Recolocação profissional: saiba como voltar ao mercado de trabalho

Postado em 6 de abr de 2023
Loading...

Passou pelo desligamento da empresa onde trabalhava ou está buscando um novo desafio para a sua carreira? A recolocação profissional é a resposta que você está procurando!

Neste artigo, explicamos como funciona, quando buscar a recolocação e como você pode se preparar para encarar esse processo. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é recolocação profissional?

Recolocação profissional é o processo de encontrar um novo emprego ou uma nova oportunidade de trabalho após um profissional ter sido desligado da empresa onde trabalhava anteriormente, ou após ter decidido sair voluntariamente.

Esse processo pode ser realizado por meio de uma consultoria ou por conta própria.

A recolocação profissional é uma importante ferramenta para profissionais que desejam mudar de área de atuação, obter um novo desafio ou conquistar uma posição mais alta em sua carreira. 

🔵 Leia também: Profissões em alta: conheça as áreas mais promissoras

Em quais situações as pessoas buscam recolocação profissional?

A recolocação profissional pode ser buscada em diferentes ocasiões. Conheça algumas delas:

1. Demissão

A situação mais comum é a de demissão. Quando o profissional é desligado da empresa, ele recorre à recolocação profissional para conseguir a reinserção no mercado de trabalho.

2. Busca de novos desafios na carreira

Profissionais que atuam há muitos anos em uma profissão podem se sentir estagnados, principalmente se executam a mesma função por longos períodos. Surge, então, a necessidade de novos desafios, e a recolocação profissional pode dar esse gás que falta na carreira.

3. Insatisfação profissional 

Muitas vezes, a carreira vai por um caminho que não era o esperado. Ou, então, as expectativas mudam ao longo da vida. Se isso acontece, a saída é procurar uma nova oportunidade, mais compatível com seus objetivos profissionais.

4. Mudança de cidade

Uma mudança de cidade pode ter diversas razões. Independentemente do motivo, o emprego pode precisar acompanhar a transição, principalmente se a nova moradia for bem distante da empresa. Nesse caso, a recolocação profissional é uma alternativa para solucionar o problema.

5. Desejo de ascensão profissional

Aqui, o sentimento é um pouco maior do que a necessidade de desafios na carreira. É, na verdade, um desejo por crescimento, que costuma ter relação com ascensão de cargo.

Dependendo da hierarquia na empresa atual, pode não haver oportunidade para expandir a carreira. Assim, somente uma mudança pode proporcionar o que o profissional tanto almeja.

 

 

 

Quais plataformas se utiliza para recolocação profissional?

A tecnologia tem facilitado diversas atividades e setores.

Se antes precisávamos ir de porta em porta entregando currículo, hoje os processos são mais simples e podem ser realizados através da internet. Pensando nisso, apresentamos as principais plataformas que podem ajudá-lo no processo de recolocação profissional:

1. LinkedIn

O LinkedIn é a maior rede social corporativa do mundo. As empresas a utilizam para divulgar vagas e noticiar suas ações.

Os profissionais, por sua vez, podem usar a plataforma para encontrar emprego, construir reputação e fortalecer a sua imagem, além de fazer networking e parcerias. Portanto, é uma excelente maneira de conseguir recolocação profissional.

2. Sites de vagas

O LinkedIn é uma ferramenta fantástica, mas não é a única.

Os sites de vagas, que são mais antigos, inclusive, ainda funcionam e dão resultado. Dessa forma, faça seu cadastro nessas plataformas, mantenha seus dados sempre atualizados e candidate-se às vagas compatíveis ao seu perfil.

Abaixo, apresentamos alguns dos principais sites de vagas:

🔵 Leia também: Novas profissões: o que são e como se preparar para o mercado?

Dicas para se preparar para a recolocação profissional

Agora que você já sabe onde buscar novas vagas, que tal conferir algumas ações que podem ajudá-lo nesse processo? Confira:

1. Pratique o marketing pessoal 

Não são só as grandes empresas que precisam fazer marketing, você também deve praticar o seu.

O nome que você carrega é a sua marca, e é importante promovê-lo se quiser a recolocação no mercado de trabalho. Portanto, dê mais atenção à sua postura e comportamentos.

2. Busque o networking e a troca de experiências

O networking, de certa forma, está ligado ao marketing pessoal. Afinal, criar e manter uma rede de contatos não deixa de ser uma forma de autopromoção.

Também traz enormes benefícios para a sua carreira. Além de ajudar no seu desenvolvimento profissional, as suas chances de ser lembrado na hora de uma indicação são muito maiores.

3. Seja positivo

É preciso começar o processo de recolocação profissional confiando em si mesmo e tendo positividade para encarar todas as etapas e desafios que virão pela frente.

Muitas vezes, o caminho pode ser árduo e demorado.

Lidar com a situação de modo otimista, além de tornar as coisas mais leves, ajuda a recarregar as energias para continuar perseguindo os objetivos.

4. Mantenha seu currículo atualizado

Preencher o currículo e os infinitos formulários de cadastro para as vagas pode ser uma tarefa tediosa, mas é extremamente necessária.

Por isso, reserve um tempo para manter seu currículo atualizado. Para facilitar, você pode estipular períodos do dia ou da semana para fazer essas atualizações.

É claro que diversos campos não vão precisar de mudança, mas você pode personalizar o documento para cada vaga em que vai concorrer, principalmente a seção “objetivo”.

5. Faça um mapeamento de vagas

Se você acha que a melhor estratégia é distribuir o currículo para o maior número de empresas e torcer para alguma delas chamá-lo para a entrevista, você está completamente equivocado.

Pode até ser que tenha algum efeito, mas, certamente, não é do jeito certo, até porque você vai se desgastar e, provavelmente, será contratado por uma empresa distante dos seus propósitos.

O ideal, portanto, é mapear as vagas que são compatíveis com o seu perfil. Não só aquelas cujos cargos e responsabilidades fazem sentido, mas também o ambiente de trabalho e outras questões relacionadas à filosofia organizacional.

Assim, você não corre o risco de entrar em uma empresa que não atende às suas expectativas.

6. Invista em seus estudos e capacitação

Todas as dicas que listamos até aqui são bastante eficazes durante o processo de recolocação, mas, para conseguir uma boa oportunidade de emprego, o seu currículo precisa fazer jus à ela.

A qualificação profissional tem uma parcela importante nesse sentido. Quem tem uma pós-graduação, por exemplo, ganha 118% a mais, em média, do que quem tem apenas o diploma de graduação, sabia? Além disso, estudar ainda ajuda no desenvolvimento de competências e habilidades.

E, então, gostou das nossas dicas?

Esperamos que em breve você alcance a sua recolocação profissional! E se tiver mais dúvidas sobre carreira e mercado de trabalho, não deixe de conferir outros artigos do Blog do EAD!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!