Faculdade Semipresencial: o que é, como funciona e vantagens

Postado em 30 de mar de 2023
Loading...

Quer começar a graduação e não sabe qual modalidade de ensino escolher? Venha conhecer tudo sobre a faculdade semipresencial!

Nos últimos anos, os avanços da tecnologia proporcionaram uma revolução na educação brasileira, trazendo inúmeras facilidades para professores e alunos.

Uma das novidades mais marcantes foi o ensino a distância, o famoso EAD, que permitiu que alunos tivessem mais flexibilidade de horários para conciliar os estudos com outras atividades.

Mesmo com essas facilidades, não são todas as pessoas que se adaptaram ao EAD. Afinal, desde criança, estamos inseridos no modelo tradicional de ensino, com professores e alunos reunidos em um espaço físico.

Dessa forma, iniciar uma graduação EAD pode ser uma ruptura muito grande para quem está acostumado com esse outro modelo.

Nesse contexto, a modalidade semipresencial surge como boa alternativa, unindo aulas online com encontros presenciais. Neste artigo, vamos falar mais sobre faculdade semipresencial, esclarecendo todas as dúvidas sobre essa modalidade de ensino.

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

O que é faculdade semipresencial? 

O semipresencial é uma modalidade de ensino híbrida, com atividades presenciais e online.

Nesse modelo, os alunos frequentam a instituição de ensino em alguns dias ou horários específicos, para atividades que requerem a presença física, como aulas práticas, laboratórios, trabalhos em grupo, entre outras.

Já as atividades teóricas, como leituras, estudos e exercícios, são realizadas a distância, por meio de uma plataforma digital de aprendizagem ou ambiente virtual de aprendizagem (AVA).

Os cursos semipresenciais foram criados como uma alternativa acessível entre as faculdades a distância e as presenciais. Esse modelo de ensino une o melhor dos dois mundos: teoria em casa e prática no campus.

🔵Leia também: Profissões em alta: conheça as áreas mais promissoras

Como funciona uma faculdade semipresencial? 

O curso semipresencial conta com atividades a distância e presenciais, mas, ao contrário do que muitos pensam, a proporção não é meio a meio para cada modalidade.

Ou seja, optar pelo semipresencial não significa que os estudantes terão 50% de aulas presenciais e 50% a distância. A proporção de aulas presenciais e a distância vai depender do curso e da instituição de ensino.

Em um curso de Engenharia Civil Semipresencial, por exemplo, as aulas teóricas acontecem pela plataforma de ensino a distância. Já as aulas práticas, são presenciais e podem acontecer duas vezes por semana no campus da universidade.

Existem cursos que têm encontros presenciais apenas uma vez na semana, outros podem ter encontros quinzenais. Cada faculdade tem uma necessidade diferente de aulas práticas e teóricas.

Um ponto importante para destacar é que aulas presenciais são obrigatórias no semipresencial. Ou seja, a presença nesses encontros no campus é indispensável para a formação do aluno.

Além disso, cabe lembrar que os professores, conteúdo e o diploma de um curso semipresencial são os mesmos do formato tradicional, o que garante a qualidade do ensino.

🔵Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Qual é o perfil de quem faz semipresencial?

Como você viu, o curso semipresencial é uma modalidade que flexibiliza o estudo, mas também exige disciplina por parte do aluno, pois a carga horária é igual à de uma graduação presencial.

Por isso, se você não tem um perfil ativo, responsável e organizado, pode ter problemas em manter o ritmo de uma graduação nesse formato. O que não impede que você comece uma faculdade semipresencial e vá se ajustando ao ritmo.

O ideal é entender que você é o personagem principal da sua graduação, e que é sua responsabilidade manter o conteúdo em dia e se organizar para assistir às aulas presenciais e entregar as atividades no tempo previsto.

Quais são as diferenças entre o semipresencial e o EAD? 

O semipresencial é a modalidade de ensino que tem atividades presenciais e a distância. Já o EAD é o modelo em que todas as aulas acontecem de forma virtual, ou seja, os alunos não precisam comparecer ao campus regularmente.

No EAD, todo o conteúdo é previamente produzido e disponibilizado online na plataforma de estudos da faculdade. O estudante é quem decide os dias e horários para assistir às aulas, participar dos fóruns, estudar e realizar os trabalhos exigidos pelos professores.

