

O tecnólogo em Gestão Pública do EAD URI proporciona uma formação completa para os gestores públicos. 

Com uma perspectiva multidisciplinar, o currículo é composto por disciplinas de áreas como direito, economia, ciências políticas, administração e contabilidade.

Dessa forma, o profissional será capaz de desenvolver políticas públicas, programas de responsabilidade social, programas governamentais e gestão de pessoas no setor público.

Letras - Língua Portuguesa

O curso de licenciatura em Letras - Língua Portuguesa do EAD URI desenvolve as competências linguísticas e literárias dos alunos e prepara profissionais para lecionar a língua portuguesa.

O curso desvenda a gramática, a origem das palavras, os dialetos, a linguística e o papel de tudo isso nas relações sociais e na cultura. 

Além disso, aborda os segredos da didática para ensinar o português em sala de aula.

Marketing

O tecnólogo em Marketing do EAD URI ensina os alunos a analisar o mercado, perceber as oportunidades e criar estratégias de atuação e posicionamento das empresas. A formação visa desenvolver a visão mercadológica dos alunos em situações reais de negócio.

O profissional diplomado neste curso será capaz de identificar as melhores oportunidades e desenvolver estratégias para atrair e persuadir os públicos de interesse de uma organização.

Matemática

O curso de Licenciatura em Matemática EAD da URI é a escolha certa para você que quer lecionar uma área imprescindível à nossa sociedade. Afinal, a matemática está em praticamente tudo que fazemos.

Aprenda sobre álgebra, aritmética, geometria, estatística e todo o universo dos números. Além disso, desenvolva suas habilidades para lecionar e repassar conhecimentos da melhor forma.

Pedagogia

O curso de licenciatura em Pedagogia do EAD URI prepara profissionais para trabalhar na área da educação. 

O aluno aprende a desenvolver práticas pedagógicas e de gestão educacional para promover a qualidade do processo de ensino-aprendizagem em diferentes fases do desenvolvimento humano.

O objetivo é formar profissionais comprometidos com o aprendizado, conscientes do seu papel na formação de cidadãos e nos desafios que envolvem o cotidiano escolar.

Serviço Social

O curso de bacharelado em Serviço Social do EAD URI prepara os profissionais para trabalhar em políticas públicas e programas sociais voltados para o bem-estar coletivo. 

Você vai aprender a analisar questões sociais, formular propostas de intervenção social e atuar em situações de risco social para promover o pleno exercício da cidadania.

O foco, aqui, é a consciência do coletivo e o bem-estar da comunidade, mas sempre de olho na qualidade de vida de cada indivíduo.

Conclusão

Neste artigo, falamos sobre Ciências Humanas, abordando os principais cursos e características da área.

Se você gosta de ler, estudar sobre a sociedade e se considera uma pessoa comunicativa, uma graduação de Ciências Humanas pode ser a carreira certa para você. 

Conheça nossas opções de bolsas de estudos EAD e invista na profissão dos seus sonhos!

Inscreva-se no nosso Blog

New call-to-action

O que você achou dessa publicação?

Deixe o seu comentário abaixo.

BUY On HUBSPOT