No semipresencial, além das atividades virtuais, os alunos devem comparecer aos encontros presenciais que acontecem no campus. As datas e frequência desses encontros são determinadas pela universidade.

Ou seja, a principal diferença entre as duas modalidades é presença ou ausência de atividades presenciais regulares.

🔵Leia também: Os cursos mais procurados pelos brasileiros no Ensino Superior

Quais são as vantagens de fazer faculdade semipresencial? 

Agora que você já entende como funciona a faculdade semipresencial, vamos falar sobre as vantagens de optar por essa modalidade. Confira:

1. Modelo de ensino acessível  

Para quem não tem muita afinidade com o digital e sempre estudou no modelo presencial, começar uma graduação semipresencial é uma boa opção.

Essa modalidade é mais acessível para quem busca flexibilidade de horários, mas não abre mão de algumas atividades presenciais. Sendo assim, o semipresencial é uma ótima opção para quem busca um intermediário entre a EAD e o presencial.  

2. Possibilidade de unir teoria e prática   

Muitos cursos, principalmente da área da saúde e engenharias, precisam de aulas em laboratórios e exercícios práticos para aplicar os conhecimentos teóricos.

Diferente do EAD, em que todas as aulas acontecem online, o semipresencial oferece a possibilidade de unir teoria e prática de forma plena.

Além disso, durante os encontros presenciais, os alunos têm a possibilidade de trocar experiências com os professores e colegas de forma direta, o que traz muitos benefícios para o processo de aprendizagem.   

🔵Leia mais: Lista de cursos de graduação: veja todas as faculdades que existem

3. É possível conciliar trabalho e estudos  

Um grande dilema para quem busca começar uma graduação é conciliar estudos e trabalho. A boa notícia é que o semipresencial é um bom modelo para quem leva uma jornada dupla.

Por não precisar estar na faculdade todos os dias, os alunos têm maior versatilidade para estudar no horário e no local que for mais adequado.  

4. Economia de tempo e dinheiro

Os cursos semipresenciais são mais baratos que os presenciais. Além disso, como não existe necessidade de ir todos os dias à universidade, o aluno acaba, consequentemente, economizando com deslocamento e alimentação.

Sem precisar ir ao campus todos os dias, os estudantes acabam também economizando tempo, podendo organizar os estudos de casa. Ou seja, o semipresencial é o modelo ideal para quem busca economia, flexibilidade e qualidade de ensino.

Como ingressar em um curso semipresencial?

O ingresso em uma graduação semipresencial acontece da mesma forma que o ingresso em cursos presenciais e EAD. Você pode optar por algumas das opções abaixo, de acordo com o que a instituição de ensino aceita como processo seletivo:

  • Vestibular tradicional: nesse tipo de ingresso, a instituição promove um processo seletivo no qual você faz uma prova e, se tiver a pontuação exigida, garante uma vaga.
  • Prouni ou Sisu: através desses programas do Governo, você consegue uma bolsa de estudos em uma instituição privada ou uma vaga em universidade pública.
  • Vestibular online: existem instituições que oferecem essa forma, que consiste em uma prova online ou uma redação dissertativa.
  • Nota do Enem: nesse tipo, você submete sua nota do Enem diretamente na instituição de ensino, e eles avaliam se ela é suficiente para seu ingresso.
  • Transferência: nessa forma, você pede transferência para uma instituição diferente, podendo continuar no mesmo curso ou não.

Além destes meios, podem existir outros na sua instituição de preferência, então entre em contato com ela para saber mais.

Quais cursos semipresenciais existem?

E agora que você já tem informações suficientes sobre como funcionam os cursos semipresenciais, vamos a uma lista de quais opções existem.

Abaixo, você confere as principais graduações semipresenciais que são oferecidas em instituições privadas e públicas no país:

Vale notar que os cursos acima podem ser bacharelados, licenciaturas ou tecnólogos.

E aí, gostou de conhecer mais sobre a faculdade semipresencial? Esperamos que este artigo o ajude a descobrir se essa é a melhor modalidade de ensino para você.

E se ainda estiver em dúvida, não deixe de conferir outros artigos do Blog do EAD. Queremos ajudar você a escolher a melhor formação superior.

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